10 de maio de 2017

IMPERDÍVEL




Está aberta ao público, até agosto, uma mostra sobre o Santo Guerreiro, no museu Janete Costa, em Niterói, que funciona num antigo casarão do século XIX, que por si só já é uma relíquia arquitetônica.






Interior
Imperdível para os que cultuam arte popular, independentemente de religião. Arte popular é a vocação e objetivo do supracitado museu, que fica na Rua Presidente Domiciano, 178 , no Ingá.

Funciona de terça a domingo, sempre no horário entre 10 e 18 horas, e a entrada é franca. Na recepção há um livro de visitantes. Fui visitar no domingo passado, dia 7 de maio. em companhia de minha mulher e meu primogênito.

Numa visita guiada, e ao longo dos dois pisos, o visitante pode apreciar  87 peças, entre esculturas, pinturas e gravuras, além de 4 instalações.






O santo, que é padroeiro de vários países e cidades ao redor do mundo, nesta exposição  é mostrado nos aspectos religiosos do catolicismo, da umbanda e do candomblé.

Como é presença obrigatória nos bares Brasil afora, uma das instalações é um botequim clássico.

Se eu fosse você não perderia esta oportunidade de conhecer trabalhos de artesãos, em especial nordestinos, que são capazes de extrair os excessos de troncos ou pedaços de  madeira, deixando apenas, ao final do trabalho, a imagem do santo ou orixá.

Como nesta maravilhosa obra abaixo. Uma peça inteira, exceto a lança. E uma outra leitura de outro artesão.
















O mais notável, ou curioso, se preferir, é a leitura que cada um dos artistas faz da clássica imagem do santo combatendo o dragão.

São representações  muito pessoais, fantasiosas, alegóricas ou oníricas, mas sempre fieis a imagem do santo guerreiro, tal como a conhecemos desde a infância, quando olhávamos para a lua cheia.
  
Retratado na lua

Outras peças expostas:


















Procissão


Nota do autor:

http://culturaniteroi.com.br/blog/?id=2807&equ=janete


2 comentários:

GUSMÃO disse...

Salve Jorge!!!

Jorge Carrano disse...

E defronte fica o Solar do Jambeiro, que deve ser visitado, por quem ainda não conhece.