30 de maio de 2018

UMA INCURSÃO NA ALEMANHA, BÉLGICA E HOLANDA - VII




Por
RIVA






CAPÍTULO 7 – HAARLEM (Holanda)

Saímos de Rotterdam em direção a Haarlem, uma viagem de apenas 70 km em menos de 1 hora, em estradas fenomenais.


Chegando

Estudei bastante a região do entorno de Amsterdam, para definir em qual cidade nos hospedaríamos. A escolha por Haarlem foi em função da sua distância para pontos de interesse  (como Amsterdam, claro – apenas 20 km distante, que se faz em 15 minutos de trem) e por sua beleza.

Breno pesquisou bastante na web e alugou uma casa muito bacana, por um preço tipo 40% mais baixo que qualquer opção em Amsterdam, e muito próxima da estação de trem.

Era uma casa reformada muito recentemente com 2 pavimentos. Fomos os primeiros a utilizá-la, e estávamos apreensivos porque ainda não havia opiniões a respeito no site.  Fomos recebidos com um cartão de boas vindas sobre a mesa da cozinha, um espumante, e uma caixinha com diversos vouchers de descontos diversos na cidade.


No térreo, um banheiro e um grande espaço com sala de estar/TV e cozinha/lavanderia conjugadas. Mobiliada com muito bom gosto e conforto. Sobre a cozinha, uma clarabóia para admirarmos o lindo céu azul que nos acompanhou durante toda essa viagem ! No 2º andar, um bom banheiro e 2 quartos espaçosos.

A  nossa casa

Cozinha




Sala

Espalhando a tralha


Claraboia
Acesso 2º andar

Nossa casa ficava numa pequena rua sem saída, com garagens externas fechadas, logo na entrada. O aluguel incluía o uso da garage (é assim mesmo que se escreve, Profª Rachel?).

Hell Angels ao lado
Vizinhança tranquila e amigável, incluindo uma casa com um enorme HA pintado no telhado. Sabem de quem ? Os HELL ANGELS !! Durante nossa estada vimos um carro da Polícia visitando-os. Não sabemos o motivo, mas em nada nos perturbou. Tudo show de bola !

Abastecemos nossa geladeira com produtos para nossos cafés da manhã (chegamos num domingo e ficamos até a 5ª feira), comprados num pequeno mercado Express dentro da estação de trem – 3 minutos a pé ! E partimos a pé para o Centro Histórico, já lá pelas 19h. Mas o sol sumia apenas às 20:30h.

Um pouco de HAARLEM : às margens do rio Spaarne, é a charmosa capital financeira da Holanda do Norte. Não é grande, apesar ter sido uma poderosa província no passado. População de 160.000 habitantes.

No século XIII, a cidade era um grande centro de produção de roupas e contava com doze portas de entrada. Elas serviam para controlar o transporte das mercadorias. No entanto, no século XVI foi saqueada pelos espanhóis e incendiada. Muita coisa foi destruída. Apenas algumas dessas entradas continuam intactas.

A principal atração de Haarlem é o seu centro histórico repleto de ruas adoráveis que partem da Grote Markt, a praça que serve como ponto de encontro dos moradores da cidade e dos turistas. Íamos a pé da nossa casa até esse centro, muito bonito e animado.










Bolinhos de carne (famosos)



















Um detalhe gastronômico : gostamos muito de hambúrguer artesanal. Por aqui no Brasil, o que achamos “top” é feito no T.T. Burger, se chama “filhote” ... para comer de joelhos. Pois bem, lá no centro histórico de Haarlem tem o restaurante THRILL GRILL. Se você gosta de hambúrguer, tem que ir lá (rsrsrsrs) !

Na Grote Markt também fica a belíssima igreja de Sint Bravo. Impressionante o teto de madeira trabalhado e o belíssimo órgão de tubos decorados em tons de vermelho, prata e dourado. Mozart deu um recital nesse órgão, em 1766 !


Igreja Sint Bravo
Sint Bravo


















Andando alguns quarteirões a partir do Centro, fomos até a beira do rio vislumbrar a espetacular beleza do local e o Moinho de Adriaan. Esse moinho de vento foi construído em 1778 para produzir cimento, tinta e tabaco. Por muitas décadas foi um dos moinhos mais importantes da Holanda.







A seguir coloco algumas poucas fotos das ruas da cidade, que nos impressionou muito mesmo por sua beleza, cordialidade de todas as pessoas que fizemos contato, sua organização e infraestrutura impecáveis.






Haarlem foi nosso ponto fixo para as incursões em Keukenhof (Parque das Tulipas), Zandvoort, Amsterdam e Zaanse Schans – próximos capítulos.

Mais uma dica gastronômica ? O italiano LA PICOLETTA. Excelente cardápio, pratos e um preço muuuito bom.   (  http://la-picoletta.business.site/ )


La Picoletta

14 comentários:

Riva disse...

Vou tirar o "pneu" .....

Repararam na 1ª foto a quantidade de pistas na estrada para Amsterdam ?????
Impressionante .....

#fuiali

Jorge Carrano disse...

Esta qualidade de pistas é comum na Europa.

Conheço um pouco das estradas inglesas porque fiz vários passeios rodoviários.

São tapetes, que nos dão a sensação de estarmos num avião, planando nos céus.

As empreiteiras não têm que pagar taxa de corrupção e como as obras são efetivamente controladas, porque afinal são realizadas com dinheiro público, os materiais empregados são de boa qualidade e a mão-de-obra empregada é qualificada.

Quando se comenta que somos atrasados em matéria de cidadania, educação e seriedade, os "nacionalistas" de meia pataca nos criticam.

No passado havia uma piada que vem bem a calhar para simbolizar os estado de coisas. Alguém se jactava do Brasil seu um paraíso para se viver, sem vulcões, sem furacões, sol o ano todo estas coisas, e agradecia a Deus por estas benesses.

O outro retrucava, em compensação olha o povo que Deus vai colocar para viver lá.

Riva disse...

Pois é exatamente por isso, por ver como "nos comportamos" nas ruas no dia a dia, é que não acredito que um dia consigamos atingir esse nível de educação e desenvolvimento da infraestrutura.

Veja o estado em que já estão as estações do novíssimo VLT no Rio de Janeiro ! E a sujeira em seu leito .... uma vergonha !

Essa autoestrada com 6 pistas na Holanda é impressionante, assim como sua limpeza. Eu nunca tinha visto nada assim, nem na America.

Em Orlando (US) tem um cruzamento da Sand Lake Road com a Orange Blossom que impressiona, mas são "apenas ruas", não são estradas. Um dia ainda vou filmar o funcionamento dos sinais de trânsito desse cruzamento, que NUNCA falham, tamanha a redundância de No Breaks fornecendo energia aos equipamentos.

FLUi

PS: Kd todo mundo ?



Jorge Carrano disse...

Perguntei primeiro, Riva.

Selecione o endereço abaixo e cole na barra de seu navegador:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=1700309095653144445&postID=2168812022160902393&isPopup=true

Riva disse...

Uma curiosidade fora do contexto ...hoje é feriado, Corpus Christi. Na Bélgica não é feriado .....

Vc pergunta ... e daí ? E daí que foi em Liège, Bélgica, que surgiu essa comemoração, foi lá que tudo começou.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

O blog também é cultura.

E a observação está sim inserida no contexto.

Jorge Carrano disse...

Em Apeldoorn, na Holanda, hoje, em um dos confrontos mais esperados da terceira semana da Liga das Nações, o Brasil derrotou a Holanda por 3 sets a 1 (25/23, 26/24, 13/25, 25/22) e chegou a oito vitórias seguidas na competição.

Continuamos bem no voley, tanto no masculino quanto no feminino.

Kayla disse...

Ai!!! Outro espaguete com camarão. Assim vc me mata, Riva. Ashuashuashu

Maria Cecilia disse...



Acho fantástico essa opção de hospedagem. Parece que podemos vivenciar a vida dos nativos do local. 

Tive essa oportunidade uma vez, em Portugal, numa residência cedida por amigos.



Riva disse...

Kayla, uma pena não poder comentar inserindo fotos. Senão, te mandava a foto de um burger de camarão do ELLIS de GENT, fabuloso, delicioso, burger com carne de camarão mesmo, super temperadinha. Um show !

Hoje fiquei revendo as fotos gastronômicas da nossa viagem. De repente faço um post só com esse tema, ao final ... No Instagram já coloquei um resumo gastronômico rsrsrs.

Aliás, hoje fomos no PARADOR BISTRÔ aqui de Icarai, e sabem por que ? Porque sabíamos que tinha uma sugestão do chef de "risoto de moqueca" com uma farofinha de dendê, para comer sobre almofadas ajoelhado !

E Carrano, calaro, um chardonnay ! rsrsrsrs ...dá para imaginar a delícia ?



Riva disse...

Maria Cecília, boa noite.

Sim, é incomparável quando nos hospedamos dessa forma, abastecendo nossa geladeira, sem horários e sem programações, interagindo com vizinhos, enfim, uma interação com os locais.

A riqueza de informação e a troca é imensamente maior.

Sds !

Ana Lúcia - Rio de Janeiro disse...

Gostamos muito da série, bem dividida, muito interessante mesmo, com fotos muito bonitas. Conhecemos essa região, e se houver outra oportunidade, sugerimos ao autor conhecer outras cidades da Holanda, muito lindas e aconchegantes. Parabéns pelas matérias.

Riva disse...

Ana Lúcia, que bom que gostaram.

Não sei se vcs perceberam, mas a série vai até o Capítulo X, com mais Holanda.

Sds !

Jorge Carrano disse...


As postagens seguintes estão em:

https://jorgecarrano.blogspot.com/2018/06/uma-incursao-na-alemanha-belgica-e.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2018/06/uma-incursao-na-alemanha-belgica-e_9.html

https://jorgecarrano.blogspot.com/2018/06/uma-incursao-na-alemanha-belgica-e_20.html


(Copy and paste)