16 de maio de 2018

UMA INCURSÃO NA ALEMANHA, BÉLGICA E HOLANDA - II




Por
RIVA






CAPÍTULO 2 – Frankfurt (Alemanha) e Antuérpia (Bélgica)

FRANKFURT

Depois de 3 noites hospedados em Dietzenbach, partimos de carro para a Antuérpia, juntamente com Alina, esposa do Breno. Meu filho nos reservou um flat (Arass) a 2 quadras da casa dele.

No caminho fomos conhecer um pouco do centrão de Frankfurt. Essa parte da cidade é bem moderna. Estacionamos na garage de um grande shopping (uma tentação) e fomos bater perna no entorno, quando deu para perceber a impressionante organização da infraestrutura urbana alemã. Chama a atenção a excelente limpeza dos banheiros públicos, todos com acesso a 0,50 euros. São operados por empresas privadas, e ao pagar na máquina você ganha um voucher para desconto nos produtos dessa empresa.






Sempre que viajamos, gostamos de fazer incursões em supermercados, não só para admirar a qualidade e diversidade dos produtos, como também para aprender os nomes deles. E é um choque, posso assegurar a todos ! Inclusive preços de certos produtos de limpeza e de molhos diversos, 5 vezes mais barato que no Brasil. Um massacre ...




Almoçamos pratos tradicionais – linguiças/salsichas com fritas e molhos, Alina foi nos pratos vegetarianos, e partimos numa Autoban a 150 km/h para a Antuérpia.

ANTUÉRPIA


Uma surpresa, superou as expectativas. Como Niterói, tem 500 mil habitantes e é o centro mundial de lapidação de diamantes. Transporte público muito bom com vários modais convivendo pacificamente (rs), mas o povo anda mesmo é de bicicleta e scooter ; impressionante a quantidade de bicicletas na cidade, uma sinalização perfeita para o uso das ciclovias. As scooters andam na ciclovia, não andam nas ruas. Portanto muito cuidado ao andar pelas calçadas, porque a cidade tem ciclovias em todas as ruas, para qualquer lugar.




Nosso flat (ARASS Hotel & Business Flats) era muito bom, bem equipado com uma mini-cozinha e um ótimo banheiro. O prédio onde meu filho e sua esposa moram é muito legal, simples e prático, com uma grande sala e cozinha conjugadas, e uma suíte e varanda. Tinha um grande mercado em frente ao hotel, e com isso nosso dia a dia era café da manhã no quarto e jantar fora ou na casa do Breno.

Ficamos 5 dias na cidade, dos quais 3 para bate-volta em GENT, BRUGGE e BRUXELAS. Meu filho estava de férias, mas sua esposa Alina trabalhava, então ela não nos acompanhou em alguns desses dias. Flávia, uma das filhas do meu saudoso irmão Freddy estava por lá com o marido Felipe, e nos encontramos várias vezes.

Vale a pena se hospedar na Antuérpia, muito próxima de várias cidades bacanas, além das que visitamos. Não usamos carro nenhum dia na cidade. Não há necessidade. Mais sobre a cidade em https://pt.wikipedia.org/wiki/Antu%C3%A9rpia .


















Na minha leitura, Antuérpia é uma cidade que merece dois a três dias para apreciá-la. Nossa viagem era especial, pois estávamos com 2 moradores nos orientando (ou seria orientando-nos, Profª Rachel ?) e mostrando tudo, o que era um valioso facilitador. Andamos muito, mas muito mesmo pela cidade.

Um tour pela Meir, a principal rua da cidade é obrigatório. Muito bonita, alegre, músicos por todo lado no meio da rua, lojas lindíssimas.

Não deixem de ir ao Vogelenmarkt, um mercado a céu aberto que funciona aos sábados e domingos...espetacular. Nele se pode deliciar gastronomia local e de várias regiões do planeta. Sabe lá o que é fazer um “café da manhã” com ostras e champagne ? Pois na Antuérpia é tradicional, além dos mexilhões com batatas fritas e as próprias fritas com molhos diversos, waffles e profitjers deliciosos !  Também degustamos um delicioso arroz de frutos do mar vietnamita (quase pedi um extintor de incêndio para acalmar minha boca – kkkkkkkkkk).



Vou colocar algumas fotos que demonstram como a cidade é legal e bonita. De novo, a Antuérpia foi uma grata surpresa, porque realmente nós não esperávamos vivenciar uma cidade tão bacana pelo que pesquisamos e vimos antes pelo YouTube.





























Podem tirar dúvidas através dos comentários. 


Nota do editor: A primeira parte dos relatos está em: https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2018/05/uma-incursao-na-alemanha-belgica-e.html





17 comentários:

Jorge Carrano disse...

Uma afirmativa: o chocolate belga está entre os três melhores do mundo.

Uma dúvida: as praças, as árvores na Bélgica são povoadas de canários como as nossas são de pardais?

Riva disse...

Carrano, não vi canários. Vimos sempre uns 4 "modelos" (kkkkk) de pássaros em todo lugar, inclusive um que tem o canto muito parecido com o da sabiá. Um deles bem grande. Corvos também.

Não mencionei no post anterior, mas em Dietzenbach ouvi pela primeira vez em minha vida, no nosso telhado, um pássaro que faz o "cuco" !!!! Pensei que era o despertador de algum celular ....rsrsrsrsrs.

Chocolates é uma loucura. O tal "Leônidas" tem uma loja em cada esquina.

Vcs repararam a foto do estacionamento de bicicletas ? Uma loucura. Tenho também uma foto de um estacionamento desses na estação de trem da Antuérpia (lindíssima, por sinal), com 3 andares !!

Jorge Carrano disse...

Então chego a uma conclusão: o canário belga deve ser dos bosques de Viena, assim como o bacalhau português é da Noruega (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Brincadeiras a parte. na Bélgica existem grandes e lindos bosques, como por exemplo Hallerbos.

Quando acompanhava a Fórmula 1, por causa do Senna, achava deslumbrante o circuito de Spa-Francorchamps que tinha boa parte dentro de um bosque.

Enfim, Riva, nenhum outro investimento é tão rentável, prazeroso, tão enriquecedor quanto viajar pelo planeta Terra.

Riva disse...

A penúltima foto é a Estação de Trem da Antuérpia, considerada a mais bonita da Europa !!

Riva disse...

... complementando ..... (rsrs)

A origem do canário belga é, obviamente, a Bélgica. No entanto, apenas a linhagem a que ele pertence é que veio de lá, pois os antepassados dos exemplares dessa e de outras variedades têm raízes nas ilhas Canárias, um arquipélago do Atlântico junto ao continente africano.

Fonte : http://www.canariosbelga.com.br/origem-do-canario-belga/

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

Riva,
Peço licença para incluir um link de acesso a imagens do bosque (floresta?) Hallerbos.

Como diria nosso amigo comum, Paulo March: SHOW!!!

https://www.magnusmundi.com/hallerbos-a-floresta-azul-da-belgica/

(selecionar e colar no navegador)

Kayla disse...

Puxa, Riva. Fiquei com água na boca e comichão nos pés. Ashuashuashua. Faz tempo que não faço uma viagem pra mais dr 400km.
Inclusive me reviveu a vontade de conhecer a Bélgica. Na adolescência eu queria visitar este país pra conhecer o Hercule Poirot. Ashuashuashua.

Maria Cecilia disse...

Nunca visitei a Europa, senhor Riva, e estou me deliciando com seus relatos.
Ocorreu-me inclusive uma ideia e gostaria de fazer uma sugestão. Que tal filmar a ordem e o progresso dessas cidades e mandar para a Rede Globo, citando que é este o país que queremos?

Jorge Carrano disse...

Boa Ceci!

Colocar o celular na horizontal, fotografar estações rodoviárias, sanitários públicos, focalizar a limpeza das ruas e enviar para o Bonner: "este é o país que eu quero".

Riva disse...

Kayla, a Bélgica é muito bonita mesmo. Ficamos na Antuérpia num flat próximo da casa do meu filho por 6 dias, que foram aproveitados da seguinte forma :
- 1 dia em Gent
- 1 dia em Brugge
- 1 dia em Bruxelas
- restante na Antuérpia
E ainda tem muito para ver numa próxima viagem ......

Maria Cecília, grato pela sua presença.
Olha, uma fato que nos entristece quando viajamos é ver tanta coisa simples de implementar por aqui, mas nada acontece. Nossos prefeitos, deputados, senadores, viajam para congressos específicos, usando a muleta do conhecimento, mas na verdade é turismo o que vão fazer fora do país com nosso dinheiro, e NADA trazem de projetos para nossa infraestrutura.

O que mais choca é a limpeza das vias públicas. Isso vem do berço. Tenho um amigo que vive em Dallas, e a netinha dele de 4/5 anos tem na escolinha aulas de cidadania. Na escola tem inclusive uma mini cidade, com carrinhos de pedal de brinquedo para as crianças, onde elas aprendem desde cedo detalhes de trânsito e outros procedimentos importantes para a sua qualidade de vida, incluindo a limpeza,recolhimento seletivo do lixo, etc, cujo custo é muito baixo nos EUA, justamente porque o americano não suja suas ruas.

Enfim, esse Brasil que queremos está distante infelizmente anos-luz do que é a Europa. Mas para a GLOBO eu diria mesmo é que ...o Brasil que eu quero é um Brasil SEM a Rede Globo.

(pano rápido)



Riva disse...

Não deixem de ler a matéria desse link sobre a BÉLGICA ...vão se impressionar com algumas informações.

https://startupi.com.br/2018/05/como-atingir-o-mercado-europeu-atraves-da-belgica-2/

Jorge Carrano disse...

Valeu, Riva.

A propósito, você comeu os famosos "moules frites" (mexilhões com batatas fritas)

Riva disse...

Sim .... você sabia que aqui no Centro do Rio, na rua dos Andradas, tem o BELGA HOTEL, que tem música ao vivo a cada 15 dias (geralmente jazz), e com bar/restaurante com cardápio 100% belga, onde vc pode degustar seus mexilhões com frita?

Para assistir aos shows - sempre às 5as feiras, necessário fazer reserva.

Jorge Carrano disse...

Não, não sabia Riva.

Que legal. Para os amantes de mexilhões e de jazz. Duas boas pedidas.

Riva disse...

Dá uma olhada no site : http://www.belgahotel.com.br/pt/home/

Jorge Carrano disse...

Sobre a Alemanha - e cerveja - vale uma visita ao post em

http://jorgecarrano.blogspot.com/2013/04/weihenstephan.html