20 de novembro de 2016

QUE TÍTULO VOCÊS DÃO A ESSE POST ?




Por
RIVA







Pois é, resolvi escrever meio que um desabafo. Foi uma semana tensa no trabalho, nas notícias, no ir e vir ao trabalho atravessando protestos na ALERJ, sem contar os problemas familiares de saúde.

Todos esses ingredientes me fazem refletir diariamente sobre meus valores, minhas prioridades, o que fazer se isso ou aquilo, na análise dos cenários que podem se apresentar-me a qualquer momento (está correto escrever assim, Profª Rachel ?).

Tenho utilizado meus 45 minutos diários da travessia de catamarã Niterói-Rio-Niterói para minhas leituras. Estava lendo sobre a expedição de Shackleton na Antártida no início do século passado, impressionante, inacreditável o que ocorreu com esse grupo de exploradores. Os diários nos mostram o dia a dia desses caras incríveis, que superaram momentos terríveis de sobrevivência em suas vidas. Reflexão total ...




Mas terminei o livro, e enquanto não escolho outro, leio o livro da minha vida, olhando pela janela do catamarã. Às vezes olho pelo retrovisor, às vezes para o lado, e quase sempre para a frente ( viu, Kayla ? ).

Só queria passar hoje para vocês aqui, nas mesas do Pub da Berê, que estou 99,99% convencido que nada por aqui tem solução. Com certeza a médio ou a curto prazo. Se alguma coisa mudar no cenário da cultura nacional, deverá levar uns 1000 anos.

Brasil chorando
Sim, porque o que vivencio no meu dia a dia em termos de observação das atitudes/educação do nosso povo, me mostra a certeza de que não tem solução : o brasileiro é mal educado, não quer ser bem educado, despreza leis, procedimentos, não gosta de ser chamado à atenção por qualquer transgressão, e pior, diz que o que se pratica no exterior, por exemplo, na Suécia, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, Alemanha, etc, é cultura deles, não quer dizer que estejam certos.


Somos o que somos, e que respeitem o que somos, cada um é cada um, com seu cada qual.

Eu, que devo ser sortudo por ser inteligente (esqueçam modéstia sobre isso), bem informado, estudioso, e ter tido a felicidade de conhecer presencialmente outras culturas, posso afirmar : o BRASIL é uma esculhambação sem qualquer chance de reversão, pelo simples fato de que a população não quer a reversão.


Esculhambados somos, e esculhambados deveremos ser até o fim dos tempos.


FLUi .........

10 comentários:

Visitante disse...


Passando por este blog, li o texto acima e entendi perfeitamente o desalento da pessoa que assina como Riva.
Saiba que sua angústia é compartilhada por muitos brasileiros educados pos famílias de boa formação. Isso não é um ajuda mas espero que console.
Esqueça os olhos; mantenha-me na sua postura educada e creia que isso faz diferença para o futuro do Brasil.
Pense e reflita sobre o texto apócrifo que circula na Web com o título "Olhe sempre em seis direções"




Paulo Bouhid disse...

"Pára o Brasil que eu quero descer"...

Freddy disse...

A cada dia piora.
As novas gerações são criadas dentro do cenário decadente progressivo. A proliferação de brasileiros nascidos nas camadas menos favorecidas só piora o quadro social geral. Nós, bem nascidos e educados, estamos ficando atolados e sem chance de sobreviver no pântano putrefato.
Quem puder, o melhor que faz é cair fora levando a família mais cães gatos e papagaios. Isso aqui não tem mais jeito.

Riva disse...

Prezado Visitante, grato pelas palavras.

Mas, analisando as direções do olhar, o olhar para cima tem-me demonstrado ultimamente um enorme vazio, uma vastidão incompreensível, uma sensação de abandono geral.

O que tem lá em cima ?
Eu nada percebo.
Ou melhor, percebo o nada.

Meus caros, hoje tentei ler o jornal, depois da tradicional caminhada pelo calçadão. Não consegui. Nem as páginas de esportes.

No momento estou ouvindo uma ótima sequência de músicas trip-hop, e curtindo as fotos da España que um dos meus filhos está enviando. Demais ! No momento, em Montjuic, um bairro de Barcelona.

É Freddy, a Operação Êxodo é uma coisa a pensar, seriamente.

Kayla disse...

Não fala isso, Riva. Olhar pra cima é importante e ajuda muita pra evitar problemas. Aí no Rio avisa queda de helicóptero e caca de pombo. Ashuashuadhua

Kayla disse...

Foi mal, gente. Fiz brincadeira com um assunto sério e trágico. Acho que exagerei no drink do almoço. Ashuashuashua
O lance é pedir ao Ser Superior, Riva. A ciência já está provando a influência da oração na cura do corpo e da alma.

Riva disse...

Kayla, acho que não tem céu na Síria nem no Iraque .... só pode.
Bjs

Riva disse...

Esse lance do OLHAR que o Visitante mencionou dá um bom post.

Olhar pra cima
Pra baixo
Para os lados
Pra frente e pra trás ....
.... e para dentro.

Kayla, quando falei que NADA vejo em cima, quis dizer que só enxergo bem nas outras 5 direções, captou ? O restante é Física e Química.....quântica, etc.

Riva disse...

Depois dessa MADRUGADA DE HORRORES na Câmara, alguém tem dúvida de que o Brasil é uma sociedade esculhambada, e que quer a esculhambação ?

Um BRASIL BANDIDO, é o que temos para muitas e muitas gerações.

Jorge Carrano disse...

Temos e teremos, caro Riva. E de onde estivermos (lá no alto, para onde você acha que não adiante olhar), estaremos lamentando por nossos bisnetos, já que os netos já estão pagando um preço alto por essa canalha que comanda o país, nos três poderes.