"Meninos eu vi" (licença Gonçalves Dias), embora já tenham se apropriado desta expressão do poeta, transformando-a praticamente num bordão.
Vi mesmo, pois nas décadas de 1940 usque 1960 (gostaram do latim vulgar?), no Centro de Niterói, desfilavam, em competição várias Escolas de Samba.
Algumas delas ganharam projeção nacional, tendo em vista a repercussão dos desfiles do grupo especial no carnaval carioca.
Assim é que, por exemplo, a Unidos do Viradouro, campeoníssima nas disputas domésticas aqui na cidade, já conquistou o título no prestigiadíssimo desfile estadual, na cidade do Rio de Janeiro.
![]() |
Quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro |
Eis a Escolas mais badaladas, se me não falha a atribulada memória, nos desfiles niteroienses.
Menos louvada atualmente, a Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Sabiá, localizada na bairro do Fonseca, na Rua Tenente Osório, brilhou na cidade onde foi criada. E ainda brilha, eis que em 2020 a Sabiá voltou a ser campeã em Niterói.
![]() |
Sede da Escola |
Assim é que esta Escola teve relevância, na década de 1940, quando foi tricampeã, ganhando a competição nos anos de 1946, 1947 e 1948.
Não, não assisti a estes desfiles haja vista, que me lembre, pois nasci em 1940. Entretanto, se nos ombros de meu pai, pode ser, mas não tenho memória viva.
Mais nova, a Escola de Samba Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, vem de conquistar a "Série Ouro" do carnaval carioca o que a credencia para disputar a "Série Especial" em 2026.
Só foi possível a esta Escola desfilar no Rio de Janeiro, porque em 2022, a Escola de Samba Sossego cedeu os direitos de desfile para a Acadêmicos de Niterói, que passou, assim, a desfilar no carnaval carioca na Série Ouro, a segunda divisão do Rio de Janeiro.
Já a Sossego retornou ao desfile local de Niterói, onde já conquistou 4 títulos.
NOTA EXPLICATIVA:
Este post deveria ter sido publicado logo após o carnaval, por óbvio. Entretanto por descuido, desatenção do manager, não foi programado. Distanciado do evento, fica o registro histórico.
2 comentários:
Samba e futebol são paixões associadas. Que o digam Noel Rosa, Paulinho da Viola, Jamelão, Martinho da Vila, and so on...
Acreditem, samba nunca fez parte da minha vida.
Creio que isso se deve ao que meus pais ouviam em casa na minha infância : música clássica (acabei estudando 5 anos de piano clássico), e outros sons como Waldir Calmon, que me lembre.
Nos carnavais se ouvia muito as marchinhas, que pipocam em nossa memória afetiva até hoje.
Vieram os ótimos Festivais da Canção, a Jovem Guarda, MPB e então ..... Beatles e Stones. Fui cooptado até os dias atuais ! rsrsrs
Nunca assisti ou fui levado a assistir os desfiles das escolas de samba de Nikity. No máximo os chatíssimos desfiles de 7 de setembro, na Av. Amaral Peixoto.
Mas também com certeza toda essa limitação tinha a ver com o processo de cegueira da minha mãe, que impactou nossas vidas no dia a dia, desde muito cedo.
E o samba nunca "pintou" ... para meu saudoso irmão Freddy também, a mesma coisa. A diferença entre nós dois é que ele gostava muito de música clássica, a ponto de só começar a ouvir rock quando surgiram bandas com teclados, que chamamos de "rock progressivo".
Postar um comentário