5 de maio de 2018

Football should be an art





Foram 22 anos a frente dos Gunners. Dentre  os vários títulos conquistados um se destaca porque inédito na Premier League: campeão invicto na temporada 2003/2004.


Dream team? Futebol arte? A autoria destes atributos pode perfeitamente ser conferida a Wenger. O francês, com efeito, mudou o futebol inglês calcado na força e no chuveirinho sobre a área.

E, como reflexo, na Europa.

http://www.goal.com/br/news/619/especiais/2012/05/14/3093921/a-conquista-da-premier-league-20032004-e-a-%C3%A9poca-de-ouro-do


http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/jogo/26-04-2018/arsenal-atleticodemadrid/

O estádio era o Old Trafford, do Manchester United na cidade de mesmo nome. O público de 75 mil torcedores, capacidade máxima, aplaudiu o treinador do Arsenal, que comandava a equipe pela ultima vez naquele palco, que é apelidado de "Teatro dos Sonhos".

Mais, Alex Ferguson lendário treinador dos Red Devils por 26 anos, desceu das tribunas de onde assiste aos jogos do clube desde que se aposentou, para homenagear seu não menos importante adversário, entregando-lhe um pequeno troféu e uma placa comemorativa.

Lindo gesto de civilidade, de respeito aos oponentes. Só na Inglaterra mesmo.

Assistam ao vídeo até o final, selecionando o endereço abaixo e colando na barra de seu navegador.


https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/wenger-homenageado-em-old-trafford-na-hora-do-adeus.html


Pretendia terminar a publicar este post noticiando a conquista de um título continental, nem que fosse  a Copa da UEFA, pouco menos importante do que a Champions League.

Mas o Arsenal foi eliminado pelo Atlético de Madrid, time altamente competitivo, que nos últimos anos por duas vezes chegou as finais da Champions.

Wenger encerra sua carreira, pelo menos no Arsenal (suspeita-se que ele continuará em atividade), sem levantar um titulo europeu. O que é de lamentar dada sua importância para o crescimento do futebol do continente.

Meu amigo Carlinhos, torcedor do Botafogo, e que jogou futebol amador por mero prazer, tem uma tese, respeitável, que os técnicos, em especial os que se intitulam "professores", em nada contribuem para o sucesso de uma equipe. Leiam em seu blog:
https://calfilho.blogspot.com.br/2018/05/tecnicos-e-professores.html

Com todas as mais repeitáveis vênias, ouso discordar parcialmente, eis que Arsène Wenger, assim como fez  Sir Alex Ferguson no Manchester United, mudou a cara do Arsenal, do futebol inglês e por reflexo da Europa.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Cono decorrência da "filosofia" de jogo do Wenger, houve uma mudança de comportamento nos aficionados do Arsenal.

O clube deixou de ter torcida e passou a ter platéia.

Ganhou em plástica(arte) mas perdeu competitividade.

Jorge Carrano disse...

Triste notícia, hoje, sobre Alex Ferguson:

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/ferguson-segue-internado-sob-cuidado-intensivo-e-sem-previsao-de-boletim-medico.ghtml

Jorge Carrano disse...

Despedida no Emirates:

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/merci-arsene-no-ultimo-jogo-de-wenger-em-casa-arsenal-atropela-o-burnley.ghtml

Jorge Carrano disse...

Sempre desconfiei disso. Não necessariamente para estar "inteiro" na Copa do Mundo, mas porque ele é assim mesmo, um vaga-lume.

Jogadores como ele, Ganso, Nenê, Pastore, e outros são bastante técnicos mas jogam quando querem. Podem estar dentro do campo, mas não jogando, se me faço entender.

Jorge Carrano disse...

O comentário acima se refere a matéria contida em:

https://extra.globo.com/esporte/arsenal-acredita-que-ozil-finge-ter-lesoes-para-nao-jogar-afirma-jornal-22662938.html

Jorge Carrano disse...

Muitos convites para Wenger:

https://www.terra.com.br/esportes/lance/wenger-revela-alta-procura-apos-saida-do-arsenal-e-se-diz-surpreso,0e015210c977372f260c7cce8d3350d802g71gd6.html

Jorge Carrano disse...

Sistema WM - Arsenal

https://www.imortaisdofutebol.com/2012/04/03/selecao-imortal-hungria-1950-1954/

Jorge Carrano disse...

Minha opinião também:

https://extra.globo.com/esporte/copa-2018/lothar-matthaus-detona-ozil-parece-que-nao-quer-jogar-pela-alemanha-22800872.html