3 de outubro de 2016

Os fora de série

Estava ouvindo rádio e o locutor anunciou uma canção de Chico Anysio em parceria com João Roberto Kelly, na voz de Dalva de Oliveira. O nome da canção é “Praça Onze”.

Esta, aliás, nem é, em minha opinião, a melhor música composta pelo Chico Anysio. Minha preferida é “Rio Antigo”, que poderá ser ouvida na voz de Alcione, com utilização do link abaixo:




Foi ouvindo o anúncio que meu pensamento desbordou para a genialidade de alguns personagens da história presente e passada. O foco de meu pensamento foi que alguns gênios (mesmo) são versáteis, ecléticos, destacam-se em várias artes ou ciências. Ou seja, são realmente fora de série porque conseguem se destacar com igual brilho em vários campos do saber e do fazer.

Retrocedo, socorrendo-me, ao renascimento para citar Da Vinci e Michelangelo.










Da Vinci, gênio iluminado, foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Uuuffa!!! Cansou enumerar.

Já Michelangelo foi um pouco mais “limitado”, tendo se destacado, “apenas” como escultor, pintor, arquiteto e poeta. Coisa pouca, quase nada (rsrsrs).

Dou um salto no tempo, vindo mais para os nossos dias, para citar, por exemplo, Woody Allen, um dos meus gênios preferidos. O cara escreve, interpreta, dirige, toca clarinete e saxofone e é um dos maiores humorista de seu tempo.










Por falar em humorista, ocorre-me Charles Chaplin. Gênio indiscutível, se não por seu papel como Carlitos, pelos filmes sérios que realizou e as canções que compôs. “Smile” (Sorria) é uma obra prima. Ouçam e vejam cenas do Carlitos em




Há quem prefira “Limelight” (Luzes da Ribalta), o que não importa. Uma confirma a outra. Ouçam e veja cenas:




Chico Anysio, além de roteirista, criador e interprete de personagens inesquecíveis, foi escritor, compositor e pintor (suas telas não eram um primor, mas não faziam vergonha).

Tem mais gente neste nicho, não muito, mas tem. Voltarei ao tema.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

O Paulo Bouhid, logo cedo, enviou um link através do qual se pode assistir e ouvir o Woody Allen tocando clarinete no Café Carlyle, em NY. O Café Carlyle fica localizado no tradicional hotel de mesmo nome.
Quando, há alguns poucos anos, planejei ir assistiu-lo, a dificuldade é que ele só se apresentava com a banda uma vez na semana e era preciso fazer reserva com muita antecedência. Eram muitos turistas com a mesma intenção.Ficou ente meus projetos frustrados.

https://www.youtube.com/watch?v=hcHWmQD6Cwc


Jorge Carrano disse...

Alguém entendeu o NÃO na Colômbia?

Até agora estou pasmo.

Riva disse...

Acrescenta o PREGUINHO na sua lista.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Preguinho

Ana Maria disse...

Creio que querem a extinção das Farcs e não acordos.

Jorge Carrano disse...

A perplexidade não foi só minha, Ana Maria.
Mas lendo e ouvindo alguns depoimentos, entendi um pouco o resultado. Vai demorar uma composição efeiva.

Freddy disse...

1. Orgasmos bipolares trifásicos com a queda do PT. Agora só falta prenderem o Lula.

2. Muito feliz a lembrança do maior gênio da humanidade (fora Jesus), que foi Leonardo Da Vinci. Admiro-o desde menino.

3. Perplexo com a Colômbia. Contudo, pouco sei das motivações para o "não".

4. Trump numa enrascada... Quero ver ele sair dessa. Brincar com receita federal lá nos EUA dá até cadeia! Ele não só brincou como se orgulha de tê-lo feito!

Jorge Carrano disse...

Provocação:
Jesus foi gênio? Foi eclético, versátil? Ou só atuava no campo dos milagres?
Acho que nem ajudou o pai na carpintaria (rsrsrs).

Abraço.