11 de junho de 2017

A decisão do TSE foi contra a moralidade?

Lembro vagamente de uma aula de física, ou matemática, não, foi de física mesmo, na qual o professor explicava sistema de forças, representadas por vetores e alguns vocábulos retive na memória: vetores, sentido, direção, grandeza, equivalência, equipolência e resultante.

Não sabia, como não sei, o que fazer com aqueles ensinamentos e como empregar as palavras próprias daquele ramo do conhecimento. Meus vocábulos são contestação, réplica tréplica, arrazoado, petição, agravo e outras expressões próprias do nosso dialeto jurídico.

Se cometo algum atentado à física, desde já me penitencio, mas vou fazer uma comparação entre as ações de vetores de diferentes grandezas e direção e sentido diverso, partindo de uma mesma origem, e decisões esdrúxulas no senado, na câmara e nos tribunais.


Ora, se coloco uma força contrária àquela que existia, mesmo que de grandeza ou intensidade menor, a resultante irá se alterar. Não consigo alterar de pronto e radicalmente  a resultante, mas me aproximo do pretendido pela nova força atuante.

Aonde quero chegar com essa baboseira? Quero chegar as por vezes imperceptíveis modificações de rumos que conseguimos quando colocamos em confronto posições antagônicas, como no caso que ocupa todas as paginas de jornais, nos editoriais e em todas as colunas assinadas por articulistas de política, economia, judiciário e até mesmo mundanismo.

Acho que a resultante se alterou e no sentido e direção do que entendemos como o melhor, o mais digno, o mais ético. O povo está discutindo, a imprensa está monitorando, avançamos.

Foi 4X3 e, cá para nós, esse resultado era conhecido, caso nítido de spoiler, desde que o mesmo tribunal decidira, na véspera, desconhecer as delações da Odebrecht, carreadas aos autos com a ação já em curso.

Esses 3 votos pela cassação não foram suficientes para atingimento do nosso desiderato, mas certamente deixaram uma trilha aberta que será utilizada em outras oportunidades.

Foi assim com o julgamento do mensalão, quando as atuações dos ministros Lewandowski e Dias Tófoli com muita ênfase defenderam posições opostas à que pretendíamos, liderada pelo ministro Joaquim Barbosa.

Foi um ganho. Se não tivéssemos conseguido a prisão de José Dirceu, teria sido muito mais difícil a operação Lava-Jato.

Gilmar Mendes foi, na decisão sobre a cassação da chapa Dilma/Temer, o que Lewandowski foi no Mensalão, quando teve a cara-de-pau de defender delinquentes contra os quais havia provas robustas de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.














Há um outro outro ponto  em comum, assim como no STF tem o ministro Dias Toffoli, ex-advogado do PT, também no TSE tem um ex-advogado da sigla que abrigava uma quadrilha, o ministro Admar Gonzaga. Vocês queriam que eles votassem como, já que não tiveram a dignidade de se declararem impedidos?

Forças políticas atuando em direção e sentido diferentes, mas com um único objetivo final, que seria colocar o país em rota de crescimento econômico, com desenvolvimento social, seria o cenário ideal.

Mas a nossa esquerda é composta de baderneiros, arruaceiros, incendiários, oportunistas e corruptos. Falta sinceridade de propósitos.

Dilma sabia da origem ilícita de recursos de campanha. Não era somente o Temer que estava em julgamento, não esqueçam. Portanto o TSE não absolveu o Temer. Pelo menos não somente ele.

Empunhei cartazes "Fora Dilma" soprei apito e vibrei com o impeachment. Tinha tudo para ficar feliz com a cassação da chapa no TSE, porque ela ficaria inelegível por 8 anos. Embora ela não seja uma ameaça, pois acho que a exemplo de Aécio, acabou politicamente. É carta fora do baralho. 

Mas porque o PT estaria sendo finalmente condenado por práticas ilegais em suas campanhas. O PT não tem um programa de governo, tem um programa de poder, por isso jamais contará com meu voto. 

Vamos ver se nas eleições do próximo ano nós, o povo brasileiro, aprendemos alguma lição neste episódio e escolheremos melhor nossos governantes e parlamentares.

Quer apostar que não? Ainda não! Mas temos que perseverar. 

Nota do autor: senhores engenheiros, matemáticos, físicos, mil perdões.

Imagens: Google.

3 comentários:

Riva disse...

Exato, eles tinham um projeto de poder, assim como Collor também tinha - detalhadamente descrito no livro do apedrejado Cláudio Humberto (não fui eu que atirei a pedra, mas gostaria de ter sido).

Fisicamente falando, não é vero que a toda ação corresponde uma reação igual e contrária. Se assim fosse, não estaríamos nessa situação social, ao meu ver, irreversível.

Hoje, devagarzinho, saí para caminhar com a MV. Impressionante a quantidade de pedintes nas ruas aki de Icaraí, até dentro dos supermercados eles estão !!

Nos catamarãs também já invadiram, importunando e constrangendo as pessoas com pedidos e frases estranhas, quando nada se dá.

Nas calçadas do meu bairro, famílias inteiras de pedintes, sempre nos fins de semana, quando todos saem pra caminhar com a família.

Tem respostas até muito educadas, que chocam....exemplo :
- Desculpe, não tenho nenhuma nota aqui agora (e não tenho mesmo, pq geralmente só saio com cartões).
- Saúde para o senhor então, e que tenha um grande domingo com sua família.

Vc sai arrasado, e quase volta depois com algum dinheiro.

A desordem urbana no centro do Rio, nessa administração Crivella, lembra os primeiros dias do governo Brizola. O leito dos VLTs ocupados por camelôs, carros atravessados, pedestres com fone de ouvido desatentos, anunciantes de compra de ouro, parece Calcutá. Surreal. Vem a moto da Prefeitura buzinando na frente do VLT, qu também vem buzinando para desespero de todos que ali estão.

E lendo seu último parágrafo do post ..... eleger quem ?? Um processo de depuração política nos níveis de corrupção que temos, não passa por nada constitucional. #simplesassim.

Como colocar todas essas crianças de volta às salas de aula ?

Só em Niterói as escolas públicas estão com 8.000 alunos impactados pela violência - aulas suspensas, professores que não vão, alunos que desaparecem ds aulas, cooptados pelo tráfico, etc, etc.

O mundo das renas do Papai Noel, do Coelhinho da Páscoa, tem pessoas muito mais felizes do que nós.







Ana Maria disse...

Não consegui ler tudo e nem sei o que estou digitando. Meus olhos estão secos e ardentes e minha alma chora.
Pobres de nós, jogamos nossas chances de um país digno, contra um bando de jogadores profissionais.
As cartas estão todas marcadas.
Está na hora de chamarmos a cavalaria.

Jorge Carrano disse...

Entrevista do ministro Gilmar Mendes:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes rebateu as críticas ao julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual é presidente, e defendeu a decisão da Corte de absolver Dilma Rousseff e Michel Temer. Em entrevista à "Folha de S. Paulo", ele negou que o resultado tenha sido político e garantiu que deliberação diferente lançaria o país "em um quadro de incógnita".

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/e-dificil-nadar-contra-corrente-diz-gilmar-mendes-em-entrevista-ao-defender-tse-21465812#ixzz4jn2YKbqK
stest

https://oglobo.globo.com/brasil/e-dificil-nadar-contra-corrente-diz-gilmar-mendes-em-entrevista-ao-defender-tse-21465812