4 de dezembro de 2019

Frutas de minha infância


Já falei aqui sobre frutas. Mais de uma vez. Numa delas porque fiquei surpreso quando meu filho, com mais de 40 anos de idade, não vira um tamarindo.

Não sabia o formato, a cor e nem o paladar da fruta. No cardápio da lanchonete havia o suco de tamarindo e ele resolveu experimentar. Provavelmente para jamais repetir a experiência.

Vamos combinar que suco de tamarindo é para profissionais. Mas a surpresa de constatar que meu filho não conhecia a fruta me surpreendeu.

Depois disto passei a acreditar no relato de minha mulher, que até então tomava como gozação. Consta que este meu filho teria dito a uma das primas que estava louco para subir num pé de cana, ao saber que mudaríamos para São José de Imbassaí.

Convivi com frutas silvestres, e cultivadas, durante minha infância. Onde morava, em Niterói, e também nas casas das tias (irmãs de minha mãe) que moravam no Andaraí (rua Paula Brito), em Vila Izabel (na rua Barão de Cotegipe) e no Grajaú (rua Borda do Mato).

Também um dos irmãos de meu pai morava numa casa em centro de terreno, com pés de laranja e tangerina. Logo na entrada, ao lado do portão de madeira, havia uma enorme árvore: uma tamarineira.


Estas frutas abaixo fizeram parte de minha infância.

Abricó, não é abiu

Abricó aberto

Abiu

Abiu aberto

Carambola

Carambola aberta


Jambo

Jambo aberto

Pinha ou fruta-de-conde

Pinha aberta
Segue em próxima postagem. Faltam muitas. E estou me limitando a região Sudeste e a minha infância.


Imagens: colhidas via Google.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


O vizinho município de Itaboraí era produtor de laranjas e tangerinas.

Ana Maria disse...

Não posso zoar quem não conhece alguma fruta. Eu mesma nunca provei pitáia, fruta a qual fui apresentada a cerca de 10 anos.

Jorge Carrano disse...


Ana Maria,

Veja que terminei o post esclarecendo que estava me limitando a região Sudeste e a minha infância.

As frutas típicas do Norte, do Centro-Sul e do Nordeste eram inteiramente desconhecidas aqui. E são dezenas.

Sobre pitaia pedi socorro ao Google:
"Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa". Wikipédia"

Riva 2020 disse...

Nunca vou esquecer a 1ª vez que tomei suco de tamarindo, porque tinha muito nos fundos da casa da minha avó paterna, na Rua Leite Ribeiro, no Fonseca.

Que coisa horrorosa !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk NUNCA MAIS !!

Ana Maria disse...

Ok. Me distraí e citei a pitáia, mas sou obrigada a confessar que nunca e experimentei jambo nem abiú, apesar de estarem a meu alcance.
Também não provei macaúba, que, segundo lembro, o meu irmão Jorge gostava muito.

Jorge Carrano disse...


Para manter a tradição de que este blog é um adminículo precioso para mestres e discípulos, encerro com o toque cultural:

O tomate é um fruto. Provavelmente o que mais consumimos.

Surpreso? Tem mais: de acordo com a classificação botânica, morangos não são frutos. Eles são, na realidade, pseudofrutos, ou seja, têm uma estrutura suculenta, mas não são desenvolvido no ovário de uma planta.

Como diria o Sued, sorry periferia.

Na minha infância, vez ou outra, cortava tomate ao meio, tirava as sementes, colocava um pouco de açúcar e comia.