11 de dezembro de 2019

FUTEBOL S.A.



O que vinha sendo especulado há algum tempo, agora é realidade. Os clubes de futebol profissional estão se transformando em empresas. No Brasil pois no exterior a prática já ocorreu faz tempo.

Muitos comentaristas esportivos já vinham tratando alguns clubes como "marcas", cintando, por exemplo,  que o Vasco da Gama é uma marca forte no Brasil e no exterior.

Os jogadores viraram "ativos" dos clubes (empresas) e o futebol deixou de ser um esporte ou entretenimento para virar um negócio. Business.

O "negócio" movimenta, ao redor do mundo, cifras fabulosas. E o mercado cada vez se expande mais. A China, por exemplo, entrou forte neste segmento de negócio. No qual o mundo árabe já havia ingressado também vigorosamente.

Os chineses não só estão desenvolvendo seus cubes, como estão adquirindo outros de conceito e prestígio consolidados, como a Inter de Milão, por exemplo.

O budget destas empresas (clubes) contemplam várias fontes primárias e secundárias de receitas.

Desde contratos astronômicos de naming rigths, para os clubes que têm suas arenas modernas, passando pelos direitos de transmissão televisiva de seus jogos e desembocando nas receitas tradicionais, como venda de uniformes (camisas, calções, etc) e bugigangas em geral, tipo bonés, chaveirinhos, canecas, etc,  mais as receitas de bilheterias em seus jogos.

Na partida entre Inter de Milão e Barcelona, realizada em 10 do corrente, ontem, no Estádio Giuseppe Meazza (San Siro, para muitos), em Milão, pela Champions Legue, estavam presentes 73.428 torcedores, que proporcionaram a renda de 5.929.864 de euros, que pela cotação do dia equivalia a pouco mais de 25 milhões de reais.

Outra importante fonte de receita é o patrocínio nas camisas. O produto ou serviço estampado no peito paga soma elevada, e os anunciante das mangas e calções pagam valores menores, mas ainda assim substanciais.

As cifras auferidas nas transações de vendas de jogadores são muitas vezes astronômicas. 

Vejam no link os 20 clubes mais ricos do mundo:
O futebol, esporte e diversão, mudou muito de 1950, quando fui levado ao Maracanã pela primeira vez, para assistir ao jogo entre Brasil e Espanha, até o presente momento.

Perdeu o caráter semi-amadorista, aumentou muito a velocidade do jogo e por consequência  o preparo atlético dos jogadores.

Raros são os casos, raríssimos, de jogadores que fazem suas carreiras no clube que os revelou, ou no qual iniciaram a carreira profissional. Nilton Santos, Pelé e Zico, no Brasil, envergaram uma só camisa. Rogério Ceni também, como jogador. Só para citar alguns poucos.

Hoje o normal é que jogadores beijem escudos nas camisas  de vários clubes, por vezes mais de um  no mesma temporada. Seriam mercenários ? Diria que não, é o "mercado", lei da oferta e da procura, aditivada pelo trabalho dos agentes e empresários.

As regras do jogo sofreram também modificações. Umas mais e outras menos relevantes. 

Algumas medidas foram bastante benéficas para dar mais ritmo ao jogo, tais como a colocação de 7 bolas no campo de jogo, e a irrigação dos gramados antes das partidas e por vezes nos intervalos. Estes, os gramados, atualmente são cortados com a grama mais rente (mais curta) o que também ajuda na velocidade do jogo.

Pesquisas melhoraram os tipos de grama empregados, e como regra geral acabaram os montinhos artilheiros que eram um desespero dos goleiros. Até mesmo a qualidade da grama artificial, cuja utilização está autorizada, melhorou bastante, aproximando-as das naturais.

Apesar do tal do VAR, na minha opinião absolutamente dispensável, tira tesão, irritante, o futebol ainda sobreviverá por muitos anos, despertando paixões, emoções, rivalidades, e gerando negócios astronômicos.

11 comentários:

Jorge Carrano disse...


Vejam, por exemplo, o caso do Philippe Coutinho, revelado pelo Vasco.

Teve seus direitos federativos negociados com a Internazionale, de Milão, aos 17 anos de idade. Aguardou a maioridade e embarcou para a Itália.

Em 10 anos envergou 6 diferente camisas de clubes no Brasil e no exterior.


Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos
2009–2010 Vasco da Gama 43
2010–2013 Internazionale 47
2012 Espanyol (emprestado) 16
2013–2018 Liverpool 201
2018– Barcelona 75
2019– → Bayern de Munique (emprestado) 18

Jorge Carrano disse...


Há alguns anos seria risível aventar a hipótese de um senegalês e um egípcio brilharem no futebol internacional.

Entretanto Mané e Salah estão aí mesmo, no Liverpool, formando um ataque avassalador juntamente com o brasileiro Firmino.

Riva Série A disse...

Meu caro Blog Manager, eu continuo sem entender como, mas como, masss como alguém vai pegar um produto falido e transformá-lo em algo atrativo, pagando a mega dívida para depois começar a ter lucro, com um payback de uns 200 anos ??

Exemplo o Fluminense, com dívida de 700 milhões. Como nasce uma empresa com uma dívida dessas ?
Primeiro que seus impostos vão passar de 5 para 15% !
Segundo, tem que vender ...imagem, ingressos, produtos, etc.
Cadê os compradores ?

Outro ponto : cadê a regulamentação (como existe na Alemanha, Inglaterra) para distribuição de verbas/cotas entre os 20 clubes ?

E para finalizar, nada a ver com empresa : acabem com saporra de Impedimento no futebol !!
Obrigado, de nada.

Jorge Carrano disse...


A dívida do Botafogo, segundo li, está por volta de um bilhão.

Sabe se no basquete acabaram com os 3 segundos no garrafão?

Riva Série A disse...

Não sei, não acompanho nada sobre basquete nem volleyball.

Minha praia esportiva se resume a futebol e tênis.

PS: tenho uma camisa do Liverpool que o Breno trouxe pra mim uma vez. Não sei se devo sair com ela na rua ......

Jorge Carrano disse...


Isto depende do dia, e mais ainda de como andam suas técnicas de judô, capoeira, kung fu, karatê ou jiu-jitsu.

Mas que poderá ser uma boa provocação não tenho dúvida.

Jorge Carrano disse...


Riva,

Se você tiver uma camisa do Al Hilal, pode ser que me interesse na terça-feira.

Pode ser que eu ofereça R$ 500,00 nela (rsrsrsrs). E deixo o amigo oculto sem o presente.

Riva disse...

Hahahahaha

E que golaço o cara fez, hein !!! Coisa de Pelé !

Sds árabes e inglesas.

Riva disse...

Ontem conversei com alguns do Twitter e do Wpp sobre o Botafogo.

A dívida deles chega a 1 bilhão. Os dados surgiram na web.

Coisa pra investidor maluco, e recuperar em 120 anos, de acordo com a previsão realista de receita da empresa Botafogo SA.

Quem vai encarar ? Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa ?

Jorge Carrano disse...


Veja, Riva, o paradoxo. O nome do clube é Botafogo de Futebol e Regatas. Entretanto o clube vai mal das pernas nas duas modalidades esportivas.

Contudo acaba de se sagrar campeão da Liga Sul-Americana de ... basquete.

Jorge Carrano disse...


O autor do golaço foi o Gomis, francês de 34 anos já em final de carreira.

Teve uma passagem efêmera pela seleção da França.