16 de março de 2010

Os detalhes

Nada contra a crescente participação - em algumas áreas predominância - da mulher, no exercício de cargos públicos e no campo das profissões liberais. Os movimentos femininos pela emancipação vingaram, e elas estão aí mesmo ocupando todos os espaços.

O que preocupa é que o outro papel da mulher, de esposa e mãe, com a consequente responsabilidade de administrar a casa e educar as crianças, está inteiramente comprometido. Quem cuida da orientação e formação dos filhos?

Quem está cuidando dos detalhes, tais como “não apoie os cotovelos sobre mesa”, “lavou direito estas orelhas?”, “não fale com a boca cheia”, “depois de levar a comida à boca, pouse o talher... até o final da mastigação”, “a caderneta está no bolso?”, “está levando a merenda?” e uma série de o outras recomendações mais ou menos importantes na formação das crianças, que as mulheres, fossem mães, babás, avós, faziam?

As mães estão no trabalho; babá, nenhuma mulher que ser mais; e as avós estão no bingo.

Os filhos deixaram de ouvir das mães, que raramente estão em casa, aquelas recomendações básicas de educação. Não postulo que as crianças devam se comportar como diplomatas e que é a etiqueta que molda o homem. Mas um mínimo de civilização ajuda nas relações em sociedade.

O que as crianças de hoje fazem, em matéria de desrespeito aos mais idosos, a rebeldia em relação as normas sociais, a conduta muitas vezes agressiva que adotam (inclusive na escola), vai nos levar aos caos social. Quem diria (eu não sou admirador dele), mas o Renato Russo disse em um verso, uma verdade absoluta: disciplina é liberdade. Logo, digo eu, a recíproca é verdadeira.

As mulheres estão compensando suas ausências, concedendo uma liberdade desmedida, que não é saudável. As crianças precisam ter definidos seus limites de comportamento. Limites e responsabilidades são um binômio a ser consagrado no trato com as crianças.

É cada vez maior o número de mulheres, com ou sem companheiros, que exercem o papel de "chefe de família", provendo o sustento e determinando regras de conduta. Ficou vago, todavia, o papel de cuidar dos detalhes.

Nenhum comentário: