14 de fevereiro de 2018

PyeongChang

É neste pequeno condado sul-coreano, com  uma população de menos de 50.000 habitantes, que estão sendo disputados os Jogos de Inverno - versão 2018.


Estes jogos não mobilizam os brasileiros senão por algumas belas imagens e algumas curiosidades.



Nossa participação é inexpressiva, embora esforçada. País tropical, o Brasil  tem mais chances em esportes praticados nas areias ou no mar.


Esta russa, do curling, poderá substituir sua conterrânea, do tênis, como musa do blog.
Anastasia no lugar da Sharapova
Não poderia deixar de registrar o evento, por duas razões básicas. A primeira é que gosto de assistir partidas de curling. Em especial as competições femininas. As suecas, as canadenses, as norueguesas e as russas, sim as russas, despertam emoções ... pela técnica, pela intensidade com que jogam. Ah! São bonitinhas, em geral.


Anastasia Bryzgalova
Se pensam que estou brincando, cliquem no link abaixo, que levará a um post de 2013, no qual falo deste esporte curioso denominado curling.
https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/03/curling.html

Quando dos últimos Jogos de Inverno, realizados em Sochi, na Russia, demos uma pinceladas aqui. Basta clicar:
https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/02/2014.html

A segunda razão, das duas que apontei como justificativa para abordar estes jogos é mais importante, registrar a aproximação das duas Coreias. Um passo tímido, mas significativo, em direção a paz, entre os do Norte e os do Sul.

Este conflito ideológico separa membros de uma mesma família. 


Jane Choo, norte-coreano, e Eun-Soon Chung, sul-coreano,
desfilam sob uma mesma bandeira


Se as Alemanhas acabaram por se reunificar, porque as Coreias também não poderão faze-lo?

Tinha treze anos de idade, em 1953, quando um armistício assinado em Panmunjom, colocou um ponto final na guerra que já durava três anos.

Todas as noites o "Repórter Esso", noticiário radiofônico, e depois televisivo, precursor do "Jornal Nacional", noticiava fatos relativos ao conflito, que tinha de uma lado a China, apoiando os do Norte, e de outro os EEUU apoiando os do Sul.

Se ninguém intervier, as conversas ficarem limitadas aos coreanos, acho que a paz será selada. Levará algum tempo, claro, mas o final poderá ser feliz.

Infelizmente sabemos que existem interesses escusos de outras nações por trás dos desentendimentos entre os coreanos.

Nota: mulheres bonitas na Russia.
https://jorgecarrano.blogspot.com.br/2014/02/anna-sidorova-e-maria-sharapova.html

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Em matéria de visual, poucos eventos superam.
Show de imagens.

Jorge Carrano disse...

Histórico:

https://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/historico-coreia-marca-primeiro-gol-no-hoquei-e-une-as-duas-nacoes.ghtml

Riv4 disse...

Não acredito nas boas intensões do Porra Louca com seus irmãos sulistas.

Tomara que eu esteja errado ..... e que ele esteja atrás mesmo de ajuda, de desenvolvimento para os seus. E tomara que Russia, China e EUA os deixem em paz, resolvendo seus próprios problemas.

Quanto aos espetaculares Jogos de Inverno, só nos resta admirar e assistir de longe ... se bem que dizem que o HUCK, se eleito, vai promovê-los em Salvador, com neve artificial.

Patrocinadores ?



Jorge Carrano disse...

Os vários acidentes:

https://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/as-quedas-e-os-acidentes-que-assustaram-nos-jogos-de-inverno-de-pyeongchang.ghtml

Algumas modalidades são de alto risco, radicais.