![]() |
"O Grito do Ipiranga" - Pedro Américo de Figueiredo Mello (1888). |
Seria a famosa tela de Pedro Américo uma abstração pictórica? Uma licença poética com utilização de tintas e pinceis? Uma ficção criada desde atelier profissional? Ou foi inspirada em outra tela?
Seria possivelmente uma representação fiel, fidedigna, de fato testemunhado por pessoas idôneas, confiáveis, isentas, do gesto heroico?
Vejamos os fatos históricos, auditáveis, para me fixar em vocábulo da moda.
O primeiro fato, se confiável a Wikipédia, que já elidiria metade de minhas dúvidas, é que a "Proclamação" ocorreu em 7 de setembro de 1822. Portanto 21 anos antes do nascimento do celebrado artista polivalente, que nasceu em 29 de abril de 1843.
Logo, não estava naquela comitiva como se fora um pintor impressionista com interesses políticos internacionais.
A icônica tela é de 1888. Pedro Américo contaria então 45 anos de idade. Logo teria tido tempo para pesquisar, ouvir testemunhas oculares e com base em informações confiáveis foi para seu atelier e reproduziu em tela, manejando pinceis e utilizando tintas, a cena memorável da independência do Brasil.
Acho pouco provável e muito pouco fidedigno que alguém presente tivesse prestado atenção nas demais pessoas, também presentes ao ato, que pudessem municia-lo - a ele Pedro Américo - com informações precisas e tão detalhadas.
Resta a inspiração em outra obra, mexida aqui e ali, seja para disfarças o plágio, seja para tornar o momento mais verossímil. Fico com esta hipótese, a partir da informação obtida de que outro artista, um francês de nome François-René Moreaux, então radicado no Brasil, pintou sob encomenda o momento da proclamação de independência, e que colo abaixo.
Logo, se confiáveis as datas, Pedro Américo tinha um ano de idade quando Moreaux concluiu seu trabalho.
![]() |
"Proclamação da Independência" - François-René Moreaux - (1844) |
2 comentários:
A história do Brasil é prenhe de dúvidas.
Foi bom expulsar holandeses e franceses que tentaram aqui se instalar ?
Os holandeses foram expulsos do Brasil em 1654, As vitórias nas duas Batalhas de Guararapes (1648 e 1649) foram cruciais, culminando na rendição holandesa após o cerco de Recife.
Os franceses invadiram o Brasil em duas ocasiões, quando nosso país ainda estava na condição de colônia. Na primeira tentativa, os invasores se instalaram no Rio de Janeiro e formaram a França Antártica. Na segunda, eles tomaram para si terras do nordeste, mais precisamente no Maranhão, fundando assim, a França Equinocial.
Foi bom para nós a Proclamação da República ? Ou foi um golpe militar ? Teria sido melhor mantermos o regime monárquico?
Se há dúvida (procedente) sobre a pintura famosa, imagina então TUDO que está escrito na Biblia ..... o Novo Testamento foi escrito de 45 a 100 depois de Cristo, sobre a vida de Cristo - não tem como acreditar na veracidade das narrativas.
O Velho Testamento começou a ser escrito 1.500 anos antes de Cristo !!! Sem gravadores, fitas K7, pen drivers, celular, máquinas de escrever, sem Google pra traduzir as línguas, sem borracha, etc, etc... deve estar tudo errado, fantasiado.
participei certa vez de um dia de RH num hotel do Rio, e um dos exercícios fazia alguém contar uma história pra alguém, e cada um ia recontando para outra pessoa, num total de 12 pessoas. Vocês precisavam ver como a história chegou no 12º da fila !! Imagina, no caso do Novo Testamento, 45 anos depois começarem a escrever sobre JC ...
Mas vivemos de crenças, de fé. Parece que faz bem acreditar em algo.
Eu tenho minhas crenças, diametralmente opostas ao que está nos livros que me obrigaram a ler e estudar.
Postar um comentário