29 de dezembro de 2010

Trema, palmadas, plutão e outros abolidos

Ainda me policio e sofro quando ao escrever consequência, deixo de colocar o trema. Também meu editor de texto não se conforma e grifa em vermelho a grafia sem trema ou "corrige" automaticamenete. Mas o cinquenta é pior para mim, Sem o trema, perde valor.

Ao longo dos últimos anos, muitas coisas que eu conhecia como verdades absolutas, agora podem me fazer passar por mais idiota e ignorante do que verdadeiramente sou. Por exemplo? Plutão.

Tido e havido como o menor e mais novo planeta descoberto em nossa galáxia, localizado no limite extremo do sistema, agora foi rebaixado, não sei exatamente a que categoria.

Por vezes resisto a estas novidades, fruto de avanço científico ou tecnológico, ou, apenas, da vaidade humana.

E a Igreja, pródiga em besteiras e cretinices maiores (inquisição) ou menores (ritual das missas)? Lembram  o caso de São Jorge? Faz alguns anos, a igreja o cassou, com dois esses e tudo, ou pretendeu faze-lo. Nem me dei ao trabalho de me inteirar das razões. Tem certas verdades que se desmentidas pelos fatos, fica pior para os fatos.

No caso do santo guerreiro, se a igreja insiste na bobagem, pior para ela. Vai perder muitos fregueses. Parece que prevaleceu o bom senso e ela recuou. Cassar São Jorge seria tão tolo e inconsequente (sem trema) quanto abolir o latim da missa ou liberar os trajes dos padres. E a cantoria com palmas nas missas, que as tornaram auditório de Silvio Santos.

Não me venham com a história de que os gospels e spirituals, cantados e musicados nas igrejas americanas frequentadas (sem trema) sobretudo pelos negros, tornam muito bonitos os rituais litúrgicos, pois, no caso,  a tradição e as raízes justificam (ouçam: Mount Moriah Mass C - Harlem Sunday ). Não é definitivamente o caso da igreja católica, onde apenas os cantos gregorianos (lindos; lembro da catedral de Santiago de Compostela) têm sua história.

De todas as novidades e no meio das sandices mais recentes perpetradas por especialistas, está a proibição das palmadas nas crianças. Que será das futuras gerações criadas sem palmadas e puxões de orelhas?

A ditadura do politicamente correto já resultou na proibição de Monteiro Lobato. Durma-se com um barulhos deste!
Vão para o inferno estes modernistas desocupados.



Nenhum comentário: