27 de junho de 2017

A Polícia Federal também é cultura

A Polícia  Federal, além de eficiente no desempenho de suas atribuições, é bastante inspirada ao batizar suas operações.

Já falei disto aqui no blog. Os nomes, sempre criativos, guardam relação ou são associáveis a eventos, atividades e locais  conhecidos. A lista completa pode ser acessada através do link nas notas de rodapé.

Uma exceção talvez seja a "Operação Patmos", que preenche os quesitos tradicionais, mas alude a um local pouco conhecido, com história desconhecida pela média dos brasileiros no item cultura geral.


Refiro-me a ilha grega denominada Patmos. Cujo significado é mortal.


Localizada no Mar Egeu, tem pouca e pobre vegetação, pouco mais de 3.000 habitantes e seu ponto mais elevado não chega a 300 metros.

Todavia, o emprego de seu nome em operação derivada da Lava-Jato tem tudo a ver com a natureza dos delitos a serem apurados e com o personagens suspeitos.


Durante o Império Romano nesta ilha cumpriam penas os praticantes de crimes de alta periculosidade.
Leiam em

Assim como eu, penso que muitos dos eventuais leitores e também parte dos assíduos nunca ouvira falar da ilha. Tampouco de seu passado como presídio, como a nossa Ilha Grande.

Talvez meu amigo Carlos Lopes, que gosta de cruzeiros marítimos, conheça este pequeno pedaço de terra no Mar Egeu.

Ou ainda, quem sabe, os leitores das escrituras sagradas já encontraram menção a esta ilha, em Apocalipse de João 1.9


Viram como a PF também é cultura?


Notas: 
1)imagens via Google e pesquisas em
http://www.abiblia.org/ver.php?id=7440 e demais sites com links no texto.
2) a ilha está localizada na costa da Turquia
3) Lista de operações da Polícia Federal do Brasil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_opera%C3%A7%C3%B5es_da_Pol%C3%ADcia_Federal_do_Brasil

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Que jogo bom, gente.
O Chile ganhou de Portugal, na cobrança de penalidades, e vai disputar a final com o vencedor de Alemanha e México.
Esta ageração de jogadores chilenos é bastante boa.
Conquistaram as duas última Copas América, com todo o mérito.

Não estou acompanhando a Copa das Confederações. Sem Brasil, falta motivação e ademais disso o tempo anda meio escasso.

Provavelmente assistirei à final, no domingo, torcendo bastante para o Chile.

Riva disse...

Confesso que nem sabia do jogo...vi agora na internet o resultado.
Desânimo com futebol é um fato !

E agora, enlouquecido com a nova numeração de canais da SKY.
Nem Johnnie consegue me ajudar .....

Carrano, consegui capturar os links dos posts do Freddy e enviei a lista para a Mary e as meninas. Não sei se ele guardava - até acho que sim, mas por via das dúvidas fiz o trabalho.

E registro aqui, que nessa garimpagem, reli posts maravilhosos do GE, tanta coisa bacana, de várias naturezas. Uma bela coleção, amigo, muito boa mesmo !!

Parabéns pelo trabalho e tb a todos que contribuíram com os comentários e posts. Bom demais !

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
As favas com a modéstia. O blog tem mesmo muitos posts interessantes publicados. E as inúmeras intervenções em comentários de fieis seguidores e de tantos quantos em pesquisas na rede vieram dar com os costados aqui neste espaço, são um atestado de utilidade, de algum valor em conteúdo.
Não tenho pejo em admitir até porque muitos dos posts publicados não são de minha autoria e sim de colaboradores, também aqui de fieis seguidores bem assim de amigos e parentes que se dispuseram a utilizar nosso espaço para veicular seus textos.
Seu irmão – Freddy – sem dúvida foi um dos mais profícuos colaboradores. Suas colaborações excederam em quantidade e qualidade minhas expectativas.
Inclua-se, também você sem modéstia, entre aqueles que enriqueceram o blog com postagens e comentários pertinentes, inteligentes e espirituosos. E conto com seu apoio enquanto o blog venha sobreviver.
Deixemos de falsa modéstia, porque já disse alguém com propriedade que toda modéstia é falsa.
É possível que o Freddy tenha criado um arquivo das matérias que produziu. Se bem me lembro trocamos mensagens sobre a eventual publicação dos melhores textos em meio físico impresso,
Astronomia, fotografia, viagens e turismo, e gastronomia eram temas recorrentes em seus (his) textos.
Lembro vez ou outra dele com muito carinho, como de outros amigos que nos deixaram ao longo do tempo de existência do blog como o Mário Castelar e o João Bazhuni, para ficar no âmbito de amigos muito queridos.
Momentos houve em que eu e Freddy trocamos farpas, mas estou seguro que jamais ultrapassamos os limites do desrespeito. Afinal, que seria do amarelo se todos gostassemos apenas do verde. Muitas vezes é da divergência de opiniões e visões sobre fatos e acontecimentos que há geração de luz. A simbiose enriquece quando a troca se dá entre pessoas de boa-fé e que têm bom nível de cultura e informação.
Estou seguro que Mary, sua esposa, e Renata e Flávia, suas filhas, superado o tempo da tristeza, que passará, hão de lembrar sempre dele com carinho, saudade e orgulho. Ele tinha muito amor pela família.
Abração.