10 de dezembro de 2010

Os melhores do ano II

Tem um ditado popular que define bem minha situação: afobado come cru.

Açodadamente, arvorei-me em apontar os melhore filmes do ano, mês passado, no pressuposto de que dificilmente o ano ainda nos reservaria bons lançamentos.

Ledo engano.

Estão nas telas da cidade:  “José&Pilar” e “Você vai conhecer o Homem de seu Sonhos”.

O primeiro é um documentário sobre a vida e a obra de José Saramago, um dos maiores escritores em língua portuguesa de todos os tempos. O filme tem início quando Saramago escrevia seu penúltimo romance “O Caminho do Elefante”, que felizmente conseguiu concluir contra todos os prognósticos, em face de seu precário estado de saúde. E ainda escreveu “Caim”, na sequência, fechando com chave de ouro sua primorosa carreira literária.

O filme termina com o escritor acompanhado de sua mulher Pilar Del Rio (jornalista espanhola), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, alguns dias após o lançamento do livro ( Caminho do Elefante) no Brasil.

O filme já seria imperdível pelo personagem retratado. Acontece que deve ter uma cena, segundo li em algum lugar (ainda não assisti), na qual o Saramago dá uma olhada de soslaio na bunda da própria mulher. Vou perder isto?

E o Woody Allen hein!? Depois de nos brindar com “Tudo Pode Dar Certo”, lançado este ano, volta às telas com realização mais recente, com o título de “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus sonhos”(You Will Meet a Tall Dark Stranger). Não importa se utiliza velhos clichês, como diz a crítica. E o molho à La Woody Allen, não conta? O tempero é o que o diferencia.

Estes dois, sem receio de errar, incluo na lista dos melhores filmes do ano, ainda mesmo sem tê-los assistido.

Nenhum comentário: