9 de maio de 2017

A parte da juventude que nos faz otimistas

Eles são, infelizmente, poucos. Mas são valorosos. São persistentes, têm determinação e garra para ultrapassar obstáculos e barreiras.

Barreiras financeiras e obstáculos burocráticos.

Usam o cérebro de forma positiva. Usam a engenhosidade para desenvolvimento técnico e científico, em benefício próprio, claro, mas também do país.

Seis jovens cariocas, estudantes do ensino médio conheceram-se em maratonas e olimpíadas de matemática e resolveram formar um time – forte – para representar o Brasil em competições internacionais.

Individualmente já eram laureados, vitoriosos, e em equipe fizeram bonito no The Harvard-MIT Mathematics Tournaments, que vem a ser um torneio de matemática promovido pela festejada universidade de Harvard em parceria com o Massachusetts Institute of Technology, uma das mais respeitadas instituições de ensino do planeta.

A barreira financeira superaram  através de uma campanha de ajuda on-line para pagar as despesas de viagem para Boston, nos USA, onde seria realizada a competição. E, ainda bem, na internet conseguiram o valor necessário e suficiente.

Seus nomes: Juan de Araújo, Felipe Chen Wu, Rodrigo Ribeiro da Silva, Mark Helman, João Pedro Carvalho e Antonio Alves.



Outra equipe de jovens, estes moradores e estudantes de São Gonçalo, isto mesmo, do vizinho município, alunos do Colégio Santa Therezinha um dos mais antigos da cidade, também brilharam em competição de modelos de veículos de transporte em terreno de outros planetas, promovido pela NASA.

Também por falta de recursos financeiros para a viagem quase não participaram. Mas numa cotização eletrônica (viva a internet), conseguiram, ainda bem, o numerário suficiente.

Eram 100 equipes representando 8 países, e nosso time  voltou trazendo nas mochilas 2 dos 10 prêmios em disputa.



Os spacetroopers: Nathália Pires Rafaela Bastos, Larissa Perrone, Alexandre Rodrigues, Fellipe Franco e Yago Dutra.

Parabéns!!!

6 comentários:

Márcia de Carvalho Santos disse...

Havia lido e também chamou minha atenção .
Em meio a tantas notícias desanimadoras neste país , a tantos maus exemplos na mídia - nossos líderes supremos sem ética , e na TV há tantos anos os programas denegrindo a moral e valorizando os maus costumes ; em meio aos hábitos familiares e escolares modernos de ausência de limites , ao apoio irrestrito por pais no uso de celulares, computadores e jogos eletronicos de violencia e vocabulário de baixo nível; e em meio ainda à violência sem sentido no mundo , e ao avanço das relações "odientas" - como disse Fernada Tôrres - não é à toa que nos surpreende este tipo de matéria sôbre 2 equipes de jovens estudantes brasileiros, sem apoio financeiro adequado , que se destacaram em 2 torneios internacionais estudantis, promovidos pelo MIT/HARVARD sobre Matemática e outro pela Nasa .
Alento, motivação e esperança a nós que torcemos pelo futuro dos nossos jovens !
Parabéns por divulgar, Jorge, e possibilitar que outros jovens se motivem e que outros idosos como nós sorriam e iluminem um pouco a alma !

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Márcia, pela visita virtual e pelo comentário.

Márcia de Carvalho Santos disse...

Sou eu quem agradece pela leitura deste seu texto bem escrito !

GUSMÃO disse...

Os jornais e noticiários televisivos deveriam dar mais espaço para estas notícias.

Bons exemplos devem ser divulgados com destaque.

Educação é o único caminho seguro que leva ao progresso.

Riva disse...

Show de bola mesmo.

Ontem tomei conhecimento de um fantástico projeto da NASA, em Houston, com humanóides experimentais, cuja robótica tem brasileiros envolvidos em seu projeto e desenvolvimento. Vi o filme também.

O projeto é enviar à Marte humanóides para a construção da base que vai receber os primeiros seres humanos.

Jorge Carrano disse...

Riva,
A situação no país está tão grave que estou pensando em me inscrever como voluntário para ir com humanoides preparar a base em Marte (rsrsrs).

Lá deve estar melhor, porque o homem ainda não conspurcou a planeta (rsrsrs).