19 de dezembro de 2022

Medialuna melhor que croissant

Medialunas
 

Croissants

Somente no futebol, porque o pão francês é  melhor do que o argentino, para o meu gosto. O francês é mais folheado e menos doce.

A Argentina mereceu, no conjunto da obra, ficar com o título, a despeito de minha torcida contrária.

Não  é gratuita minha  aversão aos portenhos. Tenho razões pessoais. E relato três:

1. Escolhi uma conceituada casa especializada em parrilla e recomendei que gostaria mal passada. Veio assada, esturricada, como sola de sapato. Deveria ter me levantado  e saído.

Chorizo
2. A segunda razão, também relacionada com prestação de serviços foi a seguinte. Contratei um serviço que me pareceu bem interessante e até original, que seria prestado durante um tour também contratado, por Buenos  Aires.

Você vai acompanhado de um fotógrafo/cinegrafista que  vai registrando sua entrada na catedral, na Casa Rosada ou museu, por exemplo. Ele tem cenas filmadas no interior destes locais, inclusive aqueles em que é proibido filmar ou fotografar.

Faz um edição de sorte a que você é filmado na escadaria da igreja, entrando, e ele insere as fotos do interior, que já tem arquivadas. E assim sucessivamente em outros locais.

E entrega, dois dias depois, o vídeo completo. Fiquei animado e ansioso pelo resultado. Não recebi o vídeo no dia marcado, no hotel, e depois de muitas ligações telefônicas fui informado  de que não ficou bom o trabalho. O fotógrafo esquecera de tirar a tampa do diafragma/obturador de sua máquina.

Pior do que a frustação foi receber de volta os US$ 50 que pagara antecipado. Precisei falar grosso num portunhol ameaçador.

3. A terceira decepção ocorrida na mesma viagem. Paguei a conta do jantar através de cartão-de-crédito. 

Quando o garçom retornou com a nota no pratinho, ela veio dobrada parecendo que o cartão estava envolto nela. Não estava.

Tive que ir até o fundo do estabelecimento, onde se encontrava a máquina registradora e a gerência da casa para questionar. Houve teimosia desavergonhada do milongueiro  de que o cartão estava com a nota fiscal. 

Wanda, minha mulher, não gosta nem de ouvir falar da tão festejada Buenos Aires.

Já de Bariloche gostamos muito. E de Mendonza e, claro, do Malbec.

Bariloche


10 comentários:

Jorge Carrano disse...


Antes que me esqueça, as mulheres argentinas são bonitas.

Entre Di Stefano, Maradona e Messi grandes jogadores argentinos, o melhor é o "pulga" mesmo.

Jorge Carrano disse...

A melhor seleção francesa que vi jogar foi a de 1958.

Não havia transmissão direta pela TV, assistíamos em VT, assim como os jogos do Brasil, campeão daquela edição.

A França era tida e havida como séria candidata ao título, e era mesmo. Só que surgiram Garrincha e Pelé.

Todos os franceses, exceto De Gaulle, foram para a Suécia.

https://imortaisdofutebol.com/selecoes-imortais-franca-1958/

https://www.ogol.com.br/text.php?id=11800

Tinha um belo time e um goleador incrível chamado Fontaine.

Na disputa pelo terceiro lugar, Fontaine marcou quatro vezes contra a Alemanha e terminou aquela Copa com 13 gols em seis partidas, sendo, por muito tempo, o grande artilheiro de Copas e permanecendo, até hoje, como o jogador que mais gols fez em uma só edição do torneio.

A França tem e teve, historicamente, grandes jogadores.

Michel Platini, por exemplo, conquistou 3 vezes o titulo de melhor do mundo: 1983, 1984 e 1985.

Depois dele, Thierry Henry e Zidane brilharam intensamente em grandes time.

Jorge Carrano disse...


Ecos da Copa, na imprensa do mundo, em manchetes:

Le Monde – França
"Une finale d'exception"

Corriere Della Sera – Itália
"Messi porta l'Argentina sul teto del mondo"

Le Figaro – França
"Dans la légende"

Clarín – Argentina
"Messi y la Selección, por el sueño de todos"

El País – Espanha
"La Argentina de Messi se corona tras uma final memorable"

Público – Portugal
"O terceiro título da Argentina foi o primeiro de Messi"

The Guardian – Inglaterra
"Champions! Messis's crowning glory"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Na Copa de Messi, Argentina é tri"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Messi ganha a Copa, a Copa ganha Messi"

O Globo - Rio de Janeiro
"Messi imortal"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Eles mereceram"

Correio Braziliense – Brasília
"A maior glória de Messi"

Zero Hora - Porto Alegre
"Argentina é tri"

O Povo – Ceará
"A taça de Messi"

Jornal do Commercio – Pernambuco
"É dele, é dos argentinos"

Carlos A. Lopes Filho disse...

Apesar de gostar muito de Buenos Ayres, das churrascarias, das casas de tango, da vibração da Florida e Corrientes, tive também duas experiências desagradáveis: uma, com o transfer que contratei e paguei antecipadamente para me levar do aeroporto ao hotel e vice-versa. O vice funcionou direitinho, mas no versa, simplesmente, não apareceram no hotel e nem deram qualquer satisfação. Tive que pegar um táxi às pressas para não perder o voo de volta. O outro fato foi com um garçom em um restaurante onde discutimos sobre o pagamento. Nada sério, mas aborrece quem está querendo relaxar nas férias. Em Bariloche e Ushuaia, fui muito bem acolhido. Já em Paris, onde fui muito mais vezes que na Argentina, as recamações são bem poucas.
A Argentina foi tricampeã merecidamente...

Jorge Carrano disse...


Valeu, Carlinhos.

Londres é melhor do que Buenos Aires, malgrado os esforços que os argentinos façam para igualarem-se. Rsrsrs

Meu tour, citado na postagem, terminou no Caminito, tradicional recanto da cidade.

Pelo combinado, teríamos ao final da gravação, eu e minha mulher, um minuto para comentários e mensagens dirigidas a amigos e parentes.

Comentei que gostei mas que não pretendia voltar. Tenho a impressão que tal fato determinou o "problema" que me impediu de receber o Video Compact Disc previsto.

Nunca mais voltei, preferindo conhecer Santiago, Montevideo e as praias Valparaiso, Viña del Mar, Punta del Leste, etc.

Anônimo disse...

É, eles não gostam de críticas, ainda mais vinda de brasileiros. Tem razão, Londres é superior a BA. A grande vantagem de BA, além de ser uma excelente cidade, é que fica pertinho de nós. É como o Rio: a cidade mais bonita do mundo e tão maltratada, quase impossível de se transitar com tranquilidade. Se ela é assim para nós, cariocas, quem dirá para os estrangeiros...

Jorge Carrano disse...


Triste realidade, Amigo, sobre o Rio de Janeiro.

RIVA ho ho ho disse...

Foi a melhor final de Copa do Mundo que vi na minha vida - desde 62, porque a de 58 lembro apenas do jogo final pelo rádio.

Um jogaço, com grandes jogadas, gols, emoção, torcida, tudo. Merecido ? Qualquer um dos dois. Acho que torci para a França, afinal comemorariam longe da gente, em Paris kkkkkkkkkkk. Mas não me incomodei com a vitória dos hermanos. E feliz pelo MESSI, que conquistou o prêmio máximo que muitos outros grandes craques não conseguiram. O cara é bom demais.

Acho um absurdo decidir um campeonato de futebol por penalties. Não vejo como uma grande conquista. Em 94 não vibrei ganhando nos penalties da Italia.

A FIFA envelhecida, sem coragem para manter mudanças bacanas para o futebol, como por exemplo acabar com a maldita regra do impedimento, que não tem na praia, na pelada, no salão, no society, etc.....

BUENOS AIRES ? Estive 3x por lá sendo duas a trabalho e uma com a MV, e encontrando um dos meus filhos por lá. Não gostei de nada da cidade, nada demais,com alguns bons restaurantes. São Paulo, por exemplo, dá de 1000 x 0 !! E as águas barrentas do Rio da Prata ....argh ...

Meus filhos conhecem muito mais da Argentina além de BA, e gostaram das cidades por onde andaram, até Ushuaya.

Chegamos de uma viagem cansativa (aeroportos) mas muito legal - ponto fixo Arraial da Ajuda. Depois faço um post.








Jorge Carrano disse...


Que venha o post ...

Jorge Carrano disse...


Não estou sozinho na decisão de não voltar a Buenos Aires.

O hoje Papa Francisco, saiu para um conclave e nunca mais voltou à Argentina. rsrsrs