18 de maio de 2018

UMA INCURSÃO NA ALEMANHA, BÉLGICA E HOLANDA - III




Por
RIVA





CAPÍTULO 3 – Gent (Bélgica)

GENT ou GANTE ou GHENT

Capital da província de Flandres Oriental, Gent nasceu de um assentamento celta na confluência dos rios Lys e Scheldt, na Idade Média. Chegou a ser uma das cidades mais ricas e prósperas do norte da Europa, e hoje é a terceira maior cidade da Bélgica, com 200 mil habitantes. Não é grande, e seu esplendor arquitetônico se mantém tão bem preservado que é considerada a "pérola de Flandres". Muita animação não falta por ali. Gent se orgulha de ser uma cidade universitária, cheia de jovens, alegre, movimentada por festivais de música e cinema.




Gent é uma cidade relativamente pequena. Dá para percorrer seu centro histórico e os principais pontos de interesse em um dia. Fica a apenas 50 minutos de carro da Antuérpia, e fomos com Breno em seu automóvel. Google Maps plugado e indicações precisas até o estacionamento que escolhemos, próximo do centro histórico.



A viagem se tornou super especial, pois foi lá que encontramos pela primeira vez em nossa viagem a Flávia e seu marido Felipe, filha do meu mano Freddy. Foi muito emocionante encontrá-los dentro de uma das igrejas ...

















São 5 as principais igrejas e catedrais da cidade, e visitamos duas – Saint Nicolas e Saint Bavon (deslumbrante).   Tem também o imponente Het Gravensteen, a antiga Casa dos Condes da Flandres (castelo em uma das fotos).




Gente, em Gent (gostaram dessa?) é andar e andar e vivenciar paisagens, momentos, gastronomia local (rolou até burger de camarão), jiboiar literalmente pelos cantinhos da cidade. Uma pérola realmente, uma visita inesquecível,  um dos cantinhos mais bonitos desse planeta.




Alina (esposa do Breno) não foi conosco porque estava no trabalho, e na volta nos reunimos para jantar na casa deles. Que noite bacana ..... em família ....




Uma dica para quem pretende ir à Bélgica é realmente usar a Antuérpia como ponto fixo, para visitas a várias cidades do entorno, todas muito perto.

Se hospedar na Antuérpia é muito mais barato do que ficar em Bruxelas, podem pesquisar, e você estará super bem localizado. O mesmo fizemos em relação a Amsterdam, como vocês verão nos próximos capítulos, quando decidimos alugar uma casa em Haarlem, a 15 minutos de trem de Amsterdam, 35% mais barato.

Quanto a alugar carro ou não, eu recomendo não alugar. À exceção de Bruxelas, que é grande, todas as outras cidades são alcançáveis com conforto de trem, e se percorre suas principais atrações a pé mesmo. Se cansar um pouco, faça um pitstop para uma limonada maravilhosa ou uma taça de Chardonnay.

Já para Bruxelas, escreverei mais à frente, usem os famosos ônibus Hop On/Hop Off para conhecer a cidade do jeito que melhor lhes convier. Esses ônibus permitem que saltemos em qualquer dos pontos estabelecidos no mapa, andamos na região, e pegamos o próximo para continuar o circuito. Em Amsterdam também se faz assim, de barco. Esqueçam automóvel !

As fotos que estou postando dão uma dimensão da beleza e da alegria da cidade de Ghent.








Nota do editor:
Relato anterior em:
https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2018/05/uma-incursao-na-alemanha-belgica-e_16.html

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Estava em Londres, na estação London King’s Cross St Pancras, para embarcar no trem (Eurostar), com destino a Paris. No embarque recebi uma revista de bordo, muito bem ilustrada e com anúncios comerciais. Na capa uma bela foto de um bosque belga.
Quase segui viagem. Se meu destino não fosse Paris, acho que seguiria para a Bélgica.
De Londres até Bruxelas o percurso é de aproximadamente duas horas, não mais do isso. Com vagão buffet.
Não conheço, mas dizem que a Grand Place é uma das praças mais belas da Europa com arquitetura impressionante.

Riva disse...

Chegaremos lá nos próximos capítulos, mas posso adiantar que é de cair o queixo !!

Leonard Silveira disse...

Apesar de ter visitado a Europa por três vezes nunca me interessei pela Bélgica. Obrigado pelas dicas. Estou fazendo novo roteirro e vou incluir esta região.

Jorge Carrano disse...

Bem-vindo, Leonard.

Esperamos que goste e fique conosco.

Acredite que em três viagens ninguém conhece a Europa. Só se fossem três viagens contínuas, prolongando-se cada uma delas por vinte anos (rsrsrs).

Tirante o exagero, digo por experiência pessoal que serão necessárias muitas viagens até que você possa admitir que conhece o velho continente, tal a diversidade de culturas, histórias, costumes, tradições, idiomas.

Boa viagem! Inclua sim, a Bélgica em seu roteiro. Dicas é que não faltam. E a série do Riva ainda não terminou. Próximo capítulo: Bruges.

Riva disse...

Leonard, grato pela participação.

Sim, inclua a Bélgica. Escolha um ponto fixo adequado (Antuérpia é um, com certeza, com bons custos de hospedagem), e conheça o entorno ; serão sempre pequenas viagens de 1h e meia de trem ou carro, em cidadezinhas que vc pode caminhar e caminhar em seus Centros Históricos.

Todas essas incursões são de contemplação, admiração e conhecimento, além de um bom vinho numa mesa de qualquer café, apreciando a fauna passar (rsrsrs). Demais !!

Leonard Silveira disse...

Não tenho a pretenção de conhecer a Europa em três curtas viagens. Falei que nunca me interessei pela Bélgica, assim como nunca quis conhecer o Pantanal Matogrossense.
Estejam certos que farei essa incursão contemplativa e degustarei um bom vinho, apreciando a fauna. Se bem entendi, é o que me resta a essa altura da vida.

Leonard disse...

Gostaria de revisar o texto do comentário que fiz. A palavra pretensão foi apresentada de forma incorreta, com ç. Poderia apresentar as justificativas ou desculpas, mas nenhuma apagaria o que já foi grafado. É assim na vida. Erramos por displicência ou pressa e pagamos o preço posteriormente.
Fui alertado por netos que certamente comentarão este fato por muitos almoços domingueiros.

Jorge Carrano disse...

Acontece as melhores famílias, Leonard.

Você deu sorte que a professora Rachel não está mais frequentando o Pub da Berê (rsrsrs).

Riva disse...

Leonard, bem vindo ao Pub da Berê.rsrsrsrs.

Como disse o Blog Manager, já tivemos por aqui a Profª Rachel, que infelizmente sumiu após cometer um erro de crase ... kkkkkkk

Eu tb sou muito crítico em relação à língua nativa, mas de vez em quando caio do cavalo - acho que é o convívio com o Twitter, onde tem cada uma impensável !! Ontem mesmo, um dos colegas escreveu "jente" !! Acredite. E tem também muita confusão na utilização de "mas" e "mais".

Estou tentando aprender a conviver com algumas varadas, e não chamar a atenção de quem errou .... hahahaha.

Mas quanto aos seus netos, uma curiosidade .... vascaínos ? rubro-negros (aqui chamamos de Aquele Time do Mal) ? tricolores ? Botafoguenses sabemos que não, estão em extinção .

Sds Tricolores !

Riva disse...

Leonard, boa noite. Estava por aqui revisitando minha própria viagem e dei com esses comentários sobre erros de português.

Ontem, naquele placar da Praia de Icaraí de aviso aos motoristas, administrado pela "prefeitura" de Niterói, recomendavam USAR O SINTO DE SEGURANÇA.

Grande abraço !

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

Tenho foto do painel com a frase mencionada. Num próximo post vou publicar.

Aliás que os dois painéis (tem outro na Praça Arariboia) são de uma inutilidade a toda prova.