23 de novembro de 2016

Perfeição

Este assunto deveria ser abordado pelo Freddy, nosso confrade Carlos Frederico, colocado momentaneamente fora de combate. Pelo menos para escrever.

Ele está dodói e a posição para escrever oferece certo desconforto.

Mas como ele acompanha as conversas aqui no Pub da Berê, se houver alguma impropriedade séria ele irá se manifestar.

É o seguinte. Li uma matéria dando conta da descoberta de um "objeto" esférico no Universo. Não uma forma esférica comum, mas a mais perfeita já encontrada.


Está em

Através da leitura fiquei sabendo de uma coisa para a qual nunca havia sido alertado. Não existem estrelas ou planetas com a forma esférica perfeita. Em todos estes corpos celestes os polos são achatados, fruto das forças centrífugas a que são submetidos.

Esta descoberta é só uma nova curiosidade cósmica, ou abre alguma porta para pesquisas/estudos que possam ajudar na tão sonhada conclusão sobre a origem do Universo?

Enquanto espero, vou ouvindo a banda "Legião Urbana" e o "Imaginasamba", um grupo de pagode, que gravaram músicas sobre a perfeição.

Imaginasamba
https://www.letras.mus.br/imaginasamba/perfeicao/

Legião Urbana
https://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/perfeicao-com-trecho-da-musica-ao-vivo.html

43 comentários:

Riva no divã disse...

Alguém já disse outrora que PERFEIÇÃO não existe, é inalcançável, é a cenoura balançando para que caminhemos sempre em sua direção, para que a desejemos.

Dessa forma, não existe forma esférica/círculo perfeita. É apenas uma "idéia".

Eu, particularmente, acho que se existe algo próximo do que se julga perfeito, é a NATUREZA, quando sem interferência do ser humano. E isso é praticamente impossível de existir nos dias atuais, tendo em vista que a agressão ao meio ambiente impacta frontalmente animais, vegetais, oceanos, tudo.

Entonces no existe nada perfecto.




Jorge Carrano disse...

Se Deus existe, então existe a perfeição.

Jorge Carrano disse...

Seja bem-vindo Daniel Latorraca, ao quadro de seguidores.

Quando queira apresente sugestões, faça críticas, complemente postagens.

GUSMÃO disse...

Não concordo, Carrano. O homem é imperfeito e Ele é o criador.

Jorge Carrano disse...

O homem é um primata ainda em evolução. E como é fácil perceber falta muito ainda para melhorar o imaterial.

Riva no divã disse...

Se .... sempre o SE.

Jorge Carrano disse...

A dúvida, refletida na partícula "se", é só minha Riva. Ou você também tem a mesma dúvida?

Riva no divã disse...

Já comentei em outro post (e em outros tb) que nada percebo quando olho para cima. Percebo o nada. Mas um nada com muita energia, causada por reações químicas e esforços físicos de naturezas conhecidas e desconhecidas.

Chamem como acharem melhor, certo ? Cada qual com SEu cada um.

Sds !

Visitante disse...


Perfeição estética é o assunto em pauta? 
Fora isso existem alguns índices que conferiram ao circulo o grau de perfeição. 
O tema vem sendo discutido há anos por diferentes grupos. 
Em religiões antigas, o circulo representava Deus ou o céu. 

São Tomás de Aquino citou em seus escritos esta convicção visto que ele começa e termina no mesmo ponto.

Várias religiões conferem especial papel a esta figura geométrica e falam até ser mística a escolha da Tavola Redonda pelo Rei Artur.
Quanto ao corpo celeste citado, o alegado para justificar sua perfeição é apenas a ausência de achatamentos. Mas quem disse que o instrumento usado para descobri-lo é perfeito?




Jorge Carrano disse...

Caro Visitante,
Ficamos gratos pela sua visita e mais ainda pelo comentário bastante apropriado.

Temos aqui no blog uma regra de só publicar comentários de pessoas que se identifiquem. Vez ou outra abrimos exceção, como fizemos no seu caso.
Mas gostaríamos muito de saber com quem vamos trocar ideias.

Visitante disse...

Caro senhor administrador do blog, eis uma questão semântica. Como sabe com quem fala? Quem é o indivíduo atrás de um nome?
Se isso lhe basta, fui registrado em algum cartório da cidade Imperial de Petrópolis, onde não piso há décadas, com o nome de Alan. Provavelmente em homenagem a Kardec ou a Delon. Nunca me esclareceram esta escolha.
Deseja mais algum dado cadastral, ou já estou habilitado a opinar neste blog?

Jorge Carrano disse...

Alan,
Ironias a parte, agradeço por haver se identificado.
Sabemos que você é petropolitano e não tem, ou perdeu, a certidão de nascimento.
Deduzo pelo fato de você não saber em que Cartório foi registrado, dado este que consta da aludida certidão.
Fica a dúvida da pronúncia de seu nome. Qual a silaba tônica.
Temos nossas razões para preferir ter como interlocutores pessoas que se identificam.
Não queremos seu cadastro pois o único crédito que vamos lhe dar, é a confiança de que aqui estará sempre de boa-fé, com o espírito desarmado, com opiniões sinceras, sem agressões gratuitas e numa linguagem livre de palavras ou expressões chulas.
Obrigado!

Jorge Carrano disse...

E, Alan, por favor, voltando ao blog coloque seu nome no campo para tal fim existente logo abaixo do espaço do comentário.
Ficaremos gratos.

Freddy disse...

O assunto é extenso, mas para não ficar no vácuo, darei uma rápida opinião. Desculpem-me apenas a demora, dado que passei o dia fazendo terapia numa clínica. Os aspectos divinos e semânticos levantados na parte de comentários de momento não serão abordados.

A notícia parece-me imprecisa, pois sabemos que há inúmeras estrelas de nêutrons e anãs brancas que são verdadeiras bolas de bilhar cósmicas de tão perfeitas. A gravidade, decerto, impõe sua força no processo, daí a tendência de estrelas e grandes planetas ao formato esférico. Contudo, ao girarem, a força centrífuga age no sentido de expulsar matéria ao espaço sideral. Só que a força centrífuga fica contrabalançada com a gravidade, que impede a perda de matéria mas, na situação de equilíbrio, provoca aumento do diâmetro equatorial e conseqüente achatamento polar.

No caso em pauta, parece-me que o frisson seria acharem uma estrela “normal” praticamente esférica. Mas ora, se ela girar lentamente em torno de seu eixo, vimos que a força centrífuga no equador será mínima e, como consequência, achatamento polar quase zero. Diria eu: algo bastante natural e em nada extraordinário.

É provável que não tenha conseguido me expressar claramente, mas fica minha opinião: não parece ser notícia bombástica, dado o que já se conhece no Universo.
=8-) Freddy

Anônimo disse...

Visitante pode ser seu nome,pq não ?
Meu nome é Visitante da Silva Silveira.

O que importa são suas opiniões interessantes.
Amanhã, com calma, comentarei.

Sds

Jorge Carrano disse...

COMUNICADO

Caros seguidores, fieis e dedicados amigos que me prestigiam com suas leituras.

Eis um caso clássico de alguém que ou se envergonha de suas opiniões ou, pior, se escuda no anonimato para supostamente gerar polêmica. Faltam-lhe, entretanto, talento e cultura suficientes.

Apareceu como "Visitante". Como ponderei, sugerindo que se identificasse, escreveu informando se chamar Alan.
Ora, achar que seu nome poderia ser uma homenagem ao ator Alain Delon, demonstra uma total ignorância sobre o artista. Ele não se chama Alan.

Agora vem como novo comentário, ainda como "Visitante", sugerindo que este poderia ser seu nome. Como piada é sem graça.

Mas porque tão rapidamente mudou seu nome de Alan para Visitante da Silva Silveira?

Porque é tolo, pensa que é espirituoso e quer provocar debate sem um mínimo de fundamento.

Esta é uma das razões pelas quais nossa regra é não publicar comentários de "Anônimos", fakes e assemelhados. E serei cada vez mais radical, porque costumo abrir exceções para os comentários pertinentes ou inteligentes, e não mais o farei.

Jorge Carrano disse...

Por fim, Visitante, tem razão, o que importa são "opiniões interessantes". E as suas, com todas as vênias, não são.

Sugiro ir para o Twitter onde será melhor recepcionado.

Freddy disse...

A perfeição é um conceito relativo. Consultemos as esculturas e pinturas clássicas e vemos que o conceito de mulher perfeita, ou ideal (em termos de forma física), era outro. Eu, por exemplo, prefiro as mais recheadas, mas hoje em dia o frisson é pelas anoréxicas.
Um belo avião do início do século XX nada tem a ver com a “perfeição” de formas dos modelos atuais, até porque a propulsão é outra. Idem em outro objeto de desejo e culto: automóveis. Um belo esportivo hoje pode até guardar certos conceitos de outrora, mas o carrão que era nosso sonho de consumo há 10 anos hoje consideramos uma carroça. Quer perfeição mais fugaz?

GUSMÃO disse...

Allan Kardec é pseudônimo de um certo Hippolyte. Também não poderia ser o homenageado com o nome do visitante porque é grafado com dois eles "ll".

É dura a vida de blogueiro, né Carrano? Tem que aturar cada figura.

Riva disse...

Carrano e demais, bom dia. Já está aberto o Pub da Berê ?

Eu entendi que são duas pessoas, uma o Visitante e uma outra como Anônimo. Não é isso não ?
De qualquer maneira, confesso não ter lido nada demais (de mais) nos comentários de ambos. O debate estava interessante.

Well .... let´s go ahead.

PS1: se essa anistia ao CAIXA 2 for aprovada, eu literalmente desisto do Brasil.
Já escrevi num post anterior intitulado "QUE TÍTULO VOCÊS DÃO A ESSE POST ?" , que queremos a esculhambação. Um absurdo desses apenas comprovaria o que escrevi naquele post.

PS2: e o Renight pode ser campeão da Copa do Brasil !!



Jorge Carrano disse...

Riva,

Vá se preparando para desistir. Nullum crimen nulla poena sine lege.

Em português e com o conceito completo, seria: não há crime sem lei anterior que o defina e nem pena sem prévia cominação legal.

Ou seja, se não havia lei disciplinando, não era crime. Então como anistiar?

Jorge Carrano disse...

Aliás, nesta linha de raciocínio, eis o que disse o Rodrigo Maia:

“Não tem anistia para um crime que não existe”, disse Maia. “O que estamos tratando na proposta é a tipificação. Qual a redação da tipificação? Isso o plenário vai decidir”.

Está nas manchetes.

Jorge Carrano disse...

Se está sendo tipificado é porque o crime não existia. Logo, se não havia o crime, agora tipificado, o que seria anistiado?

# simples assim

Riva disse...

Não posso tomar uma agora, mas vou reler o que vc escreveu à noite, com um whisky. rsrsrs

Abração

Freddy disse...

Desde o início do jogo deu pra perceber que o Grêmio ia triturar o Atlético-MG. 3x1 foi pouco.

Jorge Carrano disse...

Também acho, Freddy. E o nome da explicação é: atitude.

Riva disse...

Marcelo Oliveira demitido do Galo !!!

Jorge Carrano disse...

COMUNICADO:
Chegou comentário, assinado por "Visitante Alan de passagem". Deve ser influência do Riva (rsrsrs).

Na dita mensagem ele oferece justificativas em relação a grafia de nomes próprios, imputando à falta de instrução ou preparo dos escreventes equívocos perdoáveis.

Ademais nos acusa de "organização fechada", digo eu algo como uma maçonaria ou a ordem dos templários, que só aceita comentários que nos agradem. Isto revela que ele é um paraquedista, porque ao longo dos sete anos de vida do blog, muitas polêmicas entre participantes e muitas criticas foram acolhidas até com agradecimentos (não é prof. Rachel?).

Não publiquei o comentário para ele verificar que aqui temos regras e princípios. Se tivesse assinado seu nome (sem pseudônimos) ou se identificado de alguma forma, teria publicado.

Mas até para se despedir informando que não mais voltará ao blog, se escudou no anonimato. E nem original foi.

Julia Eugênia e Simone Sarow, dois recentes casos de visitantes esporádicos, navegantes que apareceram aqui fruto de pesquisas na rede, são exemplos de que acolhemos muito bem qualquer pessoa que de forma educada, cara limpa e objetivos definidos vêm nos visitar.

GUSMÃO disse...

Acho que ele não anda tomando o remedinho, Carrano.

Ou bebeu mal, ou não fez digestão da feijoada do sábado.

Que graça tem alguém debater ideias se não se identifica?
É o mesmo que roubar/trapacear no jogo de biriba, ou transar com a esposa com o pênis de outro.

Está certo que muita celebridade usou pseudônimo: Sergio Porto, Fernando Pessoa, e até o Allan Kardec que foi citado em comentário, mas todos eram identificáveis.

Jorge Carrano disse...

Você esqueceu do Riva, Gusmão. Todos sabemos de quem se trata.

Olha só, em contrapartida, o blog tem 64 seguidores inscritos e menos de uma dezena dela participa efetivamente do blog.

Riva no divã disse...

30 comentários até o momento !

O Visitante está batendo recorde no blog ? rsrs
Sim, porque não se falou mais nada sobre PERFEIÇÃO.

PS: Gusmão é Gusmão mesmo ? rsrs ...... ou é pseudômino ? Tem o Freddy também. E até mesmo a Profª Rachel pode ser uma personagem dos quadros pendurados nas paredes da memória de alguém (quem escrevia assim ?? rsrs).

Jorge Carrano disse...

Vamos lá, Riva:
Freddy, é uma forma carinhosa, afetiva, do nome de seu irmão, que é Carlos Frederico. Talvez para distingui-lo do pai, também Fred.
Não tenho vestígios, dúvidas, em relação a professora Rachel. Só tenho a lamentar que a tenhamos contrariado a ponto de não mais voltar ao blog. Nem lembro, mas fomos desrespeitosos? Acho que não.
Quanto ao Gusmão, se é meu antigo cliente (Rodney Gusmão Cavalcanti), com o qual troco e-mails com frequência e já escreveu para o blog, ele tem, sim, um pseudônimo, mas não posso revelar. É assunto de ordem privada.

Como é o caso da Incógnita, que vez ou outra aparece aqui e sei de quem se trara.

GUSMÃO disse...

KKKKKKKKK

O Riva esqueceu que já dialogamos há alguns anos.

De memória, desde o post abaixo, um dos primeiros generosamente publicados no blog.

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/01/cantigas-infantis.html

Mais sobre minha vida e meu passado, só em delação premiada (he he he he).

Carrano, sugiro que agendemos um encontro dos debatedores, ao vivo, num bar de Niterói. Quem usa pseudônimo também poderá comparecer, com crachá. Niterói tem pub?

Freddy disse...

Posso sugerir o Torna Pub. Relativamente sofisticado, pode elevar a conta a níveis preocupantes, mas sabendo controlar cabe. Afinal, é apenas uma reunião.
Tem os restaurantes Da Carmine e Nossa Casa, bastando escolher uma data sem música ao vivo.
Esse é um detalhe que alija diversas outras sugestões porque, afinal, a gente quer é conversar.

Riva disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Já tínhamos falado com o Blog Manager/Gerente do Pub da Berê para agendar o 1º Encontro Nacional dos participantes do GE.
Perigoso, mas será divertido. rsrsrsrs

Jorge Carrano disse...

Acho que vou delegar a tarefa de organizar para o Riva, que foi o primeiro a sugerir, ou para o Gusmão que agora teve a ideia.

Devo alertar que teremos alguns probleminhas para resolver. As meninas, por exemplo, pelo menos as mais constantes, moram fora da cidade. Ana Maria e Alessandra, em Teresópolis. A Kayla nem sei agora onde anda porque ela é globetrotter. Mas dificilmente estará morando em Niterói. Vou perguntar a amiga comum.
Carlos Lopes, mora em Copacabana e o Freddy deve estar com restrições que precisamos levar em conta.
O Paulo Bouhid pode ser que tope, precisamos consulta-lo.
Os demais seguidores. que palpitam, como o Ricardo dos Anjos está morando em Nova Petrópolis. E Luvanor Belga, no Pantanal, em Campo Grande.
Meus filhos e noras têm agendas pessoais movimentadas. Será preciso conciliar.
Sem contar os que moram fora do país.

Vamos amadurecendo a ideia, porque nesta época tem as confraternizações das empresas e as datas festivas: Natal e Ano Novo. E meu aniversário de casamento. 52 anos devem ser comemorados.
Vamos nos falando aqui mesmo no blog, cada um dando uma sugestão.
Pode ser que apareça uma ideia viável, factível.

Riva disse...

O primeiro passo é uma listagem dos participantes, para uma mensagem em que :

- damos o nome do bar/restaurante, localização, mês e horário.
Exemplo : Torna Pub, Rua ......, evento em março 2017, das 20 às 23h.

- pedimos sugestões de datas de março da agenda de cada um.

- depois é tentar conciliar uma data onde a maioria possa estar presente.

Não vejo outra forma para nosso 1º Encontro.

GUSMÃO disse...

Riva,
A ideia é boa. Entretanto acho que uma listagem pode ser perigosa. Vai que o manager esquece um nome ou outro ?
Que tal um sistema de adesão? Marcamos dia, hora e local e convidamos a todos, mesmo os que não palpitam? Convidamos através do próprio blog ou através de e-mails nos casos em que o Carrano tem os endereços.
O Torna Pub pode ser uma opção. Seria interessante alguém verificar dias e horários de pico (por exemplo happy hour), para evitarmos.
Fica a sugestão.
Precisamos ter cuidado com os aniversariantes de março. Na minha família são quatro.
Talvez seja melhor divulgar logo, para cada um arrumar sua agenda ou informar sobre a dificuldade para data marcada.

Riva disse...

Carrano, acho muito cedo para iniciar o processo, porque temos festas natalinas, ano novo, milhares saem de férias em janeiro, Carnaval.

Se vc tem os emails dos inscritos, vc podia sim, ao mesmo tempo, já enviar msg por email e por aqui no blog, comentando a intenção do nosso 1º Encontro, e pedindo para aqueles que acharem possível em março ou abril, já manifestarem sua intenção de estarem presentes.

PS1: comprou seu ingresso para o Maraca hoje ?
No Twitter estão falando que, independente do resultado, a torcida do Vasco vai de preto e com balões de festa de aniversário pretas, para um grande protesto contra essa diretoria, no final do jogo.

PS2: e hoje tem eleições no Flu. Muita briga pelo poder lá .... porque, não sei ...

PS3: Marcelo Oliveira disponível no mercado. acho que o INTER vai pegar, se não cair.


Jorge Carrano disse...

Vou desencadear o processo em janeiro, fazendo consultas. Se obtiver resposta positiva de pelo menos dez participantes, contanto os acompanhantes (esposa, marido, namorado, um filho), acho que dá para marcar uma data.

Mas as adesões ficam abertas. Foi boa a sugestão do Gusmão (com rima e tudo - rsrsrs).

Riva muito triste disse...

Infelizmente volto aqui para expressar minha agonia com tudo que aconteceu nessa tragédia com a equipe da Chapecoense, jornalistas que acompanhavam, tripulação, etc.

E volto aqui porque há poucos dias falávamos sobre Deus, sobre OLHAR EM TODAS AS DIREÇÕES (o Visitante mencionou isso), e é exatamente num momento como esse que questiono tudo isso.

Por que Deus permite tamanha tragédia ?
Por que escolhe exatamente esse momento de alegria de uma equipe humilde, que chega a uma final histórica, para ceifar TUDO ?
Por que tinha que ser exatamente nesse momento desse time e dessa população eufórica de Chapecó ?

Por que não leva de uma vez tanta gente ruim que temos aqui, num voo só de ida ?
Uns 5 voos já seriam um belo serviço de Deus a esse país, que não precisava de um sofrimento desses, com tanta gente boa morta no acidente ....

Vcs viram o golaço genial desse menino Kempes, no último jogo ? Que futuro tinha pela frente.
O Paulo Paixão perde o seu 2º filho ...
O Mário Sérgio, Vitorino Chermont, Paulo Julio Clement, o Caio Junior, meu Deus .....

Continuo olhando para cima e NADA vejo, nada ....

Que essas pessoas todas envolvidas com as vítimas encontrem forças para superar um momento tão trágico em suas vidas, pela forma como foi.

Parece que aquele 7x1 não tem fim em nossas vidas ...



Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva.

E a história do futebol registra outros acidentes igualmente trágicos, como os ocorridos com o Manchester United e o Torino, entre outros que agora não me ocorrem, porque o tempo apaga as coisas desagradáveis.

Riva muito triste disse...

errata : Kempes não era um "menino", tinha acho que 32 ou 34 anos.