22 de dezembro de 2019

Bobagens repetidas viram verdades?


Nem sempre, ou nunca?

Vejamos alguns exemplos, de frases prontas, recorrentes, que encerram tolices:

1)  "Vinho deve ser tomado na temperatura ambiente". Quantas vezes ao longo de sua vida você já ouviu alguém falar isso? Pois é, só seria válido se você estivesse no outono/inverno europeu. Experimente no verão carioca de 40 graus à sombra, degustar seu vinho preferido sem que ele esteja numa adega climatizada. Um vinho acima de 20 graus nunca é apreciável.

2) Já que falo de vinho, outra sobre o precioso líquido, bebida dos deuses: "assim como o vinho, quanto mais velho melhor". Rematada bobagem. Nem todos os vinhos são de guarda, antes pelo contrário devendo ser consumidos jovens. E mesmo os grand cru, clássicos, devem ser mantidos em ambiente adequado de luz e temperatura. A verdade é que nem todos os vinhos quanto mais velhos são melhores.

3) "O cliente sempre tem razão". Raramente. Advogados, contadores, médicos, e outros profissionais liberais podem atestar que nem sempre o cliente (e até o freguês)  tem razão.

4) Outra grande inverdade, repetida recorrentemente aos ouvidos das namoradas, colegas de trabalho e domésticas, que não virava verdade, mas era aceita como tal, por inocência ou curiosidade, era: "Vou botar só a cabecinha". Dita no diminutivo para minimizar o risco.





"Os últimos serão os primeiros"; você acredita nisso? Imagine na fila de atendimento hospitalar, você morre e não é atendido. No cinema, pense que lugar estará disponível para você quando for o último a entrar na sala exibidora por último: a primeira fila, que vai-lhe causar um torcicolo.



Nota: estas coisas eram ditas nas décadas de 40 e 50 do século passado. Hoje em dia não sei que outras mentiras, mesmo eufemísticas, são repetidas ad nauseam, e há quem acredite.


Um comentário:

Jorge Carrano disse...


E ainda tem mentiras, bobagens e teorias tolas, aceitas por muita gente, que repercute e propaga. Vou dar dois exemplos:

1) Há quem negue a existência do holocausto. A propósito tem um filme (que recomendo), intitulado "Negação", inspirado em fatos reais, que analisa muito bem esta "teoria".

2) Você já deve ter lido ou ouvido, a tese de que a terra é plana e que a teoria de que é redonda não passa de uma conspiração. Estou falando de tempos atuais. Século XXI, ano de 2019. Pode?