19 de novembro de 2016

Judiciário do Rio



Os processos caminham, para uns, como um paquiderme reumático.

Já para outros a tramitação se dá a passo de tartaruga paraplégica.

Para os advogados é vergonhoso, é estressante, é prejuízo na imagem e também financeiro.

Os jurisdicionados também deveriam participar. O interesse é da sociedade.

Nota do editor: publicado originariamente em 18 do corrente. Republicado em face da importância de que se reveste o assunto.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Os advogados protestam contra:

- O alto valor das custas judiciais
Nos últimos anos, as custas sofreram reajustes de quase 200%. Hoje, o recurso de qualquer decisão tem o peso de uma multa. Soma-se a isso uma incrível investida contra a gratuidade de Justiça, que garante aos mais necessitados a tutela jurisdicional.

- A morosidade no andamento dos processos
O investimento no processo digital não alterou a lenta movimentação e, vale lembrar, o Tribunal de Justiça do Rio é o quinto do país em congestionamento. É preciso rever o sistema de trabalho dentro dos cartórios, contratar mais servidores e assegurar a celeridade na tramitação dos processos.

- O Judiciário paralisado
Este ano, na Justiça estadual, para cada 10 dias de efetiva atividade, houve três dias de inatividade. A situação é de colapso. Os advogados e a sociedade têm sentido essa conta no bolso.

Jorge Carrano disse...

Em geral não participo de eventos promovidos pela OAB. Na verdade por vezes até me irrito com o Entidade se envolvendo em assuntos que não são de interesse direto dos advogados, como categoria profissional.

Nesse caso específico, não só endosso como deverei comparecer para engrossar o coro de vozes.

Riva disse...

Será que existem outros gargalos para resultar em morosidade ?

Tenho "ralado" com um grande escritório de advocacia que tem contrato conosco. É impressionante o tempo de resposta deles às nossas demandas, de qualquer natureza.

Estou falando de demandas, que ao final vão resultar numa estratégia ou em um documento parte integrante de uma estratégia.

Estariam sobrecarregados ?
Mal dimensionados ?
Ausência de gestão por processos, gerando descontrole interno em sua gestão ?
Incompetência, para dar andamento a um parecer, a um conteúdo ?



Ana Maria disse...

Quanto mais se tenta agilizar a Justiça com processos digitais, mediadores e tribunais especiais, parece que mais processos brotam. E a greve quando termina?

Jorge Carrano disse...

É inenarrável a situação do Judiciário.

A greve, que é dos serventuários, não tem previsão de término.

Jorge Carrano disse...


INFORME DIÁRIO DA OAB DE NITERÓI
Dia 23-11-16


OAB/RJ reuniu mais de 3 mil advogados em protesto contra o colapso do Judiciário do Estado do Rio.

Os advogados do Estado do Rio atenderam à convocação da OAB/RJ e foram nesta segunda-feira para frente do Fórum Central para protestar contra a situação caótica do Judiciário do Estado do Rio. O ato, que reuniu mais de 3 mil profissionais do Direito, contou com a presença dos presidentes do Conselho Federal, Claudio Lamachia, e da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz; além de Luciano Bandeira, diretor-tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas; do presidente da seccional do Espírito Santo, Homero Junger Mafra, e de subseções do estado. "Numa demonstração de união da categoria para valores fundamentais", segundo Felipe Santa Cruz.