11 de setembro de 2010

Atualidades XXI

1) Natureza

Quando tanto se fala em sustentabilidade, em preservação do meio-ambiente, cuidados com a natureza, proteção especial para espécies animais em extinção, é irônico que moradores dos bairros cariocas da Gávea, Humaitá e Cosme Velho estejam se queixando da invasão, até em seus apartamentos, de macacos-prego, micos e saguis.

Nos fundos do Parque Lage, cerca de 100 jaqueiras serão derrubadas, por terem nascido muito próximas de outras já existentes e suas ra´zes brigam por espaço embaixo da terra.


2) Eleições

Para não exagerar, tenho recebido uma média de 5 mails semanais, com críticas ao governo Lula e à candidata Dilma, com alusões ao seu passado de guerrilheira, seu apoio aos vândaloa dos sem-terra, sua proximidade com Collor, Sarney, Jader Barbalho et caterva, e nenhuma linha sobre os demais candidatos com visibildade, Serra e Marina. Nem contra e nem a favor.

A julgar pelas críticas, e a quantidade delas, a dedução lógica seria que a Dilma não teria qualquer chance de se eleger. Entretanto as pesquisas apontam uma enorme diferença em favor dela. Poderemos ter surpresas, ou o fenômeno se explica pelo fato de que os beneficiários das bolsas – família, gás, universidade – não têm acesso à rede mundial de computadores?

3) Sigilo fiscal

Vocês já pararam para pensar na vulnerabilidade e no uso criminoso de dados confidenciais dos cidadãos por parte de servidores da Receita Federal ?

A partidarização daquele órgão fiscal/tributário é visível.

Reflitam, por instantes, na gravidade da situação. É absurdo que não se possa ter direito ao sigilo fiscal.

E, assim como na Receita Federal, não se deve confiar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, igualmente controlados pelo PT e apaniguados do governo Lula.

Com Dilma, e a inevitável volta do José Dirceu, ninguém mais terá assegurados seus direitos, seja ao sigilo fiscal, a inviolabilidade de dados bancários, privacidade nas comunicações, seja de proteção da propriedade. Direitos? Que direitos?

4) Preços dos imóveis

Estou assustado. Onde vão parar os preços dos imóveis? Não me refiro, apenas, aos preços de venda. Também os alugueres dispararam.

Novos prédios têm suas unidades vendidas nos primeiros dias do lançamento.

Eu estou preocupado. Um fenômeno como o ocorrido nos USA está inteiramente descartado no Brasil? Eu, do meu cantinho, acho que não.

Vajam que nunca foi tão fácil obter financiamento. Consegue-se até 110%, em certos casos.

Ora, com qualquer marolinha (como diria o Lula) no mercado externo, que produza alto índice de desemprego, a inadimplência vai explodir.

Vade retro! Cala-te boca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Procuro dar palpite somente no que eu conheço, caso da citada jaqueira. Essa árvore não é nativa do Brasil, mas da Índia, e foi introduzida no Maciço da Tijuca na época de seu primeiro reflorestamento, durante o reinado de Dom Pedro II. Atualmente, é considerada quase como uma praga, pois precisa de pouca água, se desenvolve rápido e seu grande porte cria vastas áreas de sombra, impedindo que outras espécies vinguem. Assim sendo, o corte de 100 espécimes não trará grandes prejuízos e, talvez, até permita que espécies nativas tenham mais espaço para se desenvolverem.