21 de maio de 2017

COMO CONFIAR?

Como confiar nos produtos de um empresa que precisa gastar 500 milhões de reais em propinas, comprando o beneplácito de parlamentares e outros exercentes de cargos públicos relevantes, para crescer e/ou posicionar seus produtos no mercado?

Será que a Nestlé precisa comprar políticos e funcionários públicos para ter o êxito que tem com seus produtos, líderes de vendas e de qualidade comprovada e respeitada?

E a Johnson&Johnson, precisa pagar propinas para que seus produtos tenham a respeitabilidade que têm?

Claro que não! Elas têm produtos de qualidade e operam respeitando as leis em todos os países em que operam. Por isso crescem e são líderes de vendas.

Já este grupo (ou quadrilha?) JBS precisa, declarada e assumidamente por seu principal executivo e acionista, comprar omissão, silêncio e/ou colaboração ativa de autoridades públicas.

Não quero e não vou discutir a prevaricação do presidente Temer, ou a autenticidade da gravação clandestina.

O fato, este inconteste, porque admitido pelo autor dos crimes, é que a empresa que fabrica as carnes da marca FRIBOI, e também os produtos SEARA, para se livrar de fiscalização ou obter vantagens ilícitas e empréstimos de alto risco de bancos públicos, precisa comprar autoridades.

É desleal, é crime. Se não compro produtos de vendedores ambulantes, chamados camelôs, porque acho que estaria alimentando roubo de cargas ou contrabando, origem da maioria dos produtos que vendem, como vou comprar produtos de uma empresa, com CNPJ e endereço fixo, que teme a fiscalização sanitária e cujos executivos não arriscam seu dinheiro no crescimento e expansão dos negócios, e sim dinheiro meu e seu, via BNDES.

Você há de dizer, mas como? Este não é o papel do BNDES, financiar projetos?

Claro que é, mas não privilegiar esta ou aquela empresa em troca de vantagem pecuniária ou tráfico de influência. Entre outras coisas é concorrência desleal. 

Por fim, a julgar pelos relatos dos vários e constantes encontros, secretos ou agendados, com autoridades, penso como o principal executivo encontrava tempo para gerir seus negócios?

Ele não fazia outra coisa na vida senão fazer repasses de propina, abrir contas no exterior para manter dinheiro a disposição de partidos políticos e/ou governantes.

E esta montanha de dinheiro - meio bilhão de reais - vinha de onde? Do BNDES. Meu dinheiro, seu dinheiro. Para comprar  políticos - quase 2.000 - os lucros operacionais não eram suficientes. Este é o meu raciocínio.

O país está bem podre. Políticos corruptos, empresários, tais como os Odebrecht, os Batista - tanto os da JBS quanto o Eike - declaradamente corruptores; parlamentares corruptos, membros do Judiciário corruptos ou corruptíveis.

Ligações obscuras ou perigosas, um mar de lama.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

A história registra:

Pedro Collor, em uma entrevista, acabou por provocar a queda do irmão Fernando da presidência da República.

Roberto Jefferson acabou por dar ensejo ao processo do mensalão.

Os Odebrecht, Emílio e Marcelo, acusam, em delação, Lula e Dilma.

Joesley Batista, cara de pau maior, relata em delação a podridão nas entranhas dos governos, desde Lula.

Não por outra razão tenho saudades dos governos militares. Algum general enriqueceu? Seus filhos enriqueceram? E suas equipes de governo? Tinha cabeças de bagre, mas tinha notáveis. Ladrões do erário? Nenhum denunciado, investigado e preso por corrupçao ativa ou passiva.

Maria Cecilia disse...

Sim. Mais uma vez a esquerda brasileira fazendo propaganda da Ordem e Progresso.
É eles mostrarem quem são e o povo pede socorro aos militares.

RC disse...

E esses acordos que os Batistas conseguiram com a justiça. Põe leniência nisso! Um absurdo eles estarem passeando em NY.

Jorge Carrano disse...

O inescrupuloso empresário (?) tem um apartamento de luxo em NY, na Ilha de Manhattan, num dos últimos andares do luxuoso Baccarat Residence, perto da Quinta Avenida, no coração da Big Apple.

Jorge Carrano disse...

Vinte por cento é muito pouco.

As benesses pela delação e pelo acordo de leniência foram muito magnânimos.

http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/bovespa-cotacao-em-22052017.ghtml

Quero vê-los obrigados a opção pela recuperação judicial (antiga falência).

Jorge Carrano disse...

As últimas notícias dão conta de que as ações da JBS despencaram 30%.

http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/acao-da-jbs-despenca-nesta-segunda-bovespa-fecha-em-queda.ghtml

Jorge Carrano disse...

Leiam a opinião da advogada Janaína Paschoal sobre o Joesley e seus cúmplices.

http://www.folhapolitica.org/2017/05/se-este-pais-fosse-serio-todos-esses.html?m=1

(selecione e cole na barra de seu navegador)

Jorge Carrano disse...

A campanha vem ganhando adesões a cada dia. Agora é a cunhada do Temer. Pouco se me dá se ele tem interesse pessoal por causa do cunhado.

https://oglobo.globo.com/brasil/cunhada-de-temer-adere-campanha-de-boicote-jbs-nas-redes-sociais-21381209