28 de janeiro de 2017

Esta é uma boa parábola ?


Na metade de uma aula em uma universidade, um dos alunos, inesperadamente perguntou ao professor:

- você sabe como se capturam os porcos selvagens?



O professor achou que era uma piada e esperava uma resposta engraçada. O jovem respondeu que não era uma piada, e com seriedade começou sua dissertação:

- você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e puxando um pouco de milho no chão.

Os porcos vêm diariamente a comer o milho de grátis.



Quando se acostumam a vir diariamente, você constrói uma cerca ao lado do local onde eles se acostumaram a vir. Quando se acostumam com a cerca, eles voltam para comer o milho e você constrói outro lado da cerca...


Eles voltam a acostumar-se e voltam a comer. Você vai pouco a pouco até instalar os quatro lados do cercado em torno dos porcos, no final instala uma porta no último lado. Os porcos já estão habituados ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. É aí quando você fecha o portão e captura a todo o grupo.

Simples assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles começam a correr em círculos dentro da cerca, mas já estão sujeitos. Depois, começam a comer o milho fácil e gratuito. Ficam tão acostumados a isso que esquecem como caçar por si mesmos, e por isso aceitam a escravidão; mais ainda, mostram-se gratos com os seus captores e por gerações vão felizes ao matadouro.


O jovem comentou com o professor que era exatamente isso que eu via acontecer no seu país, no seu estado, em sua cidade, no seu povo.

Onde governos ditatoriais, escondidos sob o manto "Democrático", Lhes esteve jogando milho gratuito pelo tempo suficiente para alcançar a mansidão sistemática.

Cada novo " Governo Salvador " disfarçando em programas de ajuda suas esmolas, dá dinheiro, missões, planos, remissão, leis de " Protecção ", Subsídios para qualquer coisa, expropriações indevidas, programas de "Bem-estar social", Festas, feiras ou festivais, uniformes, úteis, transporte "Grátis", G R A T I S!

Toda essa gratuidade que nos oferecem os governantes e cheia de felicidade para um povo acostumado com as migalhas do milho fácil e gratuito, roubam-nos a capacidade de ser críticos pensantes e pessoas empreendedoras.

No entanto, claro que nada nos saiu de graça. "Não existe almoço grátis".

Notas do editor:
1) Recebi por e-mail, e o remetente pinçou no Facebook. O autor do texto (???) pediu compartilhamento.
2) Publicado ipsis litteris.
3) Faça sua analogia.

7 comentários:

Ana Maria disse...

Acho que o texto dispensa comentários, quando muito, enseja desabafos dos brasileiros.
Certa vez comentei aqui neste espaço que, o que mais me revoltava no governo petista, era manobrar para retirar a dignidade do povo.
Um número absurdo de jovens não estudam e nem trabalham, famílias vivem acomodadas com renda do bolsas sem nenhuma contrapartida e sem programas de capacitação.
Respeito o livre arbítrio e portanto se o indivíduo saudável e capaz não gosta de trabalhar, acho aceitável. Viva de biscates, mas dentro da lei. Não cabe a nós o sustento do estilo de vida deles.

Riva sem esperanças disse...

Essa história é muito parecida com a dos macaquinhos na jaula, sobre PARADIGMAS - fácil de encontrar na web. A estratégia é aplicada em várias situações, cenários, e funciona tranquilamente, com humanos e animais "irracionais".

Guardadas as devidas proporções, por aqui estamos caminhando para acharmos que é normal roubar e matar. Estamos como os siris na lata sendo aquecida, lentamente.

PS: não é exagero, acho isso mesmo ! E nem comecei os trabalhos etílicos do sábado.

Jorge Carrano disse...

Nem sempre as coisas terminam em futebol por aqui. Também terminam em basquete.
O Vasco vence os urubus, pela terceira vez consecutiva.

http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2017/01/sem-torcida-vasco-cresce-no-segundo-tempo-e-bate-o-flamengo-em-classico.html

Riva disse...

..... mas no futebol ..... escapou de uma goleada histórica !

Engraçado porque o placar não diz o que foi o jogo. Com tantas falhas defensivas e ofensivas dos 2 times, o jogo poderia ser 2x2, 3x3, 2x1, 3x2 .... mas não foi. Assim é o futebol.

Freddy disse...

Início "promissor":
Corinthians 4 x 1 Vasco
Fluminense 3 x 0 Vasco
Contra River Plate e Barcelona de Guayaquil não conta.

É a realidade vascaína que Eurico não quer ver.
Diria que temos sorte disso estar acontecendo no início do ano, quando ainda dá tempo de rever os conceitos e conseguir algo melhor para o elenco que joga de bengalas. Quem sabe num campeonato senior o Vasco não se daria bem?

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Acho que nem num eventual campeonato da categoria senior o Vasco se daria abem. Tem no time gente que já morreu e não foi enterrado. Por exemplo? Anderson Luiz de Carvalho

Freddy disse...

Vai ser mais um ano de sofrimento.
Gangorra.
Sobe, desce,sobe, desce...