7 de novembro de 2017

Desapego

Algumas pessoas que conheço, agora já são três, cultivam o elogiável (para mim) hábito de doar livros que já leu e que por falta de motivação de ordem afetiva muito especial, podem doar para pessoas que gostam de ler, e por essa ou por aquela não têm acesso aos livros.

"Esquecem" nos bancos dos transportes públicos, nos bancos de praças, ou fazem doação direta para ONGs ou escolas públicas.

Entregar aos comerciantes de livros usados, cujos estabelecimentos são conhecidos como "sebos", não deixa de ser uma forma de facilitar a aquisição por parte de quem tem pouco recurso e tem muita vontade de ler. Vendidos nos sebos a R$ 1,00 ou R$ 2,00 reais, custam menos do que um pastel.

E poucas atividades culturais ou de entretenimento enriquecem mais do que uma boa leitura.

Alguns deixam estes livros com o cuidado de fazer uma dedicatória tranquilizadora para aquele que encontra o livro "esquecido" ou "abandonado". Tipo assim: "Este livro era meu; agora é seu. Espero que leia e goste, como gostei." 

Não gosto do formato e-book. Acho o livro impresso muito mais tudo. Tudo! Do contato físico ao cheiro, passando pelos riscos e rabiscos e notas marginais que nos permitimos.

Com discos e CDs é um pouco mais difícil de operacionalizar o desapego. E, ademais, tudo está no YouTube, Spotify e no Vimeo (https://vimeo.com/join).

Mas vou recicla-los no seio da família. Estou seguro que meus filhos aceitarão, de bom grado, meus discos de vinil e CDs de jazz/blues/spirituals.

Mas isto não é coisa para já. Ainda curto colocar o LP no prato do toca-disco e posicionar a agulha no ponto certo do início da faixa.

2 comentários:

Riva disse...

Não, não uso mais o toca-discos, mas está guardado, just in case ... é um ótimo Technics com agulha Shure. Vinis fiquei com poucos mas especiais.

Quanto aos CDs, tenho que me desvencilhar ; estou criando ânimo, porque tenho muitos, e tenho que fazer uma pré-seleção (é assim, Profª Rachel ?).

Ah, os livros. HOMO DEUS guardei, não vou doar, porque com certeza retornarei a ele para consultas.

Estou lendo agora AMOR ATÉ DEBAIXO D´ÁGUA, de Torre DeRoche. É a história real de um casal em sua viagem de barco pelos lugares mais exóticos do planeta.

"Doar, sempre !"

PS : e as eleições no Vasco ?

Riva disse...

......silêncio sobre as eleições no Vasco .....

PS: e sem oba oba, VASCO mostra um belo uniforme ontem contra o SANTOS, e mostra também um bom futebol. Vi e gostei ! Grande vitória !!