3 de novembro de 2015

Cenas inesquecíveis - sétima arte

Um clássico. Ingrid Bergman linda como só ela. Humphrey Bogart no seu melhor estilo. E a música tema "As time goes by", caiu sob medida no filme.




Um dos melhores filmes sobre máfia, senão o melhor. Um clássico. Marlon Brando muito bem no papel e o resto do elenco também deu conta do recado. Da trilogia o segundo foi o de que menos gostei.


Uma peça oratória digna dos melhores estadistas. Excelente. Para reflexão. Este filme foi a despedida de Carlitos. A partir dele Chaplin assumiu sua genialidade com o próprio nome.




Recorrente cena no metrô. Marilyn Monroe linda de morrer, ou de viver. O filme é interessante.



O final de Shane, que coloco ao lado do final de Casablanca  como sendo o ponto alto de ambos os filmes, é surpreendente. Embora não pudesse ser diferente. Lembram de "As pontes de Madison" ? Na mesma linha: "Os sonhos são bons por terem simplesmente existido, independente de terem sido realizados."



A trilha deste file é uma da mais belas já compostas. Momento de grande inspiração de Michel Legrand. O filme também é bonito.


21 comentários:

Paulo Bouhid disse...

A grande dúvida é: Shane morre ao final do filme, ou não?

Jorge Carrano disse...

O final de shane é, na minha visão, o grande destaque do filme. O diferencial.
Shane cavalgando e sumindo na linha do horizonte sem dar ouvidos aos apelos do menino, mesmo quando este, como última cartada grita: volta Shane, minha mãe te ama.

Jorge Carrano disse...

Para quem não sabe:

1ª Arte - Música
2ª Arte - Artes Cênicas
3ª Arte - Pintura
4ª Arte - Arquitetura
5ª Arte - Escultura
6ª Arte - Literatura
7ª Arte - Cinema

Jorge Carrano disse...

Ana Maria, ciente dos problemas com internet.

Kayla, ciente da nova viagem.

Alessandra, ciente das provas finais na faculdade.

Boa sorte as três. Esperam que obtenham sucesso.

Paulo Bouhid disse...

Concordo com vc, Jorge, quanto ao final do filme... o apelo do garotinho (Brandon de Wilde) é comovente. Mas vc não respondeu à minha dúvida...

Outra curiosidade que notei em "Shane" é que, embora neste pequeno "trayler (?)", apareça o nome "Jack Palance", nos créditos finais ele ainda se chamava Walter Jack Palance (de quem sempre gostei demais, e não perdia um "Acredite, se quiser"!!!!).

Acho que deu pra perceber que esse filme está nos meus top5.

Jorge Carrano disse...

Sabe qual é a minha grande dúvida, Paulo?
Capitu traiu ou não traiu Bentinho, em Dom Casmurro?

Paulo Bouhid disse...

Pô, Jorge, não li Dom Casmurro, mas vc viu "Shane"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tá escorregando p q?

Jorge Carrano disse...


Não assisti The Walking Dead. Mas pesquisando, dado seu desafio, encontrei o final de Shane:
"Shane atraiu Rick para a floresta, onde a dupla teve um confronto. Rick finalmente acertou o peito de Shane com uma faca e pode comprovar que a teoria de Jenner, de que os mortos retornam como zumbis, era realmente verdade. Quem dá o tiro final na cabeça de Shane é Carl, filho de Rick."

No filme, esta fala é bem dentro do espírito americano:
“- Uma arma é uma ferramenta, Marian. Não melhor nem pior que qualquer outra ferramenta. Um machado ou uma pá ou qualquer coisa. Uma arma é tão boa ou tão ruim quando o homem que a usa. Lembre-se disso.”

O GE é cultura, também.

Jorge Carrano disse...

O paulo queria fazer um trocadilho. E preparou o terreno.
Ele pretendia que eu não soubesse sobre o final de Shane para dizer:
Shame! O Jorge não sabe o final de Shane.

Paulo Bouhid disse...

Nada a ver com trocadilho... Tô tentando me lembrar em que filme o Samuel L. Jackson atua com o Kevin Spacey (se não me engano) e enquanto aguardam alguma coisa, o SLJ debate com o KS sobre o fim do filme. E o SLJ entende que bem no final, o Shane se debruça sobre o cavalo, como se estivesse morto...

Vou me lembrar do filme... guenta aí...

"Consegue-se mais com uma arma e bons argumentos do que somente com bons argumentos" (Al Capone)

Paulo Bouhid disse...

Achei... o filme é "O Negociador", onde o SLJ confina várias pessoas em um escritório (do prefeito ou algo parecido) e exige que seja contada a verdade sobre um episódio onde ele é julgado culpado. O Kevin Spacey faz o papel-título, e numa das conversas entre eles surge o assunto "Shane"... se ele morre ou não ao final.

Afinal, morre ou não?

Paulo Bouhid disse...

Desculpem a insistência... aqui já é o final do filme e em função da conversa havida entre eles anteriormente, o KS repete o que o SLJ defendia (de que o Shane morria ao final):

https://www.youtube.com/watch?v=MZhNDpll2Vg

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Lamento mas fico com o final que vi e, repito, é antológico. O herói do menino alheio aos seus apelos, segue sua jornada solitária, sem destino.
Não embarco nesta especulação.
Como já mencionei adredemente os finais de Os brutos também amam, Casablanca e As pontes de Madison, nos quais os pares românticos previsíveis não têm futuro, são fundamentais para o sucesso dos filmes.
Se a Ilsa Lund (Ingrid Bergman) não embarcasse no avião e ficasse no Marrocos com Rick Blaine (Humphrey Bogart) Casablanca não seria um dos filmes mais importantes, badalados e prestigiados.
Seria uma história de amor banal, corriqueira.
Mas a frase: "sempre teremos Paris". E a decisão dela são o ponto culminante e o diferencial.

Ana Maria disse...

Nada a comentar ou acrescentar. Foram citados clássicos e cults. Um ou outro que me marcaram seria pessoal e portanto irrelevante.

Paulo Bouhid disse...

Prometo que é meu último comentário sobre o tema "Shane"...

No filme, o SLJ defende que "Shane" morre ao final, do que o negociador Kevin Spacey discorda. Nessa cena final (link que coloquei), o KS pergunta ao terceiro que está na cena (que afinal era o chefe da quadrilha) se ele gostava de filmes "westerns". E complementa que ele (KS) gosta dos filmes onde os heróis morrem ao final. Na sequência, vira-se para o (inocente) SLJ e diz que concorda com o ponto de vista dele sobre o final de "Shane. E atira nele. E passa a negociar com o terceiro, quando tudo é gravado para expô-lo (todo os chefes policiais estão lá fora da casa).

O SLJ NÃO MORRE... o KS atira nele em uma parte não vital de seu corpo, apenas pra poder arrancar a confissão do terceiro. E esse "simbolismo" me leva a crer que "Shane" tb não morre...

That´s it! See you in another post...

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Amanhã será a vez das musas. Claro que não esgotarei a matéria, bem como não escolhi as mais representativas, por falta de lembrança e também de links disponíveis.
A dança da Salma Hayek está no rol.

Jorge Carrano disse...

O peixe morre pela boca.
Alguns jogadores, dirigentes e torcedores do Fluminense, manifestando antipatia pelo Vasco, falam de entregar os jogos contra os adversários diretos do cruz-maltino.
A partir disto sempre restará a dúvida, em caso de derrotas do tricolor, se houve, ou não, amolecimento.
Uma bola dividida que o jogador não foi ou tirou o pé, uma furada que resulta em gol, um frango do goleiro, enfim qualquer jogada diferente provocará suspeita.
Se um o time não se empenhar de verdade, depois do que falaram e ameaçaram fazer, ficará uma nódoa. Atitude antidesportiva será o mínimo de acusação.
Tô falando que esta liga desune. E todos perderão. Principalmente o futebol.

Jorge Carrano disse...

O blogueiro se repetiu. Mas por uma boa causa.

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2010/04/finais.html

Marmengo disse...

Ele morreu. Foi atingido. Vc nota claramente que a cabeça de Shane está tombada. É um belo final.

Marmengo disse...

Jorge, tudo indica que Shane morre. O ferimento e a postura dele no cavalo me levam a crer na morte do pistoleiro. Um belíssimo final. Aliás o filme é uma obra prima.

Jorge Carrano disse...

Marcelo Marchiori,

Primeiramente grato pela visita virtual e pelo comentário que se não encerra uma realidade pelo menos atiça a discussão sobre o final de Shane.

Mais ou menos como a discussão sobre Capitu. Ela traiu ou não traiu Bentinho?
Estou falando, claro, de "Dom \casmurro", de Machado de Assis.

Vou rever, na primeira oportunidade, para tentar sedimentar uma opinião dobre o final do clássico western "Os brutos também amam".