11 de junho de 2010

11 de junho de 2010

Este 11 de junho, em Johannesburgo, ao contrário do 11 de setembro, em New York, há alguns anos, é dia de festa. No mundo todo. Diversamente do 11 de setembro, quando houve susto, horror e pânico. Também no mundo todo incertezas e medo.

Daqui a poucos minutos terá início o Campeonato Mundial de seleções nacionais. A partida inaugural está prevista para ter início às 11:00 h, pelo horário brasileiro.

Jogarão as seleções da África do Sul (país sede) e a do México.

No Brasil, só se fala em copa. Acho que no mundo todo. Mas aqui é o único assunto que mobiliza toda a sociedade.

Seja nos momentos preliminares das reuniões de executivos em suas empresas, seja nos bares, seja no fórum, seja nos elevadores, seja nos locais nos quais duas ou mais pessoa se encontrem, a primeira conversa vai girar em torno da copa.

As ruas e lojas estão embandeiradas. São feitos bolões nas firmas, nas repartições públicas e nos condomínios. Mesmo quem não acompanha futebol acaba por se envolver, pois não tem alternativa. Os namorados, os filhos, os vizinhos os empregados, todos só falam de copa.

As vuvuzelas também são sopradas aqui no Brasil. Em suma, o clima é de festa. E a disputa está lá no continente africano.

Imagino em 2014, quando a competição será realizada aqui no Brasil. Certamente a piada, muito boa, que circulou na rede mundial de computadores e também de boca em boca, de que vamos “enforcar” o ano de 2015, está muito próxima de realidade.

Se com jogos tão distantes de nós o país está parando, imaginem com os jogos aqui entre nós. Vai ser feriado o ano todo. E como os jogos olímpicos também serão realizados aqui, em 2016, o que deverá mais uma vez paralisar o país, é mesmo o caso de fazer um feriadão e todo mundo festejar 3 anos consecutivos.

Aproveito para reiterar o que já escrevi neste blog, há tempos. O campeão sairá de uma lista composta por Brasil, Espanha, Argentina, Holanda e Inglaterra, não necessariamente nesta ordem de maior probabilidade.

Se houvesse uma “zebra”, improvável, apostaria na Costa do Marfim. Todavia a lesão do seu maior jogador – Drogba – irá reduzir um pouco as chances desta “zebra”.

Nenhum comentário: