13 de fevereiro de 2014

Acredito até prova em contrário

Não tenho cultura teológica, nem sólida orientação religiosa, embora tenha sido coroinha, e sou daqueles que acreditam em reencarnação.

Trata-se de um caso de empirismo acomodado. Como não existe prova em contrário, acredito. Como no caso da culpa: todo indivíduo é inocente até prova em contrário.

Por alguma razão que não sei explicar, e muito menos explicitar em um texto, acho que vivi – em outras vidas – na idade media. É uma fase histórica da civilização que me chama muito a atenção sempre que um bom livro, um bom filme ou bom documentário aborda a época do obscurantismo, das cruzadas e dos templários.


Evidentemente que me imagino, quando penso no assunto, um cavaleiro, mas me conformaria em ser um bom e fiel escudeiro. Até porque a lealdade é um dos atributos que mais admiro  nos outros e cultivo em mim mesmo.

Falei de lealdade que é a fidelidade consciente, racional. Diferente da instintiva dos irracionais. O cão é fiel.

Por estas e outras é que morro de rir (com todo respeito) de adesivos colados em para-brisas e vidros traseiros de automóveis com a inscrição “Deus é fiel”.

Sem contar o absurdo de se conjecturar a hipótese de um Deus (todo poderoso) que fosse infiel. Quem nele confiaria? Eu não confiaria sequer para atravessar uma rua protegido por Ele.

Mudei o rumo da prosa, mas me apresso em retomar à reencarnação. Há uma pergunta que sempre me faço e a terceiros que creem em várias vidas: os Santos, os canonizados, reencarnam? E no caso afirmativo, se reencarnam como seres humanos – e não capim, por exemplo – nesta nova vida são ainda pessoas dedicadas ao bem comum, caridosas e humildes?

Em outras palavras, um santo antigo e popular, dos muitos aos quais emprestamos devoção e depositamos confiança, pode estra aqui entre nós, reencarnado, agindo como um crápula, assassino, ladrão sem vergonha ou integrante do PT?

Ocorreu-me agora, já ao final do post, que poderei fazer média com a Wanda, que aniversaria em 17 de março, ou quem sabe, melhor ainda, esperar até o 31 de dezembro, quando completaremos 50 anos de casados, par declarar-me dizendo que como nossas vidas são curtas, de tempo limitado, gostaria que reencarnássemos numa mesma época, para que pudesse casar com ela novamente.

18 comentários:

Freddy disse...

Bela declaração de amor!
;-)
Freddy

Freddy disse...

Tenho estudado bastante o espiritismo, pois apesar de acreditar em quase tudo que essa religião professa, a reencarnação ainda está difícil de digerir. Diria que hoje está bem mais fácil que há 2 anos atrás, mas confesso minha dificuldade. Venho, no entanto, tentando com afinco!

Bom, nos escritos está dito que os espíritos sempre evoluem, jamais regridem. No caso de um santo, é de se esperar que tenha sido um espírito já de determinado nível de pureza. Não creio que haja alguma motivação para que ele reencarne num meliante. Mesmo que haja pendências em sua evolução e ele precise de passar por determinadas provas para aumentar seu grau de pureza, não percebo como ele poderia escolher, ou ser por Deus determinado, passar por tal situação.

Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

E Jesus, filho dileto de deus, já teria vivido outras vidas antes de ser crucificado por sua fé? Ou já reencarnou ou reencarnará depois do episódio, depois de haver escapado numa ressurreição mal explicada?
Se a ressurreição foi só do espírito (porque material não foi) que subiu ao céu, estaria precisando de nova vida para se desenvolver mais e se aperfeiçoar?
As escrituras poderiam ter sido escritas por Dias Gomes, autor mestre em realismo fantástico, que cria personagem com asas e outra que explode de tão gorda, em uma de suas novelas.

Jorge Carrano disse...

As pessoas que vão diretamente para as profundezas do inferno, terão chance de remir, de expiar seus pecados, em nova vida?
É Deus que decide isto? Ora, Judas ficou inconformado com o fato de ter sido escolhido para traidor. Teria direito a nova oportunidade para pagar o pecado da traição?
Minha base é inconsistente, sem apoio científico, porque colhida na peça Jesus Cristo Superstar, mas faz sentido.

Freddy disse...

Não entendo muito disso, mas Jesus não reencarnará. Já atingiu o topo, sem necessidade de novas "provas e expiação".
Os espíritos que animaram Judas e demais protagonistas devem, pela teoria, reencarnar até que cheguem por sua vez ao ápice. No entanto, não terão nada a ver com os corpos que habitaram no passado, apenas guardarão suas experiências passadas como parte de sua evolução.

Olha aí eu, criado católico, me metendo com coisas que não entendo...

Quanto a JC Super Star, adoro. É uma visão crítica das escrituras. Minha índole anti-comerciante entra em orgasmos cósmicos quando Jesus adentra o mercado e quebra tudo!

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Jesus black bloc? Explica isso melhor, Freddy.

Helga Maria disse...

O que era uma bonita declaração de amor, como disse o Sr. Carlos Frederico, acabou numa agressão gratuita aos cristãos.
Uma pena.
Helga

Jorge Carrano disse...

Foi mal, Helga. Sorry!
Vou expiar meu pecado em post.

Jorge Carrano disse...

Mas o Freddy também é culpado, com a história de que Jesus pertencia aos black blocs (rsrsrs).

Freddy disse...

Não li toda a Bíblia, só pequenas partes. No entanto, sei que consta lá que Jesus criticou a venda de mercadorias inspiradas em suas pregações, numa das visitas ao mercado. A violência de sua revolta consta do enredo de JC Superstar (daí não fui eu quem associou JC aos BB), mas não sei até onde retrata a realidade do Evangelho.
<:o)
Freddy

Riva disse...

Vocês estão usando drogas pesadas ? rsrsrss

Daqui a pouco vão falar de Adão e Eva ....... kkkkkkkkkkk

Sério : cada um acredita no que mais lhe convier, no que mais lhe faz bem, porque ninguém sabe nada.

O que sei mesmo é que adoro o lindo Planeta Azul e sua natureza, minha família, música, gastronomia, motocicletas, livros, whisky, sexo (não para reprodução), National Geographic e Discovery Channel ,,,, e vou lamentar deixar isso tudo quando morrer.

#prontofalei

Freddy disse...

Carrano, dá um jeito nisso!
Black Blocs atuando abertamente para fazer cessar as manifestações legítimas (debates) dos leitores não deveriam ser permitidos no seu blog.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

É a tal coisa, blog democrático, sem censura, etc. acaba dando nisso (rsrsrs).
Mas quem é Riva? Você conhece? Olha, você terá direito à delação premiada, se indicar para todos quem é este black bloc que pretende acabar com os debates sem violência que praticamos aqui.(rsrsrs)

Freddy disse...

Ainda bem que temos esse excelente espaço democrático para, de vez em quando, desopilarmos o fígado, nem que seja através de eventuais debates acalorados.
Preocupado, vejo aproximar-se um cenário já conhecido de recentes eras em que as opiniões começarão a ser catalogadas e arquivadas para futura delação, e não será premiada...
Vida longa ao Generalidades Especializadas.
Abraço
Freddy

Riva disse...

Em tempo : bela declaração de amor ... concordo !

Mas continuem o debate ... está interessante mesmo.

Riva disse...

Certa vez participei de um treinamento no qual uma pessoa contava um "causo" para outra pessoa. Éramos uns 15 enfileirados.
Inacreditável como a estorinha chegou aos ouvidos da 15ª pessoa. Fiquei realmente impressionado ....

Evangelhos ???? .... continuam usando drogas pesadas ? rsrsrs

Riva disse...

Olha, que me desculpe a Helga, mas cutucado pelo Freddy em posts posteriores, achei legal essa deixa de um debate sobre o que Jesus fez naquele mercadinho ..... seria realmente um Black Bloc ????

Aguardo o prosseguimento do debate.

Jorge Carrano disse...

Hitória de amor é esta em
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/apos-60-anos-juntos-casal-morre-de-maos-dadas-com-horas-de-diferenca.html