![]() |
Mário Castelar da Silva |
Este foi mais do que amigo, foi irmão. Se fossemos consanguíneos talvez não tivéssemos tantas afinidades e uma amizade tão sólida.
Não que os outros dois já distinguidos - João Bazhuni e Hermes Santos - não tenham sido amigos especiais, mas o Castelar foi, como supramencionado, um irmão (não biológico).
A seguir uma apertada biografia dele, obtida na rede mundial que, claro, não tangencia o trato pessoal, a dignidade, o caráter, a lealdade, a honestidade, e quase todos os traços positivos da personalidade.
Mario Castelar
Nascido em 22 de junho de 1943, Mario Castelar da Silva formou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com cursos de aperfeiçoamento profissional nos Estados Unidos e na França.
Castelar começou sua carreira na Marplan - Marketing Planning Corporation (empresa de pesquisa do Grupo Interpublic) em 1967 como Redator - Analista. Ocupou posições de gerência em Pesquisa de Mercado e Comunicação de Marketing em companhias como: Cigarros Souza Cruz, Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, Novociclo de Propaganda, Rhodia Indústrias Químicas e Têxteis, TV Bandeirantes e foi especialista em Consumer Insights, na Young & Rubicam.
Em 1972 ingressou na Norton Propaganda, como Chefe de Pesquisa de Mercado e foi sucessivamente promovido a Diretor de Serviços de Marketing, Vice Presidente de Planejamento, Gerente Geral do escritório do Rio de Janeiro. A agência foi depois vendida à Publicis, onde Castelar ficou até 2002.
Trabalhou na Nestlé de 2002 a 2009, chegando a Diretor de Marketing e a Diretor de Inovação. De lá, teve de 2009 a 2011 a empresa Ponto Parágrafo e, em seguida, a BaNTu - Inovação em Negócios, até falecer.
Foi Presidente do Capítulo Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, diretor da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (ABAP), membro do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (CONAR) e vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Em 2003, ganhou o Prêmio Caboré na categoria Profissional de Marketing e foi eleito Profissional de Marketing de 2005 pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Em 2007 foi eleito o Profissional de cliente - Contribuição Profissional pela APP.
Em 2008 lançou o livro "Marketing da Nova Geração", pela Campus/Elsevir Editora.
Castelar faleceu em 26 de julho de 2014, vítima de câncer.
Notas:
1. Formamo-nos na mesma turma da Faculdade de Direito, mas ele nunca advogou. Sua vocação sempre foi para a área de comunicação social. Não havia, ainda, a faculdade que forma profissionais para jornalismo e publicidade.
2. Vascaíno, como eu, e como seu pai e irmão (Chicão).
3. Levou-me para São Paulo para trabalhar na área de recursos humanos no núcleo administrativo do Banco Português do Brasil (Av. Paulista com Bela Cintra).
4. Mais tarde o levei para trabalhar no Grupo Matarazzo (empresa têxtil).
5. Seu sonho era ter uma pousada em Penedo para passar o final da vida conversando com hospedes (fazendo amigos) nas mesas de refeição, sobre vinhos, culinária e viagens.
Um comentário:
Não tenho, não tive, irmão biológico.
Mas nas esquinas da vida, na adolescência, encontrei um irmão por afinidades.
Se escrita, por escriba competente, sua trajetória no campo profissional seria uma história de sucesso.
Nossa amizade estava estribada num princípio sólido: boas cercas fazem bons vizinhos.
Como ele estava no exterior, no sepultamento de seu (his) pai, segurei uma das alças do caixão.
R.I.P irmão.
Postar um comentário