25 de setembro de 2019

Fair Play e Fan Award



Emmy


Normalmente cerimônias de entrega de prêmios ou troféus têm seus momentos de chatice. Por isso fujo delas, como regra.

Nem Palma de Ouro, nem Oscar, nem Emmy Award, me levam para diante da telinha, a não ser em casos especiais, cujas justificativas são desnecessárias neste escrito.

Mas assisti a mais recente cerimônia de entrega de prêmios promovida pela FIFA. Duas premiações eram novidade para mim. As duas do título da postagem.

Bielsa, técnico do Leeds
Caramba! Fiquei emocionado. Marcelo Bielsa, louco ou não, demonstrou dignidade. Sua equipe tirou proveito de uma situação de fragilidade do adversário, com um  de seus jogadores deitado no gramado, aparentemente contundido, e marcou um gol.

O técnico do Leeds determinou que após o reinício da partida o adversário conseguisse caminhar com a bola, sem ser bloqueado ou impedido de alguma forma, e marcasse o gol de empate.

De parabéns o técnico, os jogadores e por que não os torcedores  do Leeds, que aceitaram a decisão sem questionamentos, endossando a atitude adotada em campo. Ficaram com o Fair Play.

O outro momento, digamos comovente, foi quando revelado o vencedor do prêmio atribuído ao fã. A vencedora foi uma brasileira que narra para seu filho, deficiente visual, as partidas do Palmeiras, clube pelo qual torce o rapaz.

Dois momentos que humanizaram a cerimônia. Os olhos foram brindados pela presença da apresentadora Ilaria D'Amico.

O prêmio de  melhor jogador, com todos os méritos, coube ao argentino Messi, melhor jogador que vi atuar, depois de Pelé. Se ele jogasse o que joga, tendo a estatura e o físico do Cristiano Ronaldo, não sei não.









Leiam as matérias:


https://www.bol.uol.com.br/esporte/2019/09/23/loco-bielsa-e-leeds-ganham-premio-fair-play-da-fifa.htm

Um comentário:

Jorge Carrano disse...


Pior e mais irritante é quando "artistas" e "intelectuais" comparecem para fazer manifestação política.

Aproveitam a visibilidade para contestações ideológicas, oportunisticamente.