1 de novembro de 2017

Compliance

Mais uma palavra importada incorporada ao nosso idioma no mundo corporativo. Esta deriva do verbo to comply. Na wikipédia já tem conceito.

Lembram de management? E tantas outras, como controller e merchandising ?

A mais antiga, na minha cabeça, foi foot-ball, que acabou por ser aportuguesada como futebol. O nosso querido cantusca ainda conserva em sua denominação oficial a grafia original. Vejam na wikipédia: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canto_do_Rio_Foot-Ball_Club

Vamos, enquanto não criam uma palavra de nosso vernáculo, tratar do compliance aqui no blog.

Não ouse defender Lula aqui neste espaço. E nem  falar do Flamengo. Falar bem, claro.

Em nome da moral e bons costumes, evite palavras obscenas, os chamados palavrões cabeludos. Esta norma está no nosso DNA.

Fotos de mulheres desnudas, só se forem realmente obras de arte, como a Paola Oliveira neste ângulo que  a consagrou.



Está em:
https://www.google.com.br/search?q=paola+oliveira+imagens&newwindow=1&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=fwbw6byvUbNj8M%253A%252CT9Ux8nveDxwL5M%252C_&usg=__sqh-QCcM1kZqRr0XrFjf7KsP_-8%3D&sa=X&ved=0ahUKEwjFitjxl4_XAhWMlJAKHV-dA3cQ9QEIKzAB#imgdii=JaVABWOINhkxMM:&imgrc=fwbw6byvUbNj8M:

5 comentários:

Riva disse...

Aconteceu alguma "transgressão" para motivar o "aviso" ? rsrs

Compliance é complicado demais, porque, por exemplo, o que é mais pornográfico de ver numa mídia ? Uma cena de sexo ou o Gilmar Mendes evitando a transferência do ex-governador-bandido ?

Uma criança de 3 anos baleada na cabeça brincando dentro de casa, ou um elogio ao Molusco ?

E o novo atentado em NY nos demonstra, mais uma vez, a nossa total vulnerabilidade em qualquer lugar do planeta, a qualquer hora.

E você, cliente do Pub da Berê, está em compliance com os "procedimentos de segurança pessoal" dentro desse cenário de faroeste no RJ ? Eu tenho alguns básicos, apenas para tentar minimizar o risco :

- não saímos mais de casa à noite; não dá mais. Em casos inevitáveis, táxi (Uber não, pois tem as características de um carro comum)
- não saímos mais de casa à noite pelo entorno da nossa casa (restaurantes próximos ou casa de um dos meus filhos)
- saio para trabalhar com kit básico - carteira de senior e um cartão de débito
- muita atenção com as entregas em casa - deliveries
- nem pensar em passar de carro pela Av. Brasil
- só fazer trajetos que evitem 100% engarrafamentos - monitoração full time das informações pelo Wazer, GoogleMaps e Twitter. Os arrastões estão em qualquer rodovia.

Bom feriadão a todos ! Vou subir a Serra.




Jorge Carrano disse...

Boa viagem. Aproveitem bem!

A MV está plenamente recuperada?

Riva disse...

Ainda não, mas está a caminho da recuperação total.
O uso das muletas por longo período prejudicou os tendões das mãos. Impressionante !
Valeu !

Riva disse...

Em compliance com a Serra : 19º lá fora e previsão é de 10º.

Abrindo os trabalhos com um TRAVESSIA chileno uva Carmenere.
Acompanha croquetes de carne assada da Super Pão.

Tim Tim Freddy, muita saudade !

Jorge Carrano disse...

Falei do Freddy hoje, com meus filhos, durante nosso almoço.
Como tenho feito ultimamente, dei sequência ao projeto descarte/desapego.
No pacote de hoje, muitas revistas. Alguns poucos livros e jornais antigos nos quais estão publicadas matérias minhas, em geral crônicas. A ideia era que eles fizessem uma seleção do que eventualmente poderia interessar.
Durante mais de uma ano escrevi para um hebdomadário no formato tabloide. A A página tinha a luxuosa ilustração do Carias. Escrevia também, esporadicamente, para outros veículos de comunicação.
Uma das crônicas (que em geral versavam sobre coisas do cotidiano) era sobre o Freddy, embora sem mencionar o nome dele.
Narrei que fora consultado por um amigo se era muito caro manter um advogado particular, para atender os assuntos mais variados.
O amigo (que era o Freddy) achava chic ter um advogado para em todas as divergências, desentendimentos ou conflitos de interesse, pegar um cartão de visitas e entregar ao opositor, ou desafeto, e dizer: "procura meu advogado e se entende com ele".
Este texto foi publicado no ano 2000. Virada do milênio e o jornal se chamava NiteróiNotícias.
Nós nos conhecíamos ha muito pouco tempo e fomos apresentados por você, na sala do Salvatore, na NOCE.
Algum tempo depois eu estava atendendo precariamente nos fundos de uma outra sala no mesmo andar do Center IV, numa imobiliária (também do Salvatore).
Foi lá que o Carlos Frederico me consultou sobre esta assistência advocatícia que ele via em filmes americanos e achava muito chic.
Grande figura o Carlos Frederico que somente anos depois em metamorfose pela maior proximidade e intimidade, virou o Freddy.
Minha saudade é episódica, pontual, circunstancial, não é como a sua. Sei porque passei por isso com pai, mãe e irmã.
Não esquecer dele é uma prova de respeito e afeto. Até mesmo quando divergíamos ele merecia meu respeito pela coragem em defender suas convicções.