15 de fevereiro de 2014

Сочи 2014


Sochi é um balneário. Um resort, pelo que tenho lido e ouvido.  Fica entre praias e montanhas. No verão a temperatura pode ultrapassar os 30 graus centígrados.

É neste cenário, bonito, conforme abaixo, em fotos pinçadas no site da cidade russa, que foram  disputadas as Olimpíadas de Inverno neste ano de 2014. A escolha do local, internamente, teve a influência do Putin.


Além de aprender sobre a cidade, aprendi muito sobre alguns esportes de inverno, praticados em neve ou gelo.
Já sei até que a pedra do curling pesa entre 17 e 19 quilos e que tem um LED (light emitting diode) que acusa se o competidor a soltou, deslizando, antes ou depois da linha demarcatória. Acende verde ou vermelho conforme o caso.
Os esquis utilizados em algumas modalidades são fabricados em carbono o que os torna extremamente resistentes, mas flexíveis.
A patinação artística individual masculina foi marcada por quedas. Eu, a exemplo da Helga, seguidora e participante ativa do blog, prefiro as apresentações em duplas mistas (casal).
Não sei como se chama aquela modalidade (lista ao final) na qual o competidor se deita sobre um trenozinho e desliza em altíssima velocidade por uma canaleta estreita, ribanceira abaixo. É impressionante e assustador.
Por enquanto – as competições terminarão no próximo dia 23 – a Alemanha ocupa o primeiro posto no ranking. Eis a seguir o quadro de medalhas. Não posso fazer comparações com outras edições, para falar se houve surpresas ou apenas aconteceu o presumível no resultado, porque nunca assisti antes a estas competições.

Medalhas
OuroPrataBronzeTotal
Posição
País
Ouro
Prata
Bronze
Total
1
Alemanha
7
3
2
12
2
Suíça
5
1
1
7
3
Canadá
4
5
2
11
=4
Noruega
4
3
6
13
=4
Estados Unidos
4
3
6
13
6
Holanda
4
3
5
12
7
China
3
2
0
5
8
Bielorrússia
3
0
1
4
9
Rússia
2
5
5
12
10
Áustria
2
4
1
7

As provas disputadas são: biatlo, cross-country, curling, esqui alpino, esqui estilo livre, hóquei no gelo, patinação artística, salto de esqui, e skeleton.
Algumas provas a gente identifica pelo nome, mas e biatlo e skeleton, você, sinceramente, sabe do que se trata? Sem ir ao Google?
As russas muito tempo escondidas atrás da cortina, agora se revelam ao mundo

5 comentários:

Freddy disse...

Eu adoro neve mas confesso meu medo dela! Andar sobre neve ou gelo é desgastante pela atenção e perigoso se você cai. Praticar esportes em cima disso então...
Admiro esse pessoal todo.

Quanto à Rússia, falar o quê? O fim da URSS alterou de tal maneira o modus vivendi de toda aquela gente (países comunistas europeus em geral) que acho que até hoje eles ainda estão tentando "grokar" o novo status social, político e econômico.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Está acontecendo em Sochi o que provavelmente acontecerá no Rio em 2016.
A Russia preparou a festa mas quem está comendo bolo são os convidados.
Aqui, muito provavelmente, também não comeremos do bolo.
Nosso posicionamento no quadro geral de medalhas deverá ser pífio como está sendo (até agora), o da Russia.

Jorge Carrano disse...

As brasileiras Fabiana Santos e Larissa Antunes passaram por um susto, neste domingo, durante os treinamentos do bobsled em Sochi, nas Olimpíadas de Inverno. A dupla descia a pista do Complexo Sanki quando o trenó virou na curva 11. Após o acidente, as atletas deixaram o trenó andando, foram avaliadas pela equipe médica e passam bem.

Riva disse...

Confesso meu desconhecimento .... a Russia ainda é um mistério para mim.Como vivem os russos, inflação, qualidade de vida, o que importam e exportam (além de vodka).

Impressionou-me muito saber que a maioria dos russos instalaram uma câmera na frente do carro, para filmar as dezenas e dezenas de 171s que provocam acidente, propositalmente, para pedir indenização depois.

Também soube que quando estacionam seus carros, levam consigo os limpadores de párabrisas, porque são roubados e é difícil a reposição.

Então, preciso ler mais sobre esse país ....

Jorge Carrano disse...

Desmentido meu comentário anterior, a Russia reagiu e acabou por conquistar mais medalhas de ouro o que a colocou como vencedora no quadro geral de medalhas.
O Putin deve setar muito feliz. Grande vencedor nas disputas e ainda promoveu enormemente o balneário de Sochi.