18 de outubro de 2020

DESEJOS REVISADOS

 


Por

Ana Maria Carrano




Lendo o comentário* do Riva no post "Natureza II", especialmente o rol dos lugares a serem visitados no pós pandemia, lembrei da lista que elaborei há uns 10 ou 12 anos, contendo as coisas que gostaria de fazer antes de morrer.

Claro que tinha assistido o filme "Antes de partir" que me impactou com o tema e com a magnífica atuação dos protagonistas. 

Jack Nicholson e Morgan Freeman são dois atores excepcionais e o filme aborda a relação de dois homens unidos pelo mesmo veredicto de uma doença terminal.

Duas pessoas com temperamento e estilo de vida opostos que são compelidos a dividir o mesmo quarto no hospital.

O personagem do Nicholson é um milionário dono inclusive do Hospital onde estão internados. Para manter sua fama de administrador exigente e imparcial, resolveu  criar uma regra que ninguém receberia atendimento diferenciado no nosocômio de sua propriedade. Com isso foi colocado no mesmo espaço que um mecânico com padrão econômico muito diferente do seu.

O filme aborda o início de relação complicado entre um homem prepotente e um um cidadão comum. 

É este que se distrai elaborando uma lista de desejos que atrai a atenção do companheiro de quarto que propõe que embarquem juntos na aventura.

Naquela ocasião (o filme é de 2007), eu estava ainda em revisão do  tratamento da neoplasia que tive em 1999. A identificação com os personagens e a compreensão que tinha algumas coisas que gostaria ter feito e não fizera até aquela data, me motivaram a elaborar uma relação  do que desejava fazer antes de partir.

Não acho necessário reproduzir aqui a tal listinha, porque a importância de cada item é muito pessoal e emocional.

Eram eventos referentes a relacionamentos pessoais e religiosos, tipo rever uma amiga distante e conhecer a réplica da última casa de Santa Maria, mãe de Jesus, na cidade de Natividade - RJ.

Tudo coerente com meu modo de viver, conforme citei em um comentário.

Mais de 10 anos se passaram e o comentário do Riva me fez recordar que tenho ainda uns 3 itens pendentes.

Acho que vou refrescar a lista e realizar cada um dos desejos assim que puder.

 


Nota da redação: * o comentário citado pela autora está em

https://jorgecarrano.blogspot.com/2020/10/natureza-ii.html?showComment=1602611664543#c6474890163590726546

9 comentários:

Jorge Carrano disse...


Não consigo reprimir o chiste: vai me deixar como herdeiro universal?

Este seria um desejo a ser revisado?

Jorge Carrano disse...


Não assisti ao filme, mas se tiver no menu do NetFlix vou assistir.

Ana Maria disse...

Creio que tem na Netflix sim. Vale a pena.

Jorge Carrano disse...


Wanda disse que assistiu, duas vezes, na "Sessão da tarde".

Gostou.

Claudia C Almeida disse...

Uma lista de desejos devia ser obrigatória. Até me inspirou.
Acho que a Sra. deve se dedicar a realizá-los.

Ana Maria disse...

Sim. Depois que assisti a palestra da filósofa Lúcia Helena Brandão, me convenci que deveríamos, desde crianças, a aprender a sonhar, projetar e até fantasiar. A lista é um guia para isso.
Pelo menos é o que acho.

Riva disse...

Boa tarde a todas(os). Desculpem a ausência por tanto tempo. Estava em Friburgo e não sei porque, pouco acionava a internet, apenas para as reuniões obrigatórias do Home Office. O restante do dia era dedicado a jiboiar sem acessar a internet ... livros, whisky, Sky, muita música, muita comida caseira da Mariquinha.

Voltamos para Nikity no sábado à tarde, e almoçamos com nosso caçula aki em casa, mantendo os protocolos possíveis.

Que legal saber que a lista de pendências/desejos desperta e motiva. Freddy também estava sempre mencionando a dele em nossos encontros, também concordo que devemos desde crianças aprender a sonhar, fantasiar e buscar realizar.

Tem uma série no YouTube chamada SAILING AROUND THE WORLD de um casal que jogou tudo para o alto para viver por aí num veleiro, aprendendo TUDO desde o início, saíram literalmente do zero em experiência no assunto ... muita coragem e determinação.

Adoro ler sobre essas conquistas pessoais, a incerteza, os tropeços e as vitórias de cada um. A vida é feita dessa maneira.

Well, não sei até quando ficaremos em Niterói. Vou ver o restante dos posts.

Bjs e Abraços



Jorge Carrano disse...


Bem-vindo de volta.

Abração

Ana Maria disse...

Ainda não comecei a assistir a série que você recomendou. Está na fila.
Mas já me choquei /assustei com o dilema das redes. Nada que surpreenda, mas confirmar é dose pra elefante.