28 de fevereiro de 2014

Mais sobre telhado verde

O ex-cliente, amigo, colaborador e debatedor aqui no blog, engenheiro e tricolor carioca, também conhecido como Riva, levantou uma questão tão oportuna quanto controversa, ao escrever sobre telhados verdes, conforme publicado em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/02/telhados-verdes.html
 
Independentemente dos aspectos relacionados a sustentabilidade, ecologia e meio-ambiente, que comportam opiniões divergentes, o que mais me chamou a atenção foi o charme que o telhado verde confere ao imóvel. Juro que se eu morasse na Alemanha ou Noruega, países onde são bastante comuns pelo que constatei via Google, eu incluiria no projeto arquitetônico, um componente paisagístico, com jardim suspenso.
 
O esquema abaixo de autoria do arquiteto Fernando Bussoloti,* dá uma ideia da dificuldade que é projetar e construir um telhado verde, que seja seguro e não cause dissabores aos moradores, tais como infiltrações e manchas no teto.
 
 
 
Falar em jardim suspenso me remete às aulas de história geral ministradas pela professora  Molca. Lembro de Nabucodonosor II e seus jardins suspensos na Babilônia.
 
 
Jardins Suspensos  da Babilônia,
resultado de escavações
Jardins Suspensos da Babilônia,
encontrados em escavações
 

 
 
 
 
 
 



Em comentários ao post do Riva, apareceram questionamentos sobre a manutenção dos telhados. O próprio autor me mandou, via e-mail, uma foto com sugestão. Deixar entregue ao carneiro. A outra foto obtive na internet, onde se encontra de tudo.
 
 
 
 
As casas a seguir são interessantíssimas. No Vale do Loire, na França, encontrei muitas casas e castelos, com as paredes recobertas por vegetação: lindo!
 
Vale do Loire
 


Precisando de manutenção
 
Nota do autor: * tirado do Google - Fernando Bussolati – arquiteto e urbanista pela Universidade Mackenzie com experiência em projetos de construção sustentáveis. Autor do projeto do Complexo Náutico da represa de  Jundiai.

Imagens Google.

2 comentários:

Riva disse...

Existem na verdade várias formas de composição de um telhado verde, seja na sua estrutura de vedação e assentamento, seja na sua composição vegetal.
Parece fato que por aqui não sei se daria certo, tendo em vista o desleixo dos brasileiros com qualquer coisa relacionada a paisagismo e sustentabilidade.

Aqui só dá certo formação de quadrilha, junina, janeirina, julina, novembrina, etc !

Sds a todos !

Freddy disse...

Desculpem a dificuldade de adesão a certas práticas ecológicas, mas vamos ter bom senso... Nós estamos no Brasil, não nos EUA ou Europa...Em vez de darmos uma de beija-flor e fazermos a nossa parte construindo alguns METROS quadrados de verde, seria muito mais efetivo se lutássemos para que o governo brasileiro cuidasse das queimadas e desmatamento de MILHARES de QUILÔMETROS quadrados de verde país afora!
Pronto, falei!
=8-/

Depois disso conseguido, aí sim faria sentido pensar em telhados verdes. Vejo ganhos razoáveis aplicando essa ideia em terraços de grandes prédios, depósitos, fábricas e galpões, que em geral desmatam uma grande área para serem construídos.
Abraços
Freddy