19 de novembro de 2021

Já não era Nictheroy, entretanto ...



Muita gente não sabe que  foi no final da Praia de Icaraí, recanto então chamado de Canto do Rio, que surgiu o clube que nós outros, moradores da cidade de Niterói, chamamos de Cantusca. Foi ali que nasceu o Canto do Rio Foot-Ball Club.

Canto do Rio era o nome deste trecho da praia


A foto a seguir mostra uma lancha que fazia o transporte marítimo ligando as cidades de Niterói e Rio e Janeiro. Era de uma empresa privada e familiar e operava sob o nome de Frota Barreto, pretendendo fazer concorrência a Cantareira, antiga e tradicional operadora das famosas barcas. 
As lanchas da Frota Barreto eram mais velozes e por conta disso a travessia era bem mais rápida.
Entretanto esta firma foi responsável por um quebra-quebra na cidade em razão do preço considerado abusivo da passagem, aliado ao fato de ocorrerem alguns atrasos que atrapalhavam quem tinha horário para chegar ao local de trabalho no Rio de Janeiro.
A população, especialmente os usuários das lanchas depredaram lojas no centro da cidade, incendiaram o prédio onde ficava o cais de atracação e até a casa do proprietário, distante, no Fonseca,  foi vandalizada.
No serviço de alto falante destas barcas da Cantareira, acima citadas,  foi que Silvio Santos começou seu trabalho nos microfones depois de deixar as ruas onde era camelô.

Ao fundo a sede do Banco Mercantil,
um dos mais importantes da cidade


Esta praça abaixo, no Centro da cidade, fica defronte ao prédio do Liceu Nilo Peçanha e da antiga Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (antes da fusão). Do outro lado da praça, aparecendo na imagem, a Biblioteca Pública Estadual.
Foi consultando seu acervo no  local ou pegando para levar para casa, onde podíamos manter durante 15 dias, que fui introduzido em alguns clássicos da literatura.

3 comentários:

Jorge Carrano disse...


Pensando bem, sou contra o progresso.

Quando cumprimentei um velho e querido amigo pelo nascimento de seu primeiro bisneto, ele me olhou e falou: - olha Carrano, na verdade estou preocupado; quanto maior a família, maior é a probabilidade de um membro não dar certo.

Cidades são assim, quando maior a população, maior a probabilidade de dar ruim.

Jorge Carrano disse...


Nasci no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, como consta de minha certidão de nascimento.

Minha família mudou para Niterói quando eu tinha 3 anos de idade. Logo, sou niteroiense por adoção familiar e, mais tarde, minha mesmo.

Niterói, antes da ponte (1974), era uma cidade interiorana, embora fosse a capital de um Estado. A fusão Rio de Janeiro/Guanabara, aconteceu no mesmo ano de 1974, meses após a inauguração da ponte.

Todo mundo se conhecia dos colégios, das praia, dos clubes, dos condomínios. Ou então conhecia alguém que conhecia o desconhecido.

RIVA disse...

Infelizmente nunca consegui uma foto mais antiga daquela pracinha onde era o Canto do Rio. Ali existia uma barraca ou construção pequena de alvenaria que servia bebidas e um cachorro quente dos deuses.

Meu pai encostava seu Ford 41 e íamos comer nossos cachorros ... era daquele tipo com molho de cebola, tomate, pimentão, com pão francês. Devia ser mais ou menos em 1959 ou 1960.

As "Barcas" foram incendiadas em 22 de maio de 1959, um dia inesquecível para mim. Estudava no Marília Matoso no Ingá, e meu pai foi nos buscar na escola na hora da confusão. As crianças diziam que Niterói estava pegando fogo !!