28 de maio de 2018

UMA INCURSÃO NA ALEMANHA, BÉLGICA E HOLANDA - VI



Por
RIVA







CAPÍTULO 6 – ROTTERDAM (Holanda)

Seguindo nosso planejamento, chegou a hora de ir para a Holanda. Alugamos uma casa na cidade de Haarlem, a apenas 20 minutos de trem de Amsterdam, com custos 40% mais em conta. E na rota de carro Antuérpia para Haarlem, tivemos que definir onde parar e conhecer.

Muitas opções – Delft, Haia, Gouda (do famoso queijo, e se pronuncia, acreditem, Rauda !!) e Rotterdam ..... escolhas sempre têm prós e contras.

Nosso planejamento só contemplava uma cidade, e escolhemos Rotterdam antes de seguirmos para Haarlem.

Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa, com mais de 600 mil habitantes. Possui uma arquitetura moderna, e nosso foco em Rotterdam, claro, era o Mercado Municipal, uma área coberta do tamanho de um campo de futebol com delicatessens e estandes cheios de peixes, carnes, vegetais frescos e gastronomias de vários lugares do planeta.


Mercado Municipal

Em outras palavras, o lugar ideal para verdadeiros gourmets que desejam passar um dia privilegiando o bom gosto. Nós, que adoramos experimentar as culinárias que se nos apresentam, foi uma tortura ... tínhamos que mergulhar em pelo menos 20 experiências gastronômicas dentro do Mercado .... escolher quais ?


Experiência gastronômica

Mas antes, estacionamos nosso carro dentro do Parking do próprio mercado, e nosso primeiro pitstop foi .... dentro de um baita mercado, para desmaiar vendo as opções de produtos disponíveis para quem vive por ali. Um massacre !! E os preços ? Vimos molhos maravilhosos que compramos no Brasil a quase 40 reais, vendidos a menos de 2 euro


Molhos

Produtos diversos

Champagnes

Hot dogs

Reparem na “abóboda” da estrutura do Mercado Municipal .... aquelas janelinhas são realmente moradias, apartamentos de pessoas que moram ali.


As janelinhas são apartamentos

Depois de “bundear” umas 2 a 3 horas ali, fomos bem perto conhecer as Cube Houses, famosas em Rotterdam, e dar um rolé pelas redondezas. Nada mais que isso, mas foi um passeio super bacana.


Cube houses

Cube houses

Cube houses

ABAIXO FOTOS DO ENTORNO





Alina, esposa do Breno, voltaria para Antuérpia de trem. Foi então nossa despedida dela, pois fomos para a Holanda sem ela, que tinha que trabalhar diariamente em Bruxelas. Despedida com emoções ......

E seguimos para Haarlem.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Riva,

Há algum vínculo cultural - gastronômico, étnico, musical, linguístico - entre o Harlem, bairro de Manhatann, em Nova York, e Haarlem cidade holandesa?

Jorge Carrano disse...

Onde andam os últimos frequentadores?

Cadê Ana Maria, Kayla, Maria Cecília, Leonard ?

Estão presos em bloqueios de caminhoneiros?

E a Alessandra que além de não opinar mais, está me devendo um post desde 2017?

Carlinhos, Paulo Bouhid e Alódio devem ter perdido o endereço (rsrsrs)

Riva disse...

Respondendo à sua pergunta sobre o nome HAARLEM :

Sim, veja o que diz a Wikipedia sobre o bairro de NY:

O nome Harlem vem de "Nieuw Haarlem" (Nova Haarlem), o assentamento holandês que fazia referência à cidade de Haarlem, capital da província da Holanda do Norte nos Países Baixos, dos primeiros imigrantes da região que chegaram com a Companhia das Índias Ocidentais.

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Riva.

Fui preguiçoso, né?

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva.

Nieuw-Amsterdam a colonia, acabou virando Nova Iorque.

Tem tudo a ver.

Leonard disse...

Excelente diário de viagem. O autor está de parabéns.
Em tempo: não tenho predileção pelosvtimes atuais, mas os meus descendentes acompanharam a mãe na torcida do tricolor carioca.

Riva disse...

Hehehe ! Obrigado Leonard pelo elogio, e parabéns pelos descendentes !! rsrsrsrs

Riva disse...

Leonard, quando tiver um tempo dê uma olhada nos meus 3 posts sobre Portugal.
Veja no índice em 2012, acho que setembro.

Abraços e Sds Tricolores aos descendentes !