11 de janeiro de 2017

Minha estante - William Shakspeare ou Bernard Shaw ?


Shaw or Shakespeare ?  “That is the question”, responderia parafraseando um personagem criado pelo segundo.

Uma das mais famosas frases da literatura universal, e repetida ad nauseam com viés filosófico, encontra-se no terceiro ato, na primeira cena de “A tragédia de Hamlet”.

Minha preferida é “Meu reino por uma cavalo” , porque nas circunstâncias era o que diria um monarca guerreiro, combativo. Ricardo III, na batalha de Bosworth, vencida pelo conde de Richmond. Essa batalha determinaria o novo soberano da Inglaterra.

Vou confessando minha preferência por Shaw e não é porque somos xarás. Apesar de admirar profundamente a obra de William Shakspeare, gosto um pouquinho mais de George Bernard Shaw.

Shaw
Shakespeare










Por que? Talvez pela irreverência e pela capacidade de satirizar com fina ironia. Não, não é isso. Talvez o espírito contestador mais agudo, mais militante.

Admiro pessoas que lutam por seus ideais. Mesmo que, por vezes, discorde deles.

Ambos nasceram no Reino Unido, eis que quando Shaw nasceu a atual República da Irlanda ainda pertencia ao Reino Unido.

Tive a oportunidade de conhecer Stratford-upon-Avon, cidade onde nasceu e morreu Shakespeare, razão pela qual ele é cognominado “Bardo de Avon”.


Casa onde morou Shakespeare.
Minha mulher está à esquerda, olhando para a câmera.

Rua principal de Stratford
Pequena, simpática e acolhedora, sempre repleta de turistas como eu, e que fica, claro, às margens do rio Avon.


O blog manager às margens do Avon
Quem não leu Bernard Shaw e William Shakespeare, que me perdoe, mas sua experiência literária está empobrecida. E de nada adianta proclamar que escreve bastante e bem, porque devemos nos orgulhar do que lemos e não do que escrevemos, já agora parafraseando outro muito bom escritor, mais moderno e aqui de nosso continente mesmo - Jorge Luiz Borges.

Olha o nome Jorge de novo batizando um grande autor.

Os livros de Shakespeare mais conhecidos e citados são “Romeu e Julieta”, “Otelo”, “Hamlet” e “Rei Lear”, mas em sua vasta obra encontramos outras igualmente notáveis envolvendo personagens históricos, como Ricardo III.






Até o ano de 2015, Bernard Shaw era a única pessoa que havia conquistado dois prêmios cobiçados: o Oscar e o Nobel. Em 2016, tendo sido laureado com o Nobel de Literatura, o cantor Bob Dylan agora se igualou ao dramaturgo, pois já havia conquistado um Oscar.

Clássicos de Shaw:





Imagens obtidas no Google, exceto as fotos da cidade de Stratford-upon-Avon, com a casa do bardo e o rio Avon.


5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Assistam a esta matéria. São Paulo é outro "pais" mesmo.
Enquanto aqui as biblioecas fecham, lá ampliam o tempo de atendimento aos leitores.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/emprestimos-na-mario-de-andrade-dobram-depois-que-biblioteca-passou-a-funcionar-24-horas.ghtml

Ana Maria disse...

Sou mais Shakespeare. Gosto de Shaw tanto quanto de uma dezena de outros escritores.
Tenho as obras completas do Bardo de Avon e não me canso de reler. Ele ganha na qualidade e na quantidade de obras marcantes.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Não é porque assisti ao filme Anonymous, há alguns anos. Mas gostaria de saber um pouco mais sobre as ligações dele com a dinastia Tudor.
Em especial seu vínculo com Elizabeth I, última soberana desta casa.
Será que ele colocava a pena a serviço de interesses e conveniências pessoais?

Ana Maria disse...

Apesar de discordar da posição ideológica e, consequentemente política do Chico Buarque, não tenho como negar a qualidade de seu trabalho como letrista.
Por isso não me interesso pelas convicções ou comprometimento do Shakespeare.
Lembro de uma frase do Dom Hélder Câmara sobre Carlos Lacerda: "ele é uma inteligência á serviço do mal" Certo. Pena não estar do nosso lado.

Jorge Carrano disse...

Ficou fora do ar por alguns momentos para correção do nome do Bill Shakespeare, alertado que fui pelo Paulo March, também conhecido com Riva.