10 de setembro de 2025

Disciplina, foco, treinamento, precisão

A mim impressionou. Este povo há de ser respeitado. E  a postura do líder? Gestos teatrais? Caras e bocas?


Alguns dados sobre o país (fonte Google):

A China é uma nação muito populosa da Ásia Oriental cuja ampla paisagem abrange pradarias, desertos, montanhas, lagos, rios e mais de 14.000 km de litoral. A capital Pequim combina a arquitetura moderna com locais históricos, como o complexo de palácios da Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial. Xangai é um centro financeiro global repleto de arranha-céus. A emblemática Muralha da China corta a região norte do país de leste a oeste. ― Google

Capital: Pequim

Presidente: Xi Jinping

Idiomas oficiais: Mandarim, Putonghua

Governo: Estado unitário, Estado comunista, Estado socialista, Unipartidarismo

Área: 9.597.000 km²

População: 1,409 bilhão (2024) Banco Mundial


A capacidade de realização deste povo é invejável.

Eis um exemplo notório:


Esta é composta por 6.259 km de seções da muralha em si, 359 km de trincheiras e 2.232 km de barreiras defensivas naturais, como montanhas e rios. Outra pesquisa arqueológica descobriu que toda a muralha, com todos os seus ramos, mede 21.196 km.



Não estou manifestando sentimento de antiamericanismo, mas sim de "antitrumpismo".

Os EEUU, sob Trump,  caminham a passos largos para perder a posição de maior potência econômica e militar do planeta. 😢😢😢

Dando asas a sua natureza belicosa vai ao extremo de alterar o nome do ministério responsável pela defesa nacional, que passou se chamar "Ministério da Guerra."

O tamanho do orçamento americano para a Defesa, agora Guerra, atinge 1 trilhão de dólares, o equivalente a metade de nosso PIB.

Na contramão do Brasil, por exemplo, que trocou o nome de antigo Ministério da Guerra para o atual Ministério da Defesa, alterando uma tradição de anos entregando a civil o comando da pasta.



3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Em pesquisa realizada aqui no Brasil, causou espécie o fato de que nós brasileiros acharmos o governo norte-americano ser mais autoritário do que o chines.
Vejam em:
https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2025/09/7243686-entre-eua-e-china-qual-pais-o-brasileiro-acha-mais-autoritario.htm

Jorge Carrano disse...

Nem em meus pesadelos tal situação se revelou. Efeito Trump.

RIVA disse...

"A capacidade de realização deste povo é invejável." - do post.

Claro que é - sob o chicote de um regime totalitário.

Mas.......outro dia vi um nativo chinês ser entrevistado, onde afirma que apesar de "tudo", estão felizes com os benefícios que vêm sendo alcançados aos poucos , por cada vez mais famílias, em infraestrutura, saúde, educação, inovação.

Enquanto isso, o Rio de Janeiro em guerra civil, e Brasília julgando um "conto da Carochinha".

" In FUX we trust"