30 de outubro de 2020

NATUREZA III






Calanches de Piana


Calanches de Piana é uma formação geológica em forma de vale profundo com lados inclinados, sendo parte submerso pela água, como se fosse um fiorde mediterrânico. Situado na costa oeste da Córsega, em Piana, entre Ajaccio e Calvi, no Golfo de Porto. Faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1983.




Barberino Val d'Elsa, região do Chianti, Itália

Salpicadas entre os carvalhos, oliveiras, ciprestes e vinhedos bem cuidados das colinas da região do Chianti, há cidades amuralhadas que têm histórias as mais variadas. Barberino Val d'Elsa é rica tanto em arquitetura medieval quanto em arquitetura renascentista, o que condiz com um lugar que já foi residência de membros importantes da nobreza florentina. A estrutura de pedra que vemos na foto é a capela de San Michele Arcangelo, construída em 1597, e uma réplica em escala 1:8 da cúpula da catedral de Florença. Ela foi erigida para marcar o que aqui jazia antes: o antigo castelo de Semifonte e o povoado homônimo, totalmente arrasados em 1202 pelas forças florentinas.






Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continentes já estavam relativamente dispostos como estão hoje. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos. A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 20% da cobertura vegetal original.

Vista aérea da floresta de manguezais, Ilha de Siargao, Filipinas
A ilha de Siargao é conhecida como um dos melhores locais para surfe nas Filipinas. Ela está situada em uma área ideal, onde os ventos e as ondas são fortes. Mas a ilha não recebeu o nome por causa das ondas prodigiosas, em vez disso é a Premna odorata que recebe as honras. No idioma local, esse tipo de manguezal é chamado de siargaw (ou saliargaw) e a ilha de Siargao possui uma das maiores florestas de manguezais na área de Mindanao. A imagem mostra uma vista aérea desses bosques. Dentro dos densos matagais, alguns dos maiores répteis do mundo vagam: o crocodilo-de-água-salgada do Oceano Indo-Pacífico. Um deles, com quase 4,5 metros de comprimento, foi encontrado na Ilha de Siargao em 2016.

2 comentários:

Riva disse...

Gosto muito da série O MUNDO VISTO DE CIMA e BRASIL VISTO DE CIMA, mas como o próprio nome diz, atenção, é visto de cima.

As fotos acima do post são quase todas vistas de cima, e esse é um detalhe que sempre levo em consideração quando viajo, pois muitas coisas belíssimas (a maioria) do nosso lindo Planeta Azul só podem ter sua beleza admirada quando vistas de cima.

Grand Canyon, por exemplo ... lá estivemos em 2013. Fizemos 2 sobrevoos de helicóptero e admiramos o despenhadeiro na famosa Skywalk, aquela passarela de vidro a 1.200 m de altura. Espetacular. Mas observar o Grand Canyon horizontalmente não impressiona muito, depende do local e do campo visual.

E assim, muitos locais, muitos mesmo. A Cappadocia é muito linda - um dos meus filhos esteve lá - e vista de um balão é desbundante.

Ao mesmo tempo tem lugares que são belíssimos numa visão horizontal. Dos que conhecemos, posso citar Paris, Lake Tahoe, Las Vegas, Verona, Amsterdam.

PS : Trump

Jorge Carrano disse...


Como já informei alhures as imagens são pinçadas no meu notebook, modelo Essentials, da Samsung.

Quando ligo aparecem imagens que se alternam em intervalos mais ou menos regulares.