9 de novembro de 2016

Happy birthday !

To you Kirk Douglas, nesta data em que se comemora seu centésimo aniversário natalício. 

Este ator norte americano, de origem judaica,  é até hoje reverenciado por sua atuação na pele do escravo Spartacus, em filme do qual  foi também o produtor. Trata-se de um épico, que contou com uma constelação de astros e estrelas em seu elenco. Dois deles, a meu juízo, melhores atores do que o aniversariante: Laurence Olivier e Charles Laughton.

Mas se ele não está entre os meus 5 atores prediletos, certamente está entre os 10. Jamais seria classificado como canastrão, mas seu brilho estava mais na aparência física e por encanar homens fortes e corajosos.

Seu melhor papel, para mim, não obstante a fama conquistada com Spartacus, foi interpretando o dentista, tuberculoso, beberrão e jogador inveterado, hábil e rápido no gatilho, amigo do não muito ético xerife Wyatt Earp, num dos clássicos do gênero far west: "Sem Lei e Sem Alma".

Baseada em fatos reais, "Gunfight at O.K Corral" apresenta de forma romanceada um famoso tiroteio ocorrido num curral, na cidade de Tombstone, no Arizona, quando o xerife, ajudado por seus irmãos, e mais o Doc Holliday, enfrentou a família Clanton. Derrotando-os, claro.

Assisti a algumas versões deste episódio da história americana na época da conquista do oeste. Esta é a melhor delas. Inclusive pelo elenco. O ator principal, que vive o personagem Wyatt Earp é o Burt Lancaster.

E parece que a Academia Cinematográfica, que confere o mais cobiçado troféu do cinema, pensa como eu pois o Kirk Douglas jamais ganhou a estatueta por um papel (e foram vários). Ganhou sim, um honorífico, já aposentado, pelo conjunto de sua obra. Merecido.

Eis os bigodudos, parceiros, Wyatt Earp e Doc Holliday, em imagens colhidas no Google.


Ouçam o tema na voz de Frankie Laine. Bem na linha de filmes bang-bang.



5 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Bom dia, Jorge. Penso que vc esqueceu de um outro clássico do faroeste, meu favorito: "Duelo de titãs" (Last train from Gun Hill - 1959), tb com outro monstro, o Anthony Quinn.

GUSMÃO disse...

Já o meu favorito é "Choque de Ódios" (Wichita), com Joel McCrea, que é anterior ao "Sem Lei e sem alma", contando a mesma história.
Mas aparece outra lenda do Oeste: Bat Masterson.

Jorge Carrano disse...

Caro Gusmão,
O Paulo mencionou outro filme do Kirk Douglas, que é o homenageado.

Já em Choque de Ódios ele não atua. Essa opinião valeria para um post sobre faroestes inesquecíveis (rsrsrs).

GUSMÃO disse...

Desculpe mas fiquei dentro do tema do post. Foi citado o filme sobre o duelo no Curral OK, em Wichita.
O filme do Joel McCrea também enfoca o episódio. E é melhor na minha opinião.

Jorge Carrano disse...

Outro ator, menos valorizado, morreu aos 93 anos e chegou à presidência dos EEUU.
Falo de Ronald Reagan.