16 de dezembro de 2021

Palpite

 Raciocinemos. Jair tem aproximadamente 20% dos votos válidos. Decorrem do rebanho pastoreado por um grupo que por uma razão ou outra acredita nele Jair.

No curso da campanha ele poderá conseguir, a depender do que aconteça na chamada terceira via, mais uns 10% de eleitores. Nada além disso. Aposto! Mas poderá perder, igualmente,  uns 10%. Estes últimos estão entre os que não aceitam Lula pelo que ele e seu partido  representam. Poucos esquecerem da corrupção. E o alinhamento com os bolivarianos. Havendo opção, fora de Lula, eleitores do Jair migrarão para o nome da terceira via. Eu inclusive.

Já me antecipo na conclusão desta reflexão escrita. Jair não irá ao segundo turno, podendo até mesmo perder para Lula, que se elegerá no primeiro turno. O que será uma vergonha. 

Vejam a sinuca de bico na qual está metido. Não poderá atacar frontalmente o candidato que emergir das composições na terceira via.

Ele precisará preservar o candidato da terceira via, a fim de que este candidato, seja lá quem for, tendo alguma chance, atraia eventuais votos de protesto em Lula. Ou seja, o candidato da terceira via, sendo viável, irá atrair eleitores de Lula que só votarão nele, com seus narizes fechados, para derrotar o Jair.

Meu voto está decidido. Será no candidato distante dos polos hoje praticamente definidos. Situação ideal, nem Lula e nem Jair.

Mas se não cristalizar um nome na terceira via, vou de Lula, sem dó e sem sentimento de culpa. Jair seria o último homem na face da Terra em quem confiaria até para ser síndico de condomínio.

Teria a alternativa, que me confere a idade, de não me comprometer. Mas a omissão não é de meu feitio. Ademais não arriscaria coisa alguma que pudesse levar à vitória de Jair.

Assim como eu - Madalena arrependida - milhares de outros brasileiros serão levados a uma guinada para a esquerda: Ciro ou Lula. Como Ciro não tem chance, restaria sufragar Lula.

Se Lula vier acompanhado do Alckmin, o que dará um certo verniz a sua candidatura, dificilmente perderá a eleição para Jair.

Perderá, apenas, para o nome que aflorar, por consenso, na terceira via.

Quem viver verá. 


7 comentários:

Jorge Carrano disse...


Cabe corrigir que não há uma terceira via: existem várias. E até que seja definido o nome que aglutinará o apoio dos demais, teremos candidatos sem chances, cada qual com votação entre pífia e ridícula.

Ficando assim, pulverizada, dá Lula no primeiro turno. Direto.

Jorge Carrano disse...


Com a indicação do General Fernando Azevedo Lima, para uma diretoria no TSE, teremos a garantia de que não haverá tentativa de golpe, a moda Trump, com questionamentos levianos sobre o resultado das urnas.

Quem ganhar vai levar.

O passado do citado general nos dá esta garantia.

Jorge Carrano disse...


Derretida a candidatura Jair, o Centrão, em Brasília, continuará apoiando o presidente negacionista, mas em seus redutos eleitorais nos rincões do país, abandonarão sua candidatura. E lá estão os eleitores, os votos.

Não nos esqueçamos que o Centrão (onde sempre militou o Jair), não tem lealdade, não tem ideologia, somente interesses individuais e grupais.

Como a rejeição não para ade crescer, é claro que os parlamentares fisiologistas que compõem o Centrão não irão querer ver seus nomes associados ao Jair. Credo em cruz, pé de pato mangalô três vezes.

Farinha pouca meu pirão primeiro.

Outra coisa, difícil, mas não impossível, é ver o Ciro, agora perseguido politicamente pelo governo (intempestivamente), aderir ao Lula. Aí mesmo é que a candidatura do Jair sangrará até a morte. Vai derreter de vez. Vai se "fuder", como diria o porteiro aqui do prédio.

RC disse...

Lamentavelmente, não vejo outro cenário a não ser um segundo turno entre Jair e Luis. É uma tristeza. Luis ganhará, e com meu voto, inclusive. Muitos acreditam que Sérgio, consiga roubar o lugar de Jair. Mas, quem tem a caneta sempre está em vantagem. Sérgio é outra fraude. Só não é tão ruim quanto Jair, pois alguém precisa ser uma fusão entre Nicolau I, Hitler e Hugo Chaves para conseguir suplantar Jair.

RIVA disse...

Vcs viajam na maionese rsrsrsrsrs. Muito cedo para essas análises estratégicas, não conhecemos os atores.

E quem a grobo vai bancar ? Tb não sabemos, e mesmo com a perda de 40% no IBOPE do JN, continua como grande formadora de opinião.

>> Ainda acho que o Pacheco vai querer participar da festa !

PS: Ciro já foi preso ?

Jorge Carrano disse...


Bolsonaro perde para o Eneas.

Jorge Carrano disse...


Quando a rejeição ao Jair Messias alcançar 75%, teremos atingido a imunização de rebanho. Não correremos mais riscos.