28 de abril de 2010

Woody Allen

A única o preocupação que tenho quando é anunciado novo filme do Woody Allen, é saber qual é o cinema mais próximo que o exibirá.

Sempre vou assistir com muita expectativa e ansiedade, mas sem receio se valerá o meu rico dinheirinho ou se me fará perder tempo. Raramente saio frustrado. Foram pouquíssimas às vezes em que a expectativa ficou acima do resultado.

Agora é anunciado “Tudo Pode Dar Certo” (Whatever Works). Parece que ambientado na França, depois de ter feito um na Inglaterra (Match Point) e outro na Espanha (Vicki Cristina Barcelona), e antes de vir fazer o que terá o Rio de Janeiro como cenário, previsto para o próximo ano.

Não sou provavelmente o maior fã do Woody Allen, mas sou muito e dos poucos. Cabemos, acho, todos, numa Kombi, como a torcida do América.

Daí porque, como seus filmes não atraem multidões, nunca são catalogados como blockbusters*, preciso saber em que salas será exibido, para me programar.

Não assisti alguns dos filmes do Allen, até porque sua filmografia, entre dramas e comédias, é impressionantemente grande. Quase um filme por ano. E os faz há 40 anos.

Alguns são jóias raras. Meus preferidos, sem preocupação de ordem cronológica de realização ou de classificação, mas apenas de lembrança dos títulos, são: “Noivo neurótico, Noiva Nervosa”, “A Rosa Púrpura do Cairo”, “Match Point”, “Dirigindo no Escuro”, “Zelig” e “Hanna e suas Irmãs”.

Woody Allen, aos 75 anos de idade, ator, diretor, roteirista e músico, ainda consegue nos surpreender, mesmo depois de mais de 40 filmes e mesmo se repetindo, às vezes, revisitando temas recorrentes.

Recordista de indicações ao Oscar de Melhor Roteiro, quando ganhou (também como melhor filme) com “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, não foi receber o prêmio, porque, como toda segunda-feira, tinha compromisso em Nova Iorque, onde tocava clarinete com uma banda de jazz, num pequeno bar.

*Antes pelo contrário, ganhou de um blockbuster , como Melhor Filme. "Annie Hall" ganhou de “Stars Wars”, em 1977.

Outros filmes de Woody Allen, que pincei na Internet, alguns poucos dos quais não assisti:
“Scoop”,Um Assaltante Bem Trapalhão”,“Bananas”,“Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar”,“Dorminhoco”,“A Ultima Noite de Bóris Gruhenko”,“Interiores”“Manhattan”,"Memórias",“Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão”,“Broadway Danny Rose”,Setembro”,“Simplesmente Alice”,“A Outra”,“Crimes e Pecados”,
”Maridos e Esposas”,“Um Misterioso Assassinato em Manhattan”,"A Era do Rádio",“Tiros na Broadway”,“Todos Dizem eu te Amo”,“Desconstruindo Harry”,“Melinda e Melinda”,“Celebridades”,“Poucas e Boas”,“Trapaceiros”

Além destes filmes, Allen roteirizou, dirigiu e atuou em um dos episódios de “Contos de Nova York”

Nenhum comentário: