6 de janeiro de 2017

ESTÁ DEMAIS …...




Por 
RIVA





A cada dia que passa vou ficando mais e mais preocupado. Muitas notícias de assaltos, assassinatos, violência de todas as maneiras, com muita crueldade, o Estado assistindo e sem nenhuma estrtaégia proativa, a Maldade se organizando e se federalizando, o que é mais assustador.

Sempre fui muito observador, detalhista ao extremo, e isso para mim tem sido muito ruim, porque percebo coisas que muitos não percebem, e acham que estou exagerando. Tudo me incomoda, está demais.

Calor abrasador, meio-dia (tem hífen, Profª Rachel ?), 3 catamarãs novos com ar condicionado parados e nos colocam naquela p.......... de catamarã sem sequer ventilação forçada ! Comecei a fazer um discurso para o vento, enaltecendo a geração do meu pai (sabem porque, certo ? ), e a maioria me olhando como se eu fosse um ET.

Hoje cedo, ouvindo a CBN RJ como sempre, o Jabor me arrasa totalmente, mencionando uma frase do antropólogo belga Claude Lévi-Strauss : “Vamos passar da barbárie à decadência, sem conhecer o que é civilização”. E finaliza temendo que isso se realize no Brasil. Não falo no mundo, porque existem centenas de lugares civilizados no lindo Planeta Azul. Falo do Brasil mesmo.

Mudei meus hábitos radicalmente. Não saio mais de carro (só de táxi ou Uber), raramente utilizo a motocicleta, evito 99% saídas à noite, ando com o mínimo necessário em termos de documentos e outros apetrechos, ou seja, não sou mais eu.

Um dos meus filhos trabalha na Tôrre Rio Sul, um lugar bonito, diferenciado. Pois bem ; para voltar diariamente para casa tem que selecionar com muita calma o ônibus a pegar, porque muitos têm vindo de Copacabana com gangs dentro, que, ou descem do ônibus para assaltar quem está no ponto do ônibus, ou atacam as pessoas que sobem nesse ponto do Rio Sul. E isso quase diariamente ! Sem qualquer tipo de repreensão ! Não pode ter/usar um celular melhor, um relógio bacana, não pode carregar seus documentos normalmente, enfim, está a ponto de voltar todos os dias de táxi do trabalho até a Pça.XV.

Semana passada conheci uma pessoa que se especializou na transferência legal de famílias inteiras para Portugal. Em 2016 ele levou 26 famílias para residir em definitivo por lá. Eu conheço 6 casais que saíram desse inferno aqui, com destinos diversos : Escócia, Canadá, Austrália, Espanha e  Estados Unidos.

Essa semana encontrei um amigo no catamarã ( 65 anos de idade) que disse estar indo para Portugal em definitivo, pois a filha está criada, a sogra faleceu recentemente, e nada mais o prende aqui para os anos que lhe restam. Vai comprar uma residência nos arredores de Cascais ainda nesse 1º semestre de 2017. Conhece bem o local, pois passa por lá todos os anos, onde aluga um apartamento por 1 a 2 meses, vivendo o dia a dia como um cidadão local.

Ontem conversei com um amigo, com seus 70 anos, que disse estar em processo de compra de uma residência num Senior Condominium perto de Miami, para ficar lá até o fim dos dias. A casa é uma belezinha, simples, custa US$ 65.000, e o condomínio para pessoas idosas é um espetáculo, com uma infraestrutura e segurança sensacionais – praticamente um mini bairro com 300 casas.

Prezados, como deve estar a vida de quem mora fora das zonas mais nobres do Rio de Janeiro ? Eu tenho alguns exemplos, pois muitos dos meus funcionários moram na região metropolitana do Rio. E atesto : é um inferno a vida deles, em todos os sentidos ! Tiroteios diários, assaltos, engarrafamentos para ir e voltar para casa.


São Gonçalo, Mesquita e Nova Iguaçu (que tem 800.000 habitantes para quem não sabe) decretaram estado de calamidade pública. O prefeito de Sto. Antonio de Pádua baixou um decreto onde diz que a gestão dele está entregue a Deus até 2020 !

E não sentimos nenhum movimento de reversão desse cenário, muito pelo contrário. Desafio alguém mencionar alguma coisa, algum serviço que vai bem, solidamente. E não falamos dos 12.000.000 de desempregados, que podem significar mais de 35.000.000 sem grana para o básico em suas vidas.

Como conseguimos, todos nós, deixar isso tudo acontecer ?

E como solucionar ?

Balançando bandeirinhas brancas em passeatas pela paz ?

Vocês acreditam que conseguiremos governantes federais, estaduais e municipais, e nas associações de bairros, que se conectem, se unam independente de partidos políticos, e transformem esse cenário com mudanças nas leis, nos orçamentos, e nos modelos de gestão (não estou falando somente de gestão financeira) ?

Que conquistem investimentos na segurança pública, que gerem empregos, que façam as crianças quererem/poderem retornar às escolas ?

De novo, aos que usam óculos com lente cor de rosa : a Maldade está federalizada !

Nada, mas nada mesmo poderá ser feito sem reconquistarmos o direito de ir e vir com tranquilidade a qualquer lugar, a qualquer hora : ao trabalho, escolas, médicos, cinemas, barzinhos, viajar, andar na praça, etc, etc. Não adianta falar que EDUCAÇÃO e SAÚDE são prioridades, pois não teremos nenhuma das duas se não houver Segurança Pública.

Isso não é um post ; é o registro de um desabafo, de alguém que tem consciência de que estamos perdendo a batalha, todos os dias.



20 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Radiografia perfeita, xará. Se permitir, assino embaixo!! Compartilho da mesma desilusão e -caindo no lugar comum - só não chegamos ao fundo do poço pq esse poço não tem fundo.
Abs.

Freddy disse...

Minha meta esse ano é me curar. Espero que a atinja e para isso tenho me empenhado com fé e eeperança, mas Deus sabe o que faz e por que faz.

Depois disso, o andar da carruagem teve acima uma descrição perfeita por Riva. A saída é o aeroporto, mas sozinho é barra... Teria de haver algum núcleo familiar próximo para nos dar sustentação emocional. Viver longe de tudo e de todos é bom, já tive essa experiência vivendo 7 meses em Munique, mas cobra pedágios altos em solidão e afastamento familiar pra que tem filhas.

Isso apesar de reconhecer que se a oportunidade aparecer para elas, não hesitarão em se mandar e nos deixar por aqui. Para elas, WhatsApp, Facebook e similares serão suficientes para nos manter em contato - não físico, mas emocional.

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Todos compartilhamos sua preocupação. Suas observações estão perfeitas. Muitos de nós, de uma maneira ou outra, procuramos meios de aliviar a tensão emocional, o estresse a angústia, praticando Tai Chi Chuam, fazendo massagem, ou praticando Ioga ou ainda fazendo Meditação.
Não sem razão (rsrsrs) sugiro para você uma das duas últimas atividades mencionadas.
Você parece estar no limite de controle do emocional.
O quadro é o que você pintou, mas pouco ou quase nada podemos fazer por hora. E nossas vidas têm que continuar.
Se não for possível encontrar a saída pelo portão de embarque no Tom Jobim, vamos buscar aliviar a tensão com um exercício que pela experiência milenar oferece resultados. Relaxam.
Acho melhores do que as análises terapêuticas.

GUSMÃO disse...

Se todo mundo quer ir embora do país, não teremos nosso encontro em março (he he he he).

Alias e a propósito será em março?

Riva disse...

Por coincidência, uma de minhas primas me enviou hoje a filmagem do assalto de ontem às 22:30h na Rua Álvares de Azevedo, em Icaraí. Seis marginais em 3 motos barbarizando pedestres. Está demais ...não dá para sair de casa com tranquilidade !!

Gusmão, pretendo estar lá em março......

Cada um é cada um nesse cenário todo de incertezas. Eu, se tivesse condições financeiras para tal, sairia do país com certeza, levando toda a minha família.

Quanto às opções pontuais citadas pelo Carrano, a única que me acalma é massagem. Principalmente se for numa daquelas choupanas das Ilhas Maldivas (olhem no Google !!)

https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=638&q=ilhas+maldivas&oq=ilhas+maldivas&gs_l=img.3..0l9j0i30k1.2080.4831.0.5062.14.10.0.4.4.0.115.948.6j4.10.0....0...1ac.1.64.img..0.14.948.1B8vuENunw0

PS: acabei de voltar da rua. Sensação térmica de 600º .....


Jorge Carrano disse...

Reforçando esta postagem do Riva, o Paulo Bouhid, nosso confrade enviou anexo por e-mail um vídeo feito na madrugada do dia 5, na Rua Alvares de Azevedo, entre a Cel. Moreira César e a Tavares de Macedo.
Na gravação, feita certamente por câmera de segurança do prédio defronte, aparecem três motos, com seis marginais (molecotes) assaltando transeuntes.
Assustador!

Jorge Carrano disse...

O relógio assinala a data 05/01.2017, e o horário 01:30 hs.

Realmente Riva, não há como sair à noite sem correr riscos.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Provavelmente falamos do mesmo vídeo. Observe que o relógio assinala 01:22 horas, no início da filmagem.

Freddy disse...

Minha impressão é de que os assaltos aumentaram de frequência desde as Olimpíadas, quando houve a grande migração de meliantes.
Por outro lado, a situação financeira dos municípios do RJ piora mês a mês. Calamidade financeira parece ser a senha para cada prefeito lavar as mãos e deixar a população entregue aos bandidos.
Não me lembro de ter passado situação similar em meus 66 anos.

Riva disse...

Vcs não imaginam as fotos que começaram a circular na web da nova matança em presídio ..... barbaridade ! (acidente, segundo o Temer).

Jorge Carrano disse...

Precisamos de um program tolerância zero, como implantado em NY.

Parece que deu certo.

Riva disse...

É, parece mesmo 1h da manhã.

O programa Tolerância Zero foi espetacular, um case de sucesso. Cheguei a montar uma apresentação em meus treinamentos. Mas não acredito no sucesso aqui no Brasil de uma negociação desse nível - Tolerância Zero.

Os detalhes desse programa/plano são impressionantes ; acordos com a mídia, a polícia, o FBI, simplesmente inimagináveis de serem implementados num Brasil corrupto e fragmentado administrativamente e politicamente. Isso sem falar na inserção da inteligência de Israel no plano.

Aqui a xenofobia nos impede de muita coisa boa na área policial, turismo, infraestrutura geral.Somos os fodões, não precisamos da ajuda de ninguém, ninguém sabe mais do que o brasileiro.

É o 7x1 sem fim .....

PS: matança há pouco em Fort Lauderdale, Flórida


Jorge Carrano disse...

Aqui 40 graus com sensação térmica de 49.

Enquanto isso, na Polônia.

http://oglobo.globo.com/mundo/frio-intenso-provoca-dez-mortes-em-dois-dias-na-polonia-20742257

Freddy disse...

Começo a acreditar que a temperatura próxima do Equador é a ideal. Por exemplo, no Nordeste brasileiro faz calor, mas nunca tanto quanto em outras regiões do Brasil. Não esfria, o que é uma contrapartida - às vezes negativa porque tem gente como eu que gosta de frio de vez em quando - mas no geral deve ser a mais saudável de todas.

Que tal um êxodo para o Nordeste? Em tempo, é só uma hipótese...

Ana Maria disse...

Para qualquer medida contra a criminalidade é necessário de haja "governo". Sem leis, sem pulso forte dos agentes da lei, sem justiça rápida, sem sistema prisional moderno onde o recluso trabalhe para conseguir seu sustento, sem executivo atuante nos programas básicos, principalmente de educação e segurança, e finalmente, sem a imprescindível credibilidade moral dos envolvidos nada se resolverá.
A criminalidade vai migrar de cidade em cidade, de estado em estado procurando ambiente propício à sua atuação.
E não se pode fazer omeletes sem quebrar ovos. Direitos humanos poderiam ser feridos, pois que o veneno que mata o joio também pode matar o trigo.
Terá o brasileiro estofo para suportar? Não queríamos a implantação do comunismo nos anos 60, mas esperávamos mais "gentileza" por parte dos órgãos de repressão.
Logo, apesar de estar aterrorizada com a situação e planejar fugir para cada vez mais longe no interiorzão do país, sei que não posso ser feliz enquanto tiver acesso a mídia.
Deus nos ajude.

Jorge Carrano disse...

Se eu escrever que você tocou num ponto fundamental certamente irão insinuar que se trata de caso explícito de nepotismo, Ana Maria.

Nós brasileiros – em especial os hipócritas – não aceitaríamos um programa tipo tolerância zero, pelo simples fato de que “direitos humanos” de marginais – que em geral não são humanos – teriam que ser flexibilizados.

Como você acentuou não é possível fazer omelete sem quebrar ovos.

Riva disse...

Pois é, tem que quebrar os ovos.

Tudo o que penso a respeito disso não posso escrever aqui. Só posso falar na mesa do Pub, depois de checar embaixo da mesa. rsrsrsrs

Inclusive minha análise profunda sobre o Tolerância Zero, um caso de sucesso.

O ponto tb é esse : HIPOCRISIA .... nossa geração vivenciou fases distintas da nossa sociedade, temos parãmetros para falar o que foi bom, o que foi melhor até hoje em nossas vidas e das nossas famílias e amigos.

#simplesassim né ?

Jorge Carrano disse...

Na Europa toda:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/onda-de-frio-deixa-mortos-na-europa.ghtml

Riva disse...

Há quanto tempo eu penso que só faltava acontecer essa infeliz possibilidade .... olhem só ..... pirataria dentro na Baía de Guanabara !

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/criminosos-usam-caiaque-pra-assaltar-grupo-que-estava-em-lancha-na-urca-rio.ghtml

Será que nós, passageiros da travessia Niterói-Rio, corremos risco ?


Freddy disse...

Tá chegando perto.
A situação da segurança pública no Estado do Rio desce ao patamar de calamidade, sem que nada de concreto seja proposto e realizado.