13 de janeiro de 2017

Melhor jogador do mundo


O nome do troféu é inadequado: The Best.

Alguém tem dúvida de que “the best” jogador em atividade se chama Messi? O que poderíamos aceitar é que o Cristiano Ronaldo, por sinal muito bom jogador, na temporada passada teve melhor desempenho e melhores resultados. 

Por seus méritos e porque o Messi teve problemas de contusões. Mas CR7 não é o melhor jogador na atualidade.

Este título já foi, sem questionamentos, de Pelé e de Maradona. Já foi de Zizinho, de Di Stefano, de Puskas. Opinião pessoal.


O Cristiano Ronaldo contou, além de seus méritos, com os problemas enfrentados pelo Messi. Assim como o Leicester conquistou a Premier League, em boa parte, pela péssima temporada do Chelsea, do Manchester United, do Arsenal (que acabou vice) e Manchester City.

Ou alguém pode achar que se estes grandes clubes citados tivessem apresentado o futebol costumeiro e que deles se espera pelos elencos que possuem, o Leicester, não obstante a temporada muito boa, teria sido campeão?

O Arsenal, por exemplo, ganhou do Leicester no turno e no returno, mas perdeu outros jogos incríveis em seu próprio estádio.

Comparar jogadores de estilos distintos e, pior ainda, de épocas diferentes do futebol, é impróprio. A rotação, a velocidade do jogo mudou muito ao longo dos anos.

Vocês podem imaginar Didi correndo em campo para alcançar uma bola? No dizer poético e assertivo de Nelson Rodrigues ele desfilava em campo como se fora um príncipe etíope arrastando seu manto. E nos encantando com sua genialidade, seu passe perfeito, sua folha seca.

Garrincha, um dos fora de série do futebol, hoje, com toda a tecnologia a disposição das comissões técnicas, com vídeos, tabelas, estatísticas, conseguiria driblar sempre do mesmo jeito e ainda assim superar seus marcadores?

Será que um cabeça de bagre qualquer (um “joão”, como diria o próprio Garrincha), pela exaustiva repetição de vídeos, os treinamentos com divisão do campo em quadrantes, tendo cada jogador um espaço delimitado de atuação, não conseguiria deter o das pernas tortas?

Atualmente os goleiros dispõem de estatística (e vídeos) de como cada jogador costuma cobrar suas penalidades. E vice versa, com cada atacante sabendo para que lado se atira o goleiro habitualmente.

Tentei, por diversão, montar mentalmente uma seleção de meus sonhos, com todos os jogadores brasileiros e estrangeiros que vi atuar. De 1947 (tinha 7 anos de idade) para cá.

O resultado, difícil, não daria liga. Muito provavelmente um adversário com dois cabeças de área raçudos e de alguma técnica e laterais com fôlego para apoiar e recuar em velocidade para marcar, poderia anular meu time.

Ficaríamos dependendo de um lampejo, de uma jogada individual, do improviso, da genialidade de algum dos atacantes ou do meia armador que encontrou o espaço para enfiar uma bola para o goleador.

Assim como fez o Gerson encontrando o Pelé em condições de dominar no peito e marcar um golaço. Naquele lance especificamente, quem foi o melhor? (se você não sabe de que lance me refiro está no blog errado).

Brincadeirinha, acesse o link a seguir e assista a dois mestres jogando bola.







7 comentários:

Ana Maria disse...

Não entendo de futebol, mas gosto de lógica. Corrija-me se estiver errada. O prêmio é anual? Refere-se ao melhor do ano? Messi está com problemas e não rendeu o que pode render? Quem esteve bem em toda temporada?
Numa corrida de fórmula um, se um piloto está com 10 minutos de vantagem , acaba o combustível, e a entrada no box o deixa em terceiro lugar ele não será o vencedor, mesmo que tenha mais qualidade que os adversários.
Conforme-se o lusitano mereceu.

Jorge Carrano disse...

Insisto. O Cristiano Ronaldo é um bom jogador. Mas não é o melhor da atualidade. Messi é melhor.
Mas como você mencionou, o prêmio é anual. E na temporada passada o RC7 esteve melhor no conjunto da obra.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Se você fizer uma pesquisa no blog, vai verificar quantas referências elogiosas já fiz ao português.
Acompanho o futebol dele desde os tempos do Manchester United, da Inglaterra.

Para pesquisa coloque o nome do portuga na janelinha de busca, ao alto, à esquerda, em qualuer postagem.

Riva disse...

Estou com a lógica da Ana Maria .... aliás, está melhor, Ana ? Espero que tudo esteja indo bem com vc.

Aki em casa continua complicado. Hoje levei a MV para uma ressonância. O exame que vai atestar a evolução da consolidação da fratura será somente daqui a 2 semanas. Enquanto isso, não tem jeito. Não fazer nada e repousar. Andar só com as muletas.

O prêmio é anual, por temporada européia. Zé finí ..... o lusitano teve uma melhor performance. Não gosto nem dele nem do tipo de futebol que ele joga.

Messi é infinitamente mais jogador. Mas em 2016 .... os números infelizmente é que determinam performance. Indicadores .... bah !! rsrsrs

Ana Maria disse...

Estou melhor Riva. Já dando passos com andador, visto que tenho lesão no joelho anterior a fratura.
Sei bem o que a sua esposa está passando e espero que sua recuperação seja rápida.
Grata pelo interesse e pelas palavras de apoio.

Freddy disse...

Eu posso não estar escrevendo por motivos diversos, mas saibam que no canto de minha memória mantenho um espaço de oração permanente pela recuperação de Ana Maria e de Isa.

Ana Maria disse...

Vc também está em minhas intenções nas minhas preces, Freddy.
Grata pelas orações.