23 de fevereiro de 2014

Fim do ano de 2014

Esta semana  que se inicia será a última, chamada útil, deste ano de 2014. Refiro-me, obviamente , ao fim do ano para  algumas atividades profissionais. Os advogados penarão, mais do que já sofrem, com a morosidade na tramitação de seus processos.
Senão vejamos:

Carnaval está aí a sugar as energias e o tempo durante o  mês de março. Desfiles de campeãs, apurações, tudo desperta atenções (e discussões sobre a justiça do resultado). Em abril, aqui no Estado do Rio, teremos a farra dos feriados e das pontes (emenda de dias entre final de semana e feriado que são enforcados). Paixão, Tiradentes e  São Jorge, tudo de carreirinha.

Em maio o clima será de Copa do Mundo. Chegam delegações, amistosos, treinamentos, etc. Então começa a Copa propriamente dita, e o resultado terá enorme influência nos dias subsequentes.
 Vale lembrar que nos dias de jogos do Brasil, mesmo nas demais sedes, será meio feriado, e nas cidades onde houver jogos (quaisquer)  não haverá expediente.

As campanhas eleitorais mobilizarão as mídias até o dia das eleições. No Judiciário, por exemplo, os juízes que já não trabalharão durante o Carnaval e a Copa, acontecerá que boa parte deles também não trabalhará durante a fase pré-eleições, porque requisitados para servir no TER, para acompanhamento e fiscalização de respeito as regras eleitorais e julgamento de casos denunciados de abuso de poder, propaganda irregular, etc.

Quando acabarem as eleições, se acontecer o que estou prevendo, ou seja, a vitória de qualquer um que não Dilma Rousseff, para presidente da república, as atenções estarão voltadas para formação de  ministérios, acomodações, conchavos, coligações, brigas.

Bem, quando dezembro se aproxima ninguém mais assina contratos, juízes não marcam audiências, ninguém compra e ninguém entrega mercadoria (relação indústria e comércio), surgem os almoços de confraternização e a compra de presentes para a família e os amigos ocultos. Trabalho, que é bom, neca de pitibiribas.

Quando aparecem  nas TVs  o Papais Noel fazendo propaganda e o fundo musical for “Jingle Bells” o clima já será de Natal e, mais uma semana, o fim oficial do ano de 2014.

Nem estou considerando as férias e recessos, no legislativo e no judiciário.

Profissionais liberais terão um ano difícil e os prestadores de serviços, se não exercerem atividades ligadas ao futebol, ao carnaval, as eleições (gráficas, etc) e às viagens (agências, etc) amargarão queda de receita.

Assim como o resultado da Copa do Mundo influirá nos dias subsequentes (haverá, ou não, muita comemoração), também o resultado das eleições poderá dar uma travada na economia.

Desejo a todos um próspero ano de 2015, com saúde e sorte.

8 comentários:

Freddy disse...

Este será o ano mais curto de que me lembre em minha vida!
Não há espaço para nada que não esteja ligado á Copa e, como disse, às eleições dependendo do resultado.

E antevejo mais dois anos difíceis no Rio de Janeiro e arredores até o término das Olimpíadas, pois que tudo vai girar em torno delas.

Em resumo, estou aguardando 2017...
<:o) Freddy

Riva disse...

Antes de mais nada, a DILMA ganha fácil. Então vai ser muito pior do que o que vc desenhou no post.

Teremos um 2015 confuso, com muitas manifestações de rua, greves, e com um impressionante avanço da criminalidade nas ruas e nos poderes, fortalecendo cada vez mais o BRASIL BANDIDO.

E como o siri na panela de água no fogão, todos se acostumando com a temperatura da água, até desmaiar e falecer.

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Eu pretendia ficar quietinho, não polemizar, mas se o ano está acabando não devo me calar.
Primeiro lugar: Dilma pode até ganhar, mas por falta de opções. Houvesse um nome honrado, sério e confiável, na oposição, e ela venceria.
Sobre um 2015 confuso, também aposto, seja com Dilma vitoriosa seja com outro qualquer. Se ganha a oposição, MST e CUT, principalmente, e outros braços do PT tudo farão para desestabilizar e inviabilizar o governo.
Os militares terão que ser, queiram ou não, protagonistas da história, uma vez mais.
Onde eles se posicionarem haverá poder. Com Dilma ou com a oposição.
No silêncio ou omissão deles, teremos o báratro.
O cenário é desalentador. Estou doido para 2015 terminar.

Riva disse...

2015 terminando, entra 2016 - Olimpíadas ....

Vai ser brabo para Niterói e adjacências. O Hell de Janeiro super protegido, e a bandidagem TODA do lado de cá .....

Vamos falar de 2017 ?

Riva disse...

... e para encerrar o debate :

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/02/sem-agencia-bancaria-cidade-do-piaui-cria-banco-local-e-moeda-propria.html

Jorge Carrano disse...

O ano de 2016 começará com comemorações especiais pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro. Até o dia 1º de março estarão sendo realizados vários eventos alusivos.

Freddy disse...

Depois Olimpíadas, depois eleições municipais, e que venha 2017!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Com sua conhecida e apreciada verve, João Ubaldo Ribeiro fala em sua crônica deste domingo, 9 de março, sobre o ano que vai terminar sem ter começado.