5 de abril de 2010

Deus e o diabo no Manel's

Estavam já na terceira garrafa de Portuguesa¹. Os cascos² vazios, num canto do balcão, permitiriam ao Manoel, dono do buteco, contabilizar ao final da noite quantas cervejas teria que pendurar³. Eles freqüentavam o bar, que apelidaram de Manel´s, por duas razões principais: o dono confiava e fiava*, e a loura* era gelada pois conservada, para clientes especiais, na parte de cima da enorme geladeira com revestimento de madeira, verdadeiro frigotífico.

A conversa rolava livre. Sempre assim. Os assuntos se encadeavam interligados por um fato, uma pessoa mencionada ou até por um anônimo passante que chamasse atenção. E intervenções do Manoel, claro. – Vão querer uma linguicinha?

Eu nem estava ligado na conversa, mas ao ouvir falar de Deus, agucei os ouvidos:

- Se você pudesse fazer um pedido a Deus, um único e mísero pedido, que Ele atenderia, o que você pediria?

- Pô, pediria para não morrer.

- Xíii!!!  Imortal ? Esse ele não vai atender. Nem ao filho dileto, embora adulterino*, Ele deu a imortalidade terrena.

- Pô, p’ra início de conversa, filho também sou, pelo que dizem os padres. Depois, se Ele não atender é sacanagem, porque você falou que um único pedido Ele atenderia. Nem Nele se pode confiar hoje em dia? Agora também “o homem” vai mijar p’ra trás e não honrar a palavra?

- Eu não gostaria de não morrer. Chato teus amigos partindo p’ra melhor e você tendo que começar novos relacionamentos. E tem mais, você continuaria envelhecendo sempre, ou queria parar numa certa idade?

- Sei não. Talvez parar nos trinta anos. É uma boa idade.

- Casado e com filhos? Se fosse, olha que droga ver a mulher e os filhos envelhecendo e morrendo... só bebendo muito mesmo.

- Não pensei nisso. Pensei em não morrer e ficar toda a vida aqui, tomando as cervejas do Manel …enquanto ele vivesse.

- Pois eu pediria sabe o que? Que Ele aparecesse, diante de mim neste momento, para podermos tirar a maldita dúvida se Ele existe mesmo, ou é como a mula-sem-cabaça, de quem todos falam e nunca aparece de verdade.

E o Manoel, já cerrando uma das portas. - Por hoje chega, gajos*. Olha que se não me pagam até amanhã, corto-lhes o crédito. Mesmo que Deus Pai Todo Poderoso venha interceder em contrário.

Notas explicativas:

1* Antiga cerveja da Antártica

 2* Vasilhame, garrafa

3*• Em alguns bares, antigamente, havia um prego na parede ou balcão, onde os donos espetavam, e por isso penduravam, as contas não pagas a vista.

4* Fiar é dar crédito, para pagamento futuro.

5* Apelido da cerveja pilsen, entre os apreciadores, no Rio de Janeiro.

6* Maria era casada com José. Logo foi concebido fora do casamento e, portanto, adulterino.

7* Indivíduo ou sujeito qualquer.

Nenhum comentário: