16 de setembro de 2019

População mundial, do Brasil e de Niterói, no futuro


A julgar pelo que se vê nas ruas a população de Niterói envelheceu. 

Cadê a juventude dourada? Deu lugar a senhoras e senhores, com acompanhantes, cuidadores, amparados em bengalas ou andadores.

Tomo como exemplo o núcleo por mim liderado (pela idade), composto de filhos, noras, netos, irmã, sobrinhas e sobrinho.

São apenas três membros com idade abaixo dos 25 anos. Os dois netos e um sobrinho neto. Acima dos cinquenta anos são 11 parentes, no mesmo restrito grupo: irmã, filhos, noras e sobrinhas e sobrinho.

Foi criada uma subcategoria de prioridade, a dos maiores de 80 anos. Estas pessoas independem de senha. Dirigem-se diretamente ao caixa no banco, por exemplo. Em alguns locais, o painel de senhas já tem a opção para maiores de 80 anos.

A Alemanha irá facilitar a contratação de profissionais estrangeiros, recrutando entre outros enfermeiros geriátricos. O envelhecimento da população já é uma preocupação eis que no ano 2050, pelas projeções, os idosos representarão 35% da população do país.

Em março de 2020 entrará em vigor naquele país europeu a "Lei de Imigração Qualificada", que vai facilitar a entrada de trabalhadores fora da União Europeia.

Voltando ao Brasil, se eu fosse empreender num negócio promissor, escolheria fabricar bengalas; e uma atividade com mercado de trabalho garantido por alguns anos é a de cuidador de idosos.

A remuneração é boa. Quem tem parente que precisa deste tipo de atendimento sabe do que estou falando. E a Alemanha, como escrito acima, também precisará de mais profissionais neste campo. Por isso a facilitação para imigração de enfermeiras geriátricas. Outros países no Velho Continente também certamente precisarão.

Pelo que li recentemente, ainda no final da segunda metade deste século voltaremos a ser, no país, 90 milhões de habitantes. Ou seja, voltaremos à população de quando fomos tricampeões mundiais de futebol em 1970.

E olha que já ultrapassamo, segundo o IBGE, a faixa dos duzentos milhões. Voltaremos a menos da metade de nossa população?

Estaremos na contramão do fenômeno mundial?

Isto em função da diminuição da taxa de natalidade, mesmo sem adoção de  política de controle. A sociedade resolveu, por si mesma, reduzir suas proles. E o envelhecimento médio da população resulta em aumento da  mortalidade. Mesmo levando em conta o aumento da longevidade.

Agora pergunto onde será, no planeta, que haverá crescimento da população, se levada em conta a previsão de que serão 10 bilhões de almas por volta de 2050?

Não escrevi "seremos" porque naquele ano, salvo engano, já terei partido desta para melhor.

5 comentários:

Riva disse...

Queria saber quem inventou essa de "desta para melhor" !

Provavelmente alguém que infelizmente viveu ou vivencia a miséria humana em algum lugar - e há muitos.

Às vezes paro para pensar nisso tudo, onde nasci, como fui educado, como me desenvolvi, como tem sido minha vida, e com certeza, faço parte de um nicho de privilegiados.

E aí me pergunto : partirei dessa para melhor, ou para pior, ou para o nada ?

Jorge Carrano disse...


Riva, e "tanto faz como tanto fez" ?

Riva disse...

Essa já é compreensível, meu caro, ou seja, tanto faz como tanto fez rsrsrsrs.

Um exemplo prático : para Aquele Time do Mal, tanto faz como tanto fez o resultado no próximo fds de Goiás x Flu.

Jorge Carrano disse...


E aquele "negócio da China" ?

E "a preço de banana machucada"?

E o "menino levado da breca"?

E Joãozinho moleque "das arábias"?

Riva disse...

Negócio da China : No século XIX, a Coroa Britânica decidiu invadir a China para vender os seus produtos para o vasto mercado chinês; após vencerem as Guerras do Ópio, como ficaram conhecidas, e subjugarem as autoridades chinesas, os ingleses estabeleceram monopólios comerciais que lhes garantiam uma enorme vantagem econômica.

Banana machucada : super barata demais.

Levado da breca : Expressão em desuso, porém muito utilizada pelos portugueses quando se referiam a alguém em estado de fúria, ira ou teve um espasmo de cãimbra. Dizia-se que a pessoa foi levado a breca....levado a breca referência no sentido popular de que alguém veio à falecer.

Das arábias : de teor extraordinário, extravagante, valente: herói das arábias.

FLUi