20 de novembro de 2021

Doze anos de perdas e ganhos

 

Neste dia 20 este blog está completando  12 anos.

Fiz correção de rumo, do objetivo motivador, e abri espaço para contribuições de amigos (v.g. o Riva) e parentes.

Ao longo das 3.291 postagens, no total, incluídas as matérias (homenagem ao amigo CALF) dos convidados especiais levantei bandeiras, contei histórias e joguei conversa fora.

Estas postagens renderam 1.011.331 de visualizações, que resultaram em 24.907 comentários de 75 seguidores ou não.

Neste interregno alguns amigos e parentes deixaram a vida terrena, abandonando a matéria, e seus espíritos partiram rumo ao desconhecido.

O Vasco, quem diria, de tantas glorias e rica história, neste intervalo de tempo caiu para a segunda divisão do campeonato brasileiro em mais e (três) temporadas: 2013, 2015 e 2020. Já havia sofrido este golpe em 2008, entristecendo e humilhando seus quase 20.000.000 de torcedores  E neste último rebaixamento não logrou pontuação para retornar à elite e permanecerá na  série "B" em 2022.  Vergonhosamente!

Deveria ser possível rejeitar, renunciar à paixão pelo clube adotado,  como é possível deserdar o filho diante de injúria grave.

 Ao longo destes 12 anos fiz um AVC (em 2010) que pelas poucas sequelas poderia ser considerado como AIT (Ataque Isquêmico Transitório),  suficiente entretanto para necrosar terminações de neurônios sem causar déficit de memória, deixando preservadas as funções cognitivas.

Menos mal, mas foi um susto. Exercícios de fonoaudiologia combinados com massagens faciais corrigiram a leve torção da boca  e soltaram a língua presa.

Não parei de trabalhar, mas reduzi o ritmo. Sou um aposentado em atividade pelas circunstâncias.

Um lado bastante positivo foi o reencontro virtual com muitos antigos amigos e colegas de trabalho cujo contato perdi nas esquinas da vida. O lado negativo, inversamente, foi o afastamento e sumiço  de amigos por divergência de opiniões, em geral políticas, e decepções com o que nos tornamos.

Ameacei por algumas vezes a desistência, o abandono e encerramento do blog. Como se vê desisti, por razões distintas.

Por modéstia não revelarei a principal, mas enumero a ocupação de tempo, a exigência de pesquisas para não escrever bobagens históricas, lendárias, geográficas ou científicas.

Registrado o acontecimento, ao tempo em que agradeço aos que se mantiveram fieis como amigos, mais  do que como seguidores, não sei (ainda) o que será deste espaço virtual a partir de amanhã.

Whatever will be will be.


Notas:

1. O Vasco tem uma Sala de Troféus com um acervo magnífico, que representam conquistas históricas, heroicas. Mas a sua conquista mais valiosa é sua apaixonada e fiel torcida de cerca de vinte milhões. No passado construiu São Januário; recentemente construiu o CT ((Centro de Treinamento), e no outro dia em horas contribuiu com o numerário necessário para que fosse feita a estátua de Roberto Dinamite.

2. Fui comparado a Silvio Caldas, cantor romântico, o seresteiro querido dos anos 1940 e 1950, porque este fez vários shows que seriam de despedida. Intermináveis despedidas que sempre lotavam os espetáculos. Acho que era jogada de marketing.

3. Minha nora - Erika - construiu   o blog para mim, e ensinou-me a gerencia-lo. Assim como já fizera com meu site profissional, um dos primeiros a ser colocado no ar em Niterói, respondendo a consultas, divulgando jurisprudência e com links úteis para acesso aos tribunais e universidades públicas. Reitero agradecimentos a ela.

6 comentários:

RIVA disse...

Serei repetitivo. O PUB da BERÊ faz parte da minha vida. Dele eu pinço as matérias que escrevi, compiladas num arquivo para a posteridade.

"Folheá-lo" é uma viagem maravilhosa, uma busca por emoções vividas, minhas e dos frequentadores, a maioria desaparecidos antes da pandemia.

Nele me alimento também das memórias do Freddy, meu saudoso irmão, que partiu tão cedo sei lá pra onde. Mas pelo que conheço dele, deve estar em alguma estrela bem distante da Terra. Ele vivia seus sonhos interestelares desde pequeno, devorando livros de ficção científica enquanto eu jogava bola, andava de bicicleta por Nikity e ouvia Beatles e Stones.

12 anos ! Tantos registros maravilhosos de cada um de nós, fotografias de momentos importantes vivenciados, que como dizia a Alessandra, estão nos quadros pendurados nas paredes da nossa memória.

Comecei bem inspirado a escrever no blog, e volta e meia releio minha engraçada aventura num domingo sem futebol na Grobo, em que fomos parar num restaurante qualquer (na época).

É isso, meu caro Blog Manager. Vc conseguiu. Tens uma coletânea espetacular, um registro de considerável parte da sua e da nossa história por aqui no lindo Planeta Azul.

Parabéns !!

Jorge Carrano disse...


Palavras tão generosas do Riva, tentam-me a deixar esta postagem como a de entrada no blog. Na vitrine. Na berlinda, bola da vez.
Valeu, Riva.
Sua contribuição, com histórias e imagens publicadas, e comentários, contribuíram, e muito, para a longevidade do blog.

Jorge Carrano disse...


O link ao final, que precisa ser selecionado e colado n barra de seu navegador, levará diretamente ao post citado pelo Riva, e que foi o primeiro de sua lavra aqui publicado.

Na verdade era um e-mail que pedi licença para publicar como postagem.

http://jorgecarrano.blogspot.com/2009/12/um-domingo-spicy-e-sem-brasileirao.html

Jorge Carrano disse...


O médio volante Andrey que chegou ao Vasco aos 6 anos de idade e já demonstrou mais de uma vez, amar o clube e ser torcedor, não terá seu contrato renovado, estando ainda com 23 anos de idade.

Esta diretoria míope, despreparada, comemora a recuperação de Marquinhos Gabriel, para jogar a última partida da série "B".

Isto é mais do que miopia, do que despreparo, com todas as letras é BURRICE.

Foi estupidez contratar o Marquinhos assim como é estupidez não renovar com o Andrey, que não é um craque, mas é de uma dedicação de uma entrega espantosa.

Por vezes se excede na disposição, mas é problema que o técnico poderia e deveria resolver.

Estimo que ele seja feliz em outro clube. É um bom caráter. E tem futebol.

Jorge Carrano disse...


O menino chegou ao clube aos 6 anos de idade, e está com 23, portanto passou a maior parte de sua vida lá, onde estudou e morou.

Levaram 17 anos para verificar que ele não serve.

Vão ser incompetentes assim no Palácio do Planalto.

Jorge Carrano disse...


Já que mencionei o Palácio do Planalto, registro que faltava à terceira via, tão aguardada, um general.
Agora já temos.

A polarização deprimente, vai ter como resultado que um dos dois abomináveis candidatos não irá ao segundo turno.

Qual deles será?