23 de setembro de 2018

O Bendengó



Em 1959, uma rinoceronte, de nome Cacareco, recebeu  cerca de 100 mil votos numa eleição em São Paulo.

Os mais jovens hão de pensar que estou delirando. Mas como assim? O TRE homologou a candidatura do animal? Até poderia responder simplesmente: Ué! Não homologou a do Garotinho?

Mas vou explicar. Naquela época as cédulas eram de papel. E era possível, claro, escrever nelas antes de deposita-las nas urnas. 

Verifico que fatos inusitados, tristes, vergonhosos, podem dar a luz e transformar em celebridades um rinoceronte ou um meteorito.

Você mais jovem não sabia da história do Cacareco. O que é perdoável, você nem era nascido. Mas também ignorava a existência de um meteorito, batizado de Bendegó.

O nome atribuído à pedra que caiu do céu como uma bola de fogo, sabe-se lá há quantos anos, é uma referência ao riacho de mesmo nome, localizado entre as cidades de Uauá e Canudos, no norte da Bahia.


Quanta coisa nova para você ao mesmo tempo, pois não?

Este meteorito de ferro maciço e um pouco de níquel, que já foi celebridade internacional, chegou a ser visitado, no Rio de Janeiro, por gente do porte cultural/acadêmico de um Albert Einstein, em 1925 e, no ano seguinte por ninguém menos do que Marie Curie, depois caiu meio que no esquecimento.

Permaneceu senão na memória de astrônomos, cientistas e alguns poucos curiosos, e repousando no Museu Nacional.


Retornando as manchetes, esta pedra com cerca de 2 metros de diâmetro, mas pesando pouco mais de 5 toneladas, foi retirada em 1888, do leito do riacho, onde permaneceu por cem anos, em face de um desastre na primeira tentativa de resgata-lo. Ele foi encontrado em 1784.


Numa aventura de 126 dias, foi transportado de carroça, a uma velocidade de menos de um quilômetro por dia,  para percorrer os 113 quilômetros, através da caatinga.

Sabem porque estou escrevendo sobre este pedaço de pedra, na verdade de ferro, resultado da explosão de um planeta nos primórdios do nascimento de nosso Sistema Solar?

Por causa de um sonho, ou melhor, pesadelo. Nele (pesadelo) um bando de ladrões, aqueles mesmos sue roubaram 6 vigas de 40 metros cada uma, pesando 110 toneladas no total e que sobraram do desmanche do elevado da Perimetral, no Rio de Janeiro, tiveram suas atenções despertadas para o meteorito.

Acordei assustado. Peloamordedeus cuidem de proteger o valioso pedaço de um planeta que não vingou e que percorreu bilhões de anos pelo espaço até chegar a Bahia.

Marcaram bobeira e a taça Jules Rimet foi surrupiada e derretida.


Notas:
1) Matérias jornalisticas relacionadas ao tema da postagem em:





2) Imagens obtidas via Google.

3) Em 1922, os cearenses elegeram um bode Ioiô como vereador em Fortaleza. Portanto bem antes da eleição do Cacareco.

4) O Generalidades especializadas (ou Pub da Berê) também é cultura.

Nenhum comentário: